Tempo de leitura: 3 minutos
Grande fim de semana de seleções nacionais pelo mundo, com destaque, além do Sul-Americano, para o grande duelo entre Bélgica e Portugal, que valia vaga no Rugby Europe Championship (o “Six Nations B”) do ano que vem.
Jogando em casa, a Bélgica se impôs sobre Portugal e garantiu sua permanência na elite da Rugby Europe. Os belgas deram o cartão de visitas logo no começo com dois tries em 15 minutos, do segunda linha Benoy e do ponta Renaert, mas os Lobos reagiram ainda no primeiro tempo do oitavo Fragoso Mendes e do fullback Vilela, indo ao intervalo em vantagem de 15 x 14. A Bélgica virou logo no começo do segundo tempo com o hooker Dienst e, aos 67′, com os Lobos jogando com um homem a menos, os belgas deram o golpe fatal novamente com try de Reynaert. 29 x 18, números finais que deixará Portugal por mais um ano no terceiro escalão europeu.
Mas não foi só isso pelo Velho Continente. Em Praga, a República Tcheca conquistou o título da terceira divisão da Rugby Europeu (o quarto escalão europeu), a Conference 1, atropelando Malta por 48 x 14, para assegurar sua volta ao Rugby Europe Trophy e sua continuidade nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019.
Já na final da Conference 2, a Hungria falou mais alto contra a Bósnia, triunfando por 19 x 17. As duas seleções já estavam promovidas à Conference 1 e a vitória deu aos húngaros a chance de visitarem os tchecos no mata-mata da repescagem europeias das Eliminatórias para 2019. Quem vencer esse jogo irá pegar Portugal, valendo vaga no duelo final contra uma equipe do “Six Nations B”.
Por fim, ainda teve a decisão da quinta divisão europeia, com Montenegro trucidando a afundando a Bulgária por 42 x 19. O resultado negou aos búlgaros o retorno à Conference 2 e deu o título e a promoção à Eslováquia, que apenas esperava pelo placar no sofá.
Na Ásia, também teve ação sábado, com a decisão da segunda divisão do continente, com o jogo entre Malásia e Sri Lanka, em solo malaio. Os visitantes largaram na frente e chegaram a ir ao intervalo vencendo por 09 x 08, mas a vitória foi da Malásia, 22 x 09, garantindo a promoção à primeira divisão do ano que vem a sua sequência nas Eliminatórias para 2019. Já as Filipinas venceram os Emirados Árabes Unidos por 34 x 26 e rebaixaram os emiratis.
Enquanto isso, na segunda divisão do Caribe, as Ilhas Turks e Caicos venceram a vizinha Bahamas por 26 x 19 e garantiram o título da divisão.
Por fim, na quarta divisão da Copa da África Mali estreou com derrota para Burkina Faso, 14 x 08.
Rugby Europe Championship – 1ª divisão da Rugby Europe
Repescagem Promoção/Rebaixamento
2918
Bélgica 29 x 18 Portugal, em Bruxelas – Bélgica permanece no Championship e Portugal fica no Trophy
Clique aqui para assistir ao jogo na íntegra
Rugby Europe Conference 1 – 3ª divisão da Rugby Europe
FINAL
República Tcheca 48 x 14 Malta, em Praga – República Tcheca campeã e promovida
Rugby Europe Conference 2 – 4ª divisão da Rugby Europe
FINAL
Hungria 19 x 17 Bósnia-Herzegóvina, em Ezstergom – Hungria campeão (ambos promovidos)
Rugby Europe Development Cup – 5ª divisão da Rugby Europe
Montenegro 42 x 19 Bulgária, em Podgorica
Classificação final: 1 Eslováquia (campeã e promovida), 5 pontos; 2 Montenegro, 5 pontos; 3 Bulgária, 4 pontos;
Asia Rugby Division 1 – 2ª divisão da Ásia – em Ipoh, Malásia
Malásia 22 x 09 Sri Lanka
Emirados Árabes Unidos 26 x 34 Filipinas
Classificação final: 1 Malásia (promovida), 2 Sri Lanka, 3 Filipinas, 4 Emirados Árabes Unidos (rebaixado);
Rugby Americas North Cup – 2ª divisão do Campeonato da América do Norte e Caribe
Bahamas 19 x 26 Ilhas Turks e Caicos, em Nassau
Classificação: 1 Ilhas Turks e Caicos, 8 pontos; 2 Bahamas, 1 ponto; 3 República Dominicana, 0 pontos;
Copa da África – 4ª divisão – Grupo Oeste 2 – em Nimei, Níger
Mali 08 x 14 Burkina Faso
Foto: Belgium Rugby