Tempo de leitura: 2 minutos
A Seleção Brasileira Masculina de Rugby volta a campo nesta quarta-feira, feriado de 1° de maio, em uma partida duríssima pela segunda rodada do Campeonato Sul-Americano de primeira divisão, o Consur A. Os Tupis encaram o Uruguai, em Montevidéu, às 15h15 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo na ESPN Brasil.
O torneio reúne as quatro forças da América do Sul (Brasil, Argentina, Chile e Uruguai) e também serve como eliminatória sul-americana para a Copa do Mundo de Rugby de 2015. O melhor colocado, com exceção da Argentina, que já está qualificada para o Mundial da Inglaterra, avança para a próxima fase do classificatório.
Na estreia do Sul-Americano de 2013, o Brasil enfrentou o Chile, mas acabou superado por 38 a 22. Nesta rodada, enquanto os Condores chilenos enfrentam a força dos argentinos, os Tupis precisam vencer os Teros uruguaios para seguirem vivos na disputa. Os brasileiros sabem que o desafio será grande, já que os uruguaios, apesar de terem sido derrotados pelos argentinos por 29 a 18, fizeram uma partida equilibrada e mostraram-se um time bastante competitivo. A equipe é a segunda melhor da América do Sul no ranking da IRB, atrás apenas da Argentina, ocupando a 21ª colocação, e prepara-se fortemente desde janeiro para a competição continental.
“O Uruguai criou grandes dificuldades para a Argentina e isso mostra que eles evoluíam muito tecnicamente. Vamos analisar o vídeo deles para entendermos melhor quais são seus pontos fracos e fortes. Além disso, estamos trabalhando muito no line out e no scrum, aspectos que deixamos a desejar contra o Chile. Vamos também procurar explorar mais o jogo pelas pontas, onde tivemos bastante êxito, permitindo que o nosso sistema funcionasse”, explica o capitão do Brasil, Daniel Danielewicz, o Nativo.
O Brasil entra em campo com: 1- Abud, 2- Nativo, 3- Jardel, 4- Carlão, 5- Bruxinho, 6- Saulo, 7- Matias, 8- Ige, 9- Leco, 10- Gregg, 11- Zé, 12- Pedrinho, 13- Moisés, 14- Ogun, 15- Tcheus. Suplentes: 16- Cocão, 17- Chabal, 18- Marcelo, 19- Camisa, 20- Tanque, 21- Torosso, 22- Grampola, 23- Léo Frota.
A terceira e última rodada do Consur A 2013 será disputada no sábado (4), em Montevidéu. O Brasil encara a Argentina às 13h, e, logo em seguida, às 15h15, o Uruguai recebe o Chile, na partida de encerramento da competição.
Até hoje, o Brasil jogou 19 vezes com o Uruguai, obtendo 3 vitórias (em 1953, 1962 e 1964) e 16 derrotas. Em 2012, os Teros venceram os Tupis por 27 x 15 em Santiago, no Chile.