Tempo de leitura: 1 minuto
Nenhum árbitro apitou tantos jogos na história do rugby mundial. Em 17 anos de carreira internacional, o galês Nigel Owens foi o árbitro central de nada menos que 100 jogos, completados com o último França versus Itália da Nations Cup. Foram ainda outros 101 jogos internacionais como árbitro assistente e 9 como TMO (árbitro de vídeo).
With a heavy heart, the time has come to hang up the whistle and boots at international level. I owe more to rugby than rugby will ever owe to me. Thank you for all the support over the many years. 🏉🏴☺️Diolch o galon a hwyl fawr. https://t.co/230HqhLswL
— Nigel Owens MBE (@Nigelrefowens) December 11, 2020
Ao completar 100 test matches, Owens optou por anunciar que não continuará apitando jogos entre seleções. No entanto, o galês de 49 anos confirmou que quer continuar por mais algum tempo no PRO14 (a liga profissional de Irlanda, Gales, Escócia e Itália) e que pretende se dedicar mais ao rugby amador.
Considerado por muitos o melhor árbitro do mundo, Owens ainda se notabilizou por seu humor dentro das partidas e por ser homossexual, sendo referência na luta contra a homofobia e por um rugby mais inclusivo.