Tempo de leitura: 8 minutos
Começa neste fim de semana o mais forte campeonato estadual do Brasil, a Série A do Campeonato Paulista. Divisão de elite do estado conta com todos os seus 8 participantes também na divisão de elite do rugby nacional, contando com os atuais campeões do Super 16 – Poli – e Taça Tupi – Tornados – elevando o nível da competição.
O formato de disputa se manteve, com o consagrado sistema de 8 clubes se enfrentando, todos contra todos, em turno único. Os 4 primeiros colocados avançarão às semifinais, com a grande final marcada para o dia 15 de junho. Já o último colocado será rebaixado à Série B, enquanto o penúltimo terá que encarar no fim do ano uma repescagem contra o vice campeão da segunda divisão, valendo a permanência na Série A. Como ano passado, o calendário continua com um espaçamento maior entre partidas, permitindo maior tempo de descanso aos atletas e o público acompanhar mais jogos.
Em 2018, a Poli aumentou sua hegemonia vencendo a final contra o São José na casa dos joseenses, em uma partida emocionante decidida no chute de conversão após o término do tempo regulamentar. Meses depois, a Poli viria a conquistar seu primeiro título nacional. Ambos seguirão entre as grandes potências do estado para 2018, mas forças tradicionais como Jacareí, vindo embalado com o título no brasileiro de sevens, São José, Band Saracens, Pasteur, SPAC e Templários também seguem almejando o máximo título estadual. As boas vindas são dadas ao Tornados, que retorna à elite após um hiato desde 2015, após uma temporada 2018 brilhante onde conquistaram tudo que disputaram.
Uma excelente notícia para os fãs é que esse ano a Federação Paulista de Rugby e TVN Sports selaram um acordo para transmissão de dez jogos da primeira divisão do campeonato estadual, ou seja, incluindo jogos da fase classificatória, uma iniciativa que reforça o crescimento da modalidade no país e o compromisso da FPR com o desenvolvimento do rugby no estado. A web rádio Gol&Rock também anunciou sua presença em todas as rodadas do campeonato, levando a cobertura do estadual para 50% dos jogos, prato cheio para os fãs do esporte.
1ª rodada
Dia 16/03/2019 às 11h00 – Poli X Templários – Ao vivo pela TV NSports
Árbitro: Giancarlo Bristot
Auxiliares: Guilherme Queiroz, Herbert Ferreira, Mariana Marques
Local: CEPEUSP – São Paulo
Dia 16/03/2019 às 15h00 – SPAC x Pasteur – Ao vivo pela Gol & Rock
Árbitro: Renato Scalércio
Auxiliares: Rafael Nichioka, Luciano Sampaio, Alberto Nepomuceno
Local: SPAC – São Paulo
Dia 16/03/2019 às 15h00 – São José x Tornados
Árbitro: Murilo Bragotto
Auxiliares: Lucas Saccomanno, Frank Carvalho, Mateus Figueiredo
Local: Campo do Vale do Sol – São José dos Campos
Dia 16/03/2019 às 15h30 – Jacareí x Band Saracens
Árbitro: Guilherme Zaparoli
Auxiliares: João Pantano, Roger Santesso, Franciele dos Santos
Local: Campo do Balneário – Jacareí
Quem será o campeão do Paulista Série A 2019? @fprugby
— Portal do Rugby (@portaldorugby) 14 de março de 2019
Saiba mais sobre cada uma das equipes do Paulista A
Poli
Cidade: São Paulo
Colocação em 2018: Campeão
Para 2019 a equipe dos ratos politécnicos mantém o objetivo de continuar no topo nos campeonatos que disputará. O elenco que já era forte com base formada pelos tupis ganha o reforço de Jaco Botha (vindo do Band), Ariel (vindo do Jacareí), Pompeu (vindo do URA) para a temporada, todos também atletas que treinam diariamente no Núcleo de Alto Rendimento da Seleção Brasileira. A equipe comandada por Maurício Carli tem tudo para manter a taça na USP e são amplos favoritos para conquistar o tri, feito que não ocorre desde 2011 com a sequência avassaladora do São José.
O capitão Giuliano Russo “Presida” comenta o momento do atual campeão: “Estamos com o time reforçado e focado para conseguir manter os resultados dos últimos dois anos. Queremos chegar fortes para as finais e, quem sabe, levantar o título pela terceira vez consecutiva. Alem disso também estamos estruturando nossa equipe de Desenvolvimento para dar experiência de jogo aos nossos novos atletas e universitários. Acreditamos que esse é um ano importante para consolidarmos a participação do time em todas as competições e níveis possíveis.”
São José
Cidade: São José dos Campos
Colocação em 2018: Vice-campeão
O maior campeão da última década vem com tudo para retomar o lugar mais alto do posto, depois de sair derrotada na grande decisão de 2018 diante de sua torcida. O São José aposta mais uma vez na combinação de pratas da casa e jogadores consagrados da seleção, com os irmãos Duque, Sancery e Caíque podendo dar caras nos jogos. Os comandados de Duda Padilla vem numa crescente, um elenco jovem em sua maioria que ganhou experiência nos dois últimos anos e vem mais maduro para o terceiro ano do ciclo, apesar da chegada de 8 novos atletas egressos do M19. A equipe ainda terá o reforço de Felipe Rosa, atleta da casa que retorna à Fênix depois de temporada em Portugal.
O capitão Diogo Borges é muito curto e direto em suas expectativas: “Iremos apresentar um time entrosado pronto para enfrentar qualquer adversário e sair com a vitória. Nossa meta é o título.”
Vamos em busca do título!
Jacareí
Cidade: Jacareí
Colocação em 2018: 3º
O Jacareí vem embalado com o bicampeonato nacional no sevens, indicativo que o conjunto da linha continua afiadíssimo e é uma das principais fortalezas da equipe, que busca conquistar o último título que falta em sua estante de troféus, depois de amargar o vice diante da Poli em 2017. Como é praxe nos Jacarés, jogadores formados na base serão a estrutura central da equipe, com o Paulista servindo como uma competição de transição para parte do grupo, que terá o comando de Júlio Faria, além do apoio de Gabriel Cenamo e Philippe Bosch. Com a saída de Matheus Daniel, atuando em Portugal, Luís Gustavo “Gutão” Andreotti e Matheus Cruz reforçam suas figuras de líderes na equipe, um geração que cresceu atuando junta e que tem na união seu maior trunfo. “Minhas expectativas com o Jacareí Rugby são altas. Estamos fazendo um trabalho desde o começo do ano que já surtiu efeito no sevens e pode acontecer no XV . Campeonato Paulista é um torneio bem forte, com muitas equipes bem preparadas. Estou bem motivado e empolgado para esses novos desafios” comentou Cruz, que estreia em casa contra o Saracens.
Pasteur
Cidade: São Paulo
Colocação em 2018: 4º
O Pasteur é sempre um dos favoritos ao título, e novas chegadas apenas reforçam mostram que os Galos tem tudo para voltar a sonhar com o troféu. Apesar da base de qualidade sempre mantendo o alto nível da equipe ser mais uma vez a aposta, recém-chegados de peso chamam a atenção: Raj Spago (ex-SPAC), o sul-africano Devon Muller (ex-Band Saracens) e o retorno de Lucas Croffi prometem dar ainda mais peso ao jogo de avançados e velocidade na linha. Fora de campo, o clube também se reforçou, com Fernando Portugal chegando para compor a comissão técnica e agregando seu conhecimento vasto em campo e nos centros de alto rendimento da CBRu. A única ausência sentida é a de Gabriel Miranda, em temporada nos EUA, desfalcando o centro da linha.
Mesmo perdendo uma peça importante, o capitão Gabriel “Batman” Santos aposta no conjunto para dar o passo adiante. “Nossa força está no entrosamento do grupo e numeroso plantel que permite trocas ao longo do tempo sem baixar o nível dentro de campo. Diretoria, treinadores, atletas e suas lideranças estão alinhados no mesmo objetivo e, por isso, Nossa expectativa não poderia ser outra que não a taça de campeão.”
Band Saracens
Cidade: São Paulo
Colocação em 2018: 5º
O Band terá uma temporada cheia de desafios dentro e fora de campo. Passando por reestruturação, o clube não terá mais jogadores profissionais no seu elenco destacando a saída dos sul-africanos Devon (que foi para o Pasteur) e Jaco Botha (que irá defender a Poli) e contará com veteranos como Marcelão, Beto Pedroza, Gabriel Lobo, JP e Gardena, todos muito identificados com o clube e com raça de sobra para tentar no mínimo repetir a campanha dos dois últimos anos, quando brigou por um lugar na fase final até a última rodada.
SPAC
Cidade: São Paulo
Colocação em 2018: 6º
O SPAC é outra grande agremiação da capital que passa por um momento de transição, marcado principalmente pela eliminação precoce do Brasileiro de 2018 e pela saída de Arthur Bergo (transferido para o Utah Warriors, dos Estados Unidos) e Raj Spago (foi para o Pasteur), substituído por Vinícius Hideo. O elenco mistura experiência e juventude e o peso do campo pode ser determinante para os Britânicos conseguirem sobrevida na temporada, recebendo em casa o Band e o Templários.
As dificuldades não desanimam o experiente André Luiz “Boy”: será um ano com muitos desafios, estamos no caminho para montar um time que brigue lá em cima da tabela. Utilizaremos o Paulista como termômetro para o restante da temporada, pois o campeonato é praticamente um pré-Super16, sabemos que dentro de campo, não importa se você tem caras experientes, da seleção, o que vale é a vontade e a dedicação imposta durante o jogo. Raça e luta não faltará para o SPAC nesse Paulista.
Templários
CIdade: São Bernardo do Campo
Colocação em 2018: penúltimo lugar
Apesar da penúltima colocação em 2018, o Templários teve o que comemorar, pois tornou-se a primeira equipe a não ser rebaixada em sua temporada de estreia na elite estadual, e ainda se impôs na repescagem diante do Mackenzie. O
pack tradicionalmente muito pesado terá a companhia de muitos novatos vindo do Diadema Rhinos, dando mobilidade para a equipe e mais variações táticas que possam surpreender os adversários. O inglês Gareth Owen segue à frente da equipe: “Vamos trabalhar em cima do que construímos no ano passado. Foi uma temporada difícil, mas de grande aprendizado, um passo importante em nossa trajetória. Esperamos ser mais competitivos nesse ano.”
Tornados
Cidade: Indaiatuba
Colocação em 2018: Campeão do Paulista B
A força laranja retorna à elite depois de 4 anos, mas desta vez, com um currículo de peso, tendo vencido o Paulista B e a Taça Tupi, a segunda divisão nacional, conquistas que pedem respeito aos comandados de Mariano de Goycochea. O elenco perdeu Clodoaldo e Leo Penna, mudanças pontuais em um grupo que vem atuando juntos há mais de 5 anos e está pronto para se manter na divisão em 2019. O retorno do oitavo Rafael “Basquetinho” Franz em 2018 se mostrou determinante para a coesão da equipe e ao lado de garotos que passaram pelo programa Try Rugby do SESI Indaiatuba, vem para surpreender. Um dos símbolos da equipe é Marcelo “Didi” Amato, que mostra otimismo com o atual momento. “Nossa expectativa é de fazermos um bom campeonato, estamos treinando muito para isso. Diferente dos outros anos, começamos nossa pré temporada em novembro, para termos mais tempo. Nossa meta é nos mantermos na série A em 2020. Sabemos que será um grande desafio, pois jogamos a série A em 2015 e foi uma grande oportunidade, mas hoje encontramos uma equipe muito mais madura e comprometida, fruto direto do trabalho que nosso treinador tem feito desde 2018.”
Tabela de jogos
Data | Horário | Local | Casa | Vs | Adversário | Fase | Árbitro | Auxiliar 1 | Auxiliar 2 | 4o árbitro | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
16/03/2019 | 15h30 | Campo do Balneário - Jacareí | Jacareí | 60 | X | 00 | Band Saracens | Semana 1 | Guilherme Zaparoli | João Pantano | Roger Santesso | Franciele dos Santos |
16/03/2019 | 15h00 | SPAC - São Paulo | SPAC | 00 | X | 57 | Pasteur | Semana 1 | Renato Scalércio | Rafael Nichioka | Luciano Sampaio | Alberto Nepomuceno |
16/03/2019 | 11h00 | CEPEUSP - São Paulo | Poli | 102 | X | 03 | Templários | Semana 1 | Giancarlo Bristot | Guilherme Queiroz | Herbert Ferreira | Mariana Marques |
16/03/2019 | 15h00 | Campo do Vale do Sol - São José dos Campos | São José | 36 | X | 08 | Tornados | Semana 1 | Murilo Bragotto | Lucas Saccomanno | Frank Carvalho | Mateus Figueiredo |
23/03/2019 | 15h00 | Campo Municipal - Indaiatuba | Tornados | 07 | X | 78 | Pasteur | Semana 2 | Victor Hugo Barboza | Guilherme Zaparoli | Rafael Nichioka | Guilherme Wadt |
23/03/2019 | 15h00 | João do Pulo - São José dos Campos | São José | 92 | X | 00 | SPAC | Semana 2 | Xavier Vouga | Cauã Ricardo | Marcos Saccomanno | Lucas Saccomanno |
30/03/2019 | 15h00 | CEPEUSP - São Paulo | Band Saracens | 00 | X | 102 | Poli | Semana 3 | Murilo Bragotto | Regis Dantas | Guilherme Queiroz | Alberto Nepomuceno |
30/03/2019 | 15h30 | Campo do Balneário - Jacareí | Jacareí | 109 | X | 00 | Templários | Semana 3 | Cauã Ricardo | Lucas Saccomanno | Raíssa Alexia | Franciele dos Santos |
06/04/2019 | 15:00 | C.E João do Pulo – São José dos Campos | São José | 163 | X | 00 | Band Saracens | Semana 4 | Renato Scalércio | Lucas Saccomanno | Marcos Saccomanno | Cíntia Saccomanno |
06/04/2019 | 15:00 | Campo Municipal – Indaiatuba | Tornados | 13 | X | 45 | Jacareí | Semana 4 | Giancarlo Bristot | João Freire | Guilherme Queiroz | Guilherme Wadt |
13/04/2019 | 15:30 | Baetão - São Bernardo do Campo | Templários | 03 | X | 93 | Pasteur | Semana 5 | Murilo Bragotto | Rafael Medeiros | Gabriel Leal | Maria Isabel Calderon |
13/04/2019 | 13:00 | CEPEUSP - São Paulo | Poli | 73 | X | 03 | SPAC | Semana 5 | Emmanuel Jacques | Cauã Ricardo | Raíssa Alexia | Juliana Simionato |
27/04/2019 | 11h00 | SPAC - São Paulo | SPAC | 07 | X | 30 | Band Saracens | Semana 6 | Guilherme Zaparoli | João Pântano | Roger Santesso | Mirko Weber |
27/04/2019 | 11h00 | Campo do Balneário - Jacareí | Jacareí | 03 | X | 44 | Poli | Semana 6 | Victor Hugo Barboza | Murilo Bragotto | Guilherme Queiroz | Beatriz Bernardo Ijano |
27/04/2019 | 14h00 | Arena Paulista - São Paulo | Pasteur | 31 | X | 35 | São José | Semana 6 | Renato Scalérico | Guilhaume Ribera | Alberto Nepumuceno | Juliana Simionato |
27/04/2019 | 14h00 | Baetão - São Bernardo do Campo | Templários | 17 | X | 72 | Tornados | Semana 6 | Cauã Ricardo | Regis Dantas | Rafael Medeiros | Maria Isabel Calderon |
04/05/2019 | 12h00 | SPAC - São Paulo | SPAC | 50 | X | 00 | Templários | Semana 7 | Murilo Bragotto | Guilherme Queiroz | Luciano Sampaio | Alberto Nepomuceno |
04/05/2019 | 15h45 | Arena Paulista – São Paulo | Pasteur | 07 | X | 37 | Poli | Semana 7 | Henrique Platais | Lucas Saccomanno | Marcos Saccomanno | Genival Souza |
11/05/2019 | 15h00 | Campo Municipal - Indaiatuba | Tornados | 44 | X | 28 | Band Saracens | Semana 8 | Victor Hugo Barboza | João Pântano | João Freire | Otavio Costa |
11/05/2019 | 17h00 | Estádio Martins Pereira – São José dos Campos | São José | 24 | X | 12 | Jacareí | Semana 8 | Murilo Bragotto | Regis Dantas | Lucas Saccomanno | Marcos Saccomanno |
18/05/2019 | 15h30 | Campo do Balneário - Jacareí | Jacareí | 09 | X | 14 | Pasteur | Semana 9 | Renato Scalérico | Guilherme Queiroz | Rafael Gentile | Beatriz Bernardo Ijano |
18/05/2019 | 11h00 | CEPEUSP - São Paulo | Poli | 14 | X | 17 | São José | Semana 9 | Vinícius Aleixo | Natasha Olsen | Rafael Santana | Ryanne de Sousa |
18/05/2019 | 15h30 | Arena Paulista – São Paulo | Band Saracens | 49 | X | 07 | Templários | Semana 9 | Cauã Ricardo | Gabriel Perri | Raíssa Alexia | Juliana Simionato |
18/05/2019 | 11h00 | Campo Municipal - Indaiatuba | Tornados | 10 | X | 27 | SPAC | Semana 9 | Giancarlo Bristot | Tomas de Goycoechea | Renata Martines | Lais Alves |
25/05/2019 | 11h00 | SPAC - São Paulo | SPAC | 08 | X | 42 | Jacareí | Semana 10 | Murilo Bragotto | Guilhaume Riberá | Renata Martines | Beatriz Bernardo Ijano |
25/05/2019 | 15h00 | CEPEUSP - São Paulo | Poli | 55 | X | 07 | Tornados | Semana 10 | Renato Scalérico | Giancarlo Bristot | Fernando Zemann | Hebert Ferreira |
25/05/2019 | 16h00 | Vale do Sol - São José dos Campos | São José | 93 | X | 05 | Templários | Semana 10 | Natasha Olsen | Roger Santesso | Raíssa Alexia | Cintia Saccomanno |
01/06/2019 | 15h00 | Arena Paulista – São Paulo | Band Saracens | 07 | X | 88 | Pasteur | Semana 10 | Cauã Ricardo | Regis Dantas | Luciano Sampaio | Isabela Bijotti |
08/06/2019 | 11h00 | Vale do Sol - São José dos Campos | São José | 12 | X | 06 | Jacareí | Semifinal | Braz Magaldi | Lucas Saccomanno | Lucas Machado | Rodrigo Girelli |
09/06/2019 | 14h30 | CEPEUSP - São Paulo | Poli | 16 | X | 24 | Pasteur | Semifinal | Renato Scalérico | Murilo Bragotto | Regis Dantas | Roger Santesso |
15/06/2019 | 11h00 | Vale do Sol - São José dos Campos | São José | 21 | X | 22 | Pasteur | Final | Victor Hugo Barboza | Cauã Ricardo | Renato Scalércio | Roger Santesso |