Tempo de leitura: 2 minutos
Representantes de clubes da FMR (Federação Mineira de Rugby) se reúnem neste sábado, 17, para definir a realização do 1º Campeonato Mineiro de Rugby. A previsão é que a competição tenha início no dia 8 de maio.
Enviado pelo Bruno Lemes.
Seis clubes confirmaram interesse em participar do campeonato: BH Rugby (Belo Horizonte), UFLA Rugby (Lavras), Taurus Rugby (Uberaba), Uberlândia Rugby Clube, JF Rugby (Juiz de Fora) e Itajubá Rugby (Itajubá).
De acordo com o presidente da Federação, Bruno Verçosa, existe a possibilidade de mais alguns clubes confirmarem participação no campeonato, porém a grande distância entre as cidades mineiras é um problema para que o campeonato conte com mais equipes.
“O principal desafio está na participação dos clubes existentes, pois a maioria não tem verba para viajar. Minas é um estado muito grande e o transporte é o ponto crucial”, disse Verçosa.
Outro problema apontado por Verçosa é a estrutura para que os times recebam os jogos do campeonato. “A maioria dos clubes não tem local adequado. Estamos buscando o apoio da Secretaria Estadual de Esportes para intermediar o uso dos estádios nas cidades onde serão realizados os jogos”.
Apoio – A Federação conta com o apoio da CBRu (Confederação Brasileira de Rúgbi) para efetivar o quadro de árbitros que vão trabalhar nas partidas do campeonato estadual.
“Temos três árbitros qualificados em Minas Gerais, mas tenho conhecimento de mais algumas pessoas que fizeram o curso e estão qualificados. Estamos aguardando o contato dos mesmos para definição do quadro de arbitragem. Porém, teremos árbitros de outros estados em alguns jogos”.
O Campeonato Mineiro de Rugby será a primeira competição promovida pela Federação Mineira, que foi fundada em 2009. A entidade pretende ainda organizar no segundo semestre um campeonato estadual de sevens M19 (até 19 anos) e feminino.