Tempo de leitura: 2 minutos
O Sul-Americano B, a segunda divisão da América do Sul, terá início nesse domingo com novos participantes. Rebatizado como 4 Nações Sul-Americano, o campeonato envolverá Peru (no papel, favorito, mas que não é campeão desde 2010), Venezuela (atual vice campeã), Costa Rica (que retorna à segunda divisão pela primeira vez desde 2011) e a Guatemala (debutante e país sede).
Os jogos vão rolar na Cidade da Guatemala, sendo a segunda vez que a competição ocorre na América Central (a outra vez foi em 2009 em San Jose, na Costa Rica). Todas as quatro seleções se enfrentarão, com o encerramento marcado para o sábado do dia 6 de outubro. Não foi revelado se o campeão poderá ter uma chance de repescagem contra a Colômbia, última colocada do Sul-Americano A deste ano.
Na primeira rodada, o time da casa, a Guatemala (Los Jaguares), enfrentará o Peru (Los Tumis), no primeiro jogo na história entre os dois países no XV. Na sequência, os olhos estarão sobre a atual vice campeã do torneio, a Venezuela (Las Orquídeas), historicamente a mais forte entre essas quatro seleções (campeã do Sul-Americano B em 2003, quando venceu o Brasil, e 2011), mas que vive problemas internos que poderão se refletir na preparação e consequente desempenho da equipe. O jogo dos venezuelanos é contra a Costa Rica (Los Guarias), que chega ao torneio credenciada pelo título da terceira divisão de 2017.
Venezuela arriscada de não jogar
Ontem, foi noticiado que os atletas da Venezuela não obtiveram vistos para entrarem na Guatemala. A Federação Peruana de Rugby demonstrou solidariedade à Federação Venezuelana, que por sua vez deixou claro que a Federação Guatemalteca vem tentando ajudar a participação venezuelana na competição. Resta saber se uma solução será encontrada ou se o torneio terá apenas 3 times.
Domingo, dia 30/09
13h00 – Guatemala x Peru
15h00 – Venezuela x Costa Rica
Quarta-feira, dia 03/10
13h00 – Peru vs Costa Rica
15h00 – Guatemala vs Venezuela
Sábado, dia 06/10
13h00 – Guatemala vs Costa Rica
15h00 – Venezuela vs Peru
*Horários de Brasília