Tempo de leitura: 3 minutos
A seleção brasileira masculina M19 terá um grande desafio nesse domingo, dia 2 de junho. Os jovens Tupis irão a Assunção, no Paraguai, enfrentar a seleção da casa valendo uma vaga na elite do Campeonato Sul-Americano da categoria, que será disputado no segundo semestre. A partida estava marcada para o dia 22, mas foi antecipada pela CONSUR. O jogo será realizado no campo da CURDA, às 17h30, horário de Brasília (16h30 no horário local).
Em 2011, o Brasil foi rebaixado ao Sul-Americano Juvenil B, sendo obrigado a enfrentar Colômbia, Peru e Venezuela em 2012. O torneio relizado em Valencia, na Venezuela, em 2012, teve como campeão o Brasil, que garantiu o direito de enfrentar o último colocado do Sul-Americano Juvenil A de 2012, o Paraguai, valendo uma vaga no torneio de 2013. Por ter disputado a primeira divisão continente, o Paraguai garantiu o mando de jogo da partida.
O Paraguai vem realizando uma preparação muito forte para o desafio contra o Brasil, tendo disputado o Torneio do Nordeste Argentino. Já o Brasil, fez uma boa preparação em La Plata, tendo vencido seus dois amistosos realizados contra clubes locais. Na última vez que o Brasil enfrentou o Paraguai no M19, em 2011, a vitória foi dos Yacarés por 24 x 10, com a partida sendo disputada justamente no campo da CURDA. Em 2010, a vitória também foi paraguaia, por 27 x 15, em Santiago del Estero, na Argentina. A última vitória brasileira no M19 foi em 2009, 18 x 14, em Tucumán, também na Argentina.
“Desenvolvemos uma cultura de equipe, notamos uma boa comunicação entre os jogadores e todos estão muito entusiasmados. Será um jogo difícil, de muito contato, o que exigirá bastante da parte física dos atletas. Também estudamos alguns vídeos e espero que eles coloquem em prática tudo o que estamos passando nos treinos”, explica o neozelandês Brent Frew, técnico da seleção brasileira M19.
Faz parte dos planos da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) manter esse grupo de atletas M19 unido para que possam futuramente classificar-se para o Junior World Trophy do IRB (torneio mundial M20). Ademais, a entidade pretende criar e consolidar seleções regionais e nacionais entre M15 e M21, assegurando a manutenção e formação de jovens talentos para as seleções principais.
Os seguintes atletas integram a seleção brasileira M19:
Arthur Bomfim Bergo – SPAC
Duan Zatti Barp – Chapecó Rugby
Fábio Nery de Araujo Miranda – SPAC
Gabriel Ruiz Fonseca Costa – Jacareí RC
Jhonatan Figueiredo Dias – Jacareí RC
João Paulo dos Santos Neto – Bandeirantes RC
João Pinheiro de Almeida Belo – SPAC
Johann Lereno Annunciato – Bandeirantes RC
Luan Almeida Ferreira – Jacareí RC
Lucas Consolaro Loureiro – Maringá Rugby
Lucas Domingues – São José RC
Lucas Rainho Tranquez – SPAC
Luiz Gustavo Andreoti Pinto – Jacareí RC
Matheus Vergueiro e Silva Cruz – Jacareí RC
Patrício Veloso dos Santos – Rugby para Todos
Pedro Marques di Pilla – Pasteur AC
Rafael Cichon Franz – Indaiatuba
Robert Aguinaldo Tenório Santos – RPT/Pasteur AC
Rodrigo José Andrioli – Chapecó Rugby
Vitor Emanuel Bastos Kappel – San Diego
Vitor Marques de Oliveira Palacão – Pasteur AC
Wilton José Murilo Rebolo – Mastodontes
Yago Fantauzzi Machado – SPAC