Tempo de leitura: 2 minutos
Parecia só uma possibilidade remota, mas a federação de rugby da Rússia confirmou hoje oficialmente que seu conselho aprovou a candidatura oficial do país a sede da Copa do Mundo de 2027, concorrendo contra a Austrália.
Em entrevista ao RugbyPass, a federação recebeu o apoio do presidente Vladimir Putin e do Primeiro Ministro russo Dmitry Chernyshenko, que encaminhou ao Ministério do Esporte local a missão de criar o comitê da candidatura. O World Rugby postergou para fevereiro de 2021 o processo oficial de avaliação das candidaturas, com a votação para a sede marcada para maio de 2021.
The Supreme Council of the Rugby Union of Russia has created a Committee to prepare an application to host the 2027 @rugbyworldcup in Russia
The start of the bidding campaign officially begins in February 2021 and a decision will be made by @WorldRugby in May 2022 pic.twitter.com/kfgm6cakwo
— Russian Rugby (@russiarugby) July 28, 2020
Enquanto isso, o rugby russo vai celebrando sua liga nacional profissional, a Liga Stavok (nome comercial), que cresceu de 6 clubes semi-profissionais para 8 neste ano, com a adição do CSKA de Moscou, gigante do futebol. A liderança até o momento na liga é do atual campeão Enisei, de Krasnoyarsk, na Sibéria.
Outro gigante do futebol russo, o Dinamo de Moscou, tem uma equipe na segunda divisão do rugby, que já alcançou neste ano as quartas de final da Copa da Rússia. A segunda divisão também celebrou a introdução com sucesso de um time de Vladivostok, no extremo leste do país, próximo do Japão, que alcançou as oitavas de final da Copa da Rússia.
Welcome to the latest signing to the Liga Stavok Russian Rugby Championship – @down_james! https://t.co/P0WKdXCEyi
— Russian Rugby (@russiarugby) July 28, 2020