Foto: François Nel - World Rugby by Getty Images

Tempo de leitura: 3 minutos

Curtinho, rápido e mágico… é como vai ser este artigo sobre steps, fintas e pormenores técnicos com os pés que desmontam por completo um placador e/ou placagem, enchendo o jogo de uma fantasia espetacular que arranca risos, palmas e esgares divertidos das bancadas!

Neste Mundial de Rugby já tivemos alguns momentos destas, mas vamos à Semana/Ronda 2 da 9ª edição desta super competição que merecem um claro destaque… quem são os escolhidos?

 

- Continua depois da publicidade -

AJ MACGINTY DÁ ESTOCADA EM VUNIPOLA… E JOSEPH DEVOLVE!

Depois de Pablo Matera ter ficado sem tornozelos, joelhos e pernas devido a um sidestep incrível de Vakatawa, foi a vez de Billy Vunipola ser vítima de um mesmo ataque… e que ataque! AJ Macginty, abertura de excelente qualidade dos Estados Unidos da América, recebeu um passe mal concebido e no meio de uma ameaça próxima de placagem saca de uma série de pormenores com os pés que deitaram dois adversários por terra… um deles foi o poderoso n.º8 Billy Vunipola que dançou ao ritmo da genialidade técnica do abertura norte-americano!

Contudo, para grandes males, grandes remédios e a Inglaterra acabou por responder mais tarde através do virtuoso 2º centro Jonathan Joseph, que arrancou um par de fintas e dribles que deixaram a defesa dos eagles à procura não só do inglês mas também dos rins. Joseph aplicou um falso passe para depois girar, aproveitando para fugir por um buraco que o próprio criou. É sensacional ver como consegue num micro segundo simular um passe, bater o pé, rodar e fazer um sprint que acabaria em ensaio de Joe Cokanasiga!

Agora qual o melhor… o parte tornozelos de Macginty ou o vira rins de Jonathan Joseph?

KEREVI FAZ JUS AO GOOSE STEP DE CAMPESE!

A Austrália pode ter perdido o jogo no resultado, mas em termos de brilhantismo técnico de finta e steps não há dúvida que saíram por cima, com dois momentos geniais que ficarão eternizados neste Mundial de Rugby. O 1º foi de Samu Kerevi que aplicou uma técnica desenvolvida por David Campese, o famoso Goose Step, que deixou por terra Jonathan Davies… infelizmente para os Wallabies, Kerevi não conseguiu segurar a bola até à área de ensaio e a jogada voltou à vantagem conquistada. Mas depois de ver este momento espectacular do centro nascido nas Ilhas Fiji, é caso para dizer que a Austrália tem um dos melhores nº13 do Mundo!

(se o vídeo não começar no momento certo, coloquem a partir dos 4:48 para verem o tal momento de Kerevi)

 

Para acabar vamos até Nic White, o formação dos Wallabies que também deu show com um sidestep clássico, tirando da frente o velocíssimo Josh Adams, dando o mote para o início de um ataque dos Wallabies. Will Genia não esteve no seu esplendor máximo frente aos galeses, mas White deu a vitamina necessária para dar outra dimensão ao ataque dos aussies que ficaram muito perto de conseguir a reviravolta na 2ª parte.

Ora, qual é o vosso favorito? Uma homenagem ao inesquecível “Campo”? Ou um recorte clássico que delicia qualquer treinador, jogador e espectador do Planeta Oval!

Artigo por: Francisco Isaac/Fair Play