Tempo de leitura: 2 minutos
ARTIGO COM VÍDEOS – A Rússia está em situação complicada com a pandemia, mas mesmo assim autorizou o início de seu campeonato profissional de rugby, que terá o pontapé inicial nesta sexta-feira, com transmissões ao vivo no YouTube.
A “Premier Liga” russa (RRPL) foi expandida para 10 clubes, com a volta do clube de Kazan e com a entrada do gigante clube poliesportivo CSKA Moscou (CSKA Moskva). Originalmente ligado ao Exército Vermelho (o Exército Soviético), o CSKA é o clube esportivo com mais medalhas olímpicas no mundo, sendo famoso pelos times de futebol, basquete e hóquei no gelo. O CSKA retornou recentemente ao rugby após inatividade que vinha desde 1998.
Como vem sendo a história da última década, os dois clubes mais fortes são Enisei e Krasny Yar, a dupla de Krasnoyarsk, segunda maior cidade da Sibéria, considerada a casa do rugby russo. Campeão dos últimos 4 anos, o Enisei segue como o time a ser batido e conta com atletas russos e georgianos de Copa do Mundo, mas o Krasny Yar importou sul-africanos e tonganeses para a temporada. Desde 2011, foram 7 títulos do Enisei e 2 do Krasny Yar. A última vez que o título não foi de um dos gigantes siberianos foi em 2010, quando o VVA (clube nascido na Academia Yuri Gagarin, da Força Aérea soviética, localizado na Grande Moscou) foi campeão. Todos os títulos desde o fim da União Soviética ficaram entre esses 3 clubes.
Clubes participantes:
- Enisei-STM
- Cidade: Krasnoyarsk (Sibéria)
- Títulos: 10 títulos
- Krasny Yar
- Cidade: Krasnoyarsk (Sibéria)
- Títulos: 12 títulos
- Metallurg Novokuznetsk
- Cidade: Novokuznetsk (Sibéria)
- Slava Moskva
- Cidade: Moscou
- CSKA Moskva
- Cidade: Moscou
- VVA Podmoskovye
- Monino (Grande Moscou)
- Títulos: 17 títulos
- Lokomotiv Penza
- Penza (Centro)
- Strela Kazan
- Kazan (Centro)
- Bogatyry Krasnodar
- Krasnodar (Sul)
- Bulava Taganrog
- Taganrog (Sul)
1ª rodada
19/06 – Penza x VVA
19/06 – Kazan x CSKA Moskva
20/06 – Krasnodar x Enisei
20/06 – Taganrog x Novokuznetsk
20/06 – Krasny Yar x Slava
Final de 2019