Tempo de leitura: 4 minutos
Rodada maluca de Páscoa no rugby league australiano. Newcastle Knights e Sydney Roosters foram surpreendidos em casa e deixaram a liderança escapar para o South Sydney Rabbitohs, que não ficou muito tempo longe da ponta. Apenas uma equipe venceu em casa, o Melbourne Storm, em rodada completamente atípica.
O primeiro jogo do feriado de sexta foi polêmico e com cenas pouco usuais em qualquer modalidade de rugby. Bulldogs e Rabbitohs protagonizaram a reedição da final do ano passado no grande clássico de Sydney da rodada. E foi uma partida maiúscula, de grande equilíbrio, que chegou aos minutos derradeiros com vantagem dos Dogs em 16 x 14. Aos 74′, os Souths empataram a peleja com penal de Reynolds, mas Hodkinson, aos 76′, chutou um drop goal que parecia decisivo a favor de Canterbury. Contudo, no minuto final, o árbitro marcou um penal fatal a favor dos Rabbitohs, em lance polêmico, apontando um contestável tackle atrasado de Graham. Goodwin não titubeou e deu a vitória e a liderança a South Sydney. Na saída do jogo, a torcida dos Bulldogs se revoltou e garrafas foram lançadas contra a arbitragem, com um dos auxiliares sendo atingido e hospitalizado. A NRL está julgando o caso e os Bulldogs poderão perder todos os seus pontos no campeonato, além dos torcedores serem banidos dos estádios para o resto da vida.
O Newcastle Knights entrou na quinta rodada da NRL como o único time invicto, mas decepcionou em casa seu torcedor. A equipe de Hunter recebeu o frágil St. George Illawarra Dragons e foi derrotado em um jogo muito ruim: 13 x 0. Nabuli e Dugan fizeram os únicos tries do jogo e os Knights deram o vexame de saírem de campo zerados.
Já o Sydney Roosters conseguiu a proeza de perder em casa no domingo de Páscoa para o então lanterna Cronulla Sharks, único time que ainda não havia vencido em 2015. Os Sharks dominaram por completo a partida e garantiram 20 x 12, conduzidos pelo jovem promissor Jack Bird, que substituiu Ben Barba, astro decadente que não vem agradando ninguém.
A lanterna agora caiu nas mãos da grande decepção do ano, o Manly Sea Eagles, que segue irreconhecível. Na sexta, o outrora poderoso time do Norte de Sydney caiu em casa contra um dos mais frágeis times da liga, o Canberra Raiders. 29 x 16, com grandes atuações de Blake Austin e Jarred Crocker.
Já a outra decepção, o North Queensland Cowboys, jogou a má fase para longe e venceu fora de casa o bom Penrith Panthers. Contundentes e animadores 30 x 10, com direito a 5 tries, sendo 3 de Matthew Wright, em dia inspirado.
Nas demais partidas, o Brisbane Broncos venceu o clássico de Queensland contra o Gold Coast Titans, 26 x 16, em partida bem movimentada que viu a volta por cima de Anthony Milford, decisivo a favor dos Broncos, enquanto o Parramatta Eels foi superado em casa pelo Wests Tigers, 22 x 6, em jogo de ótimo público no ANZ Stadium e marca histórica para o veterano Pat Richards, que chegou a seu 100º jogo de NRL.
Por fim, o único a vencer em casa foi o Melbourne Storm, que se impôs na segunda-feira sobre o New Zealand Warriors. 30 x 14, com Koroibete em dia inspirado, fazendo 2 tries que confirmam o bom início de temporada do gigante roxo.
St. Helens perde duas vezes e liderança é do Leeds na Super League
Na Inglaterra, a Super League fez duas rodadas no espaço de uma semana, com jogos nos dias 2 e 3 de abril, pela 8ª rodada, e na segunda-feira, dia 6, pela 9ª rodada.
Na oitava rodada, grandes clássicos foram disputados, com destaque para o superclássico inglês entre Wigan Warriors e St. Helens Saints, os dois maiores campeões do país, reeditando a final de 2014. A vitória coube ao Wigan, que, apesar da má campanha, tirou uma lasquinha de seu arquirrival. Enquanto isso, em Hull, o dérbi da cidade teve vitória dos Rovers, que jogaram o Hull FC para a penúltima posição da classificação. Já no dérbi do Merseyside, vitória do Widnes sobre o Warrington.
Na nona rodada, a liderança da Super League seguiu com o Leeds Rhinos, que abriu quatro pontos de frente sobre o St. Helens Saints. Os atuais campeões perderam novamente, desta vez em casa diante do vice-lanterna Hull FC, permitindo ao Leeds, que atropelou o lanterna Wakefield Wildcats, disparar na ponta.
NRL – Campeonato Australiano de Rugby League
Canterbury Bulldogs 17 x 18 South Sydney Rabbitohs, em Sydney
Gold Coast Titans 16 x 26 Brisbane Broncos, em Gold Coast
Manly Sea Eagles 16 x 29 Canberra Raiders, em Sydney
Newcastle Knights 0 x 13 St. George Illawarra Dragons, em Newcastle
Sydney Roosters 12 x 20 Cronulla Sharks, em Sydney
Parramatta Eels 6 x 22 Wests Tigers, em Sydney
Melbourne Storm 30 x 14 New Zealand Warriors, em Melbourne
Penrith Panthers 10 x 30 North Queensland Cowboys, em Sydney
Super League XX – Campeonato Inglês de Rugby League
8ª rodada – dia 2 de abril
Hull FC 6 x 20 Hull Kingston Rovers, em Hull
Wakefield Wildcats 4 x 40 Catalan Dragons, em Wakefield
Widnes Vikings 30 x 10 Warrington Wolves, em Widnes
Castleford Tigers 12 x 26 Leeds Rhinos, em Castleford
Huddersfield Giants 12 x 18 Salford Red Devils, em Huddersfield
Wigan Warriors 12 x 4 St. Helens Saints, em Wigan
9ª rodada – dia 6 de abril
Warrington Wolves 14 x 22 Castleford Tigers, em Warrington
Leeds Rhinos 48 x 22 Wakefield Wildcats, em Leeds
Hull Kingston Rovers 20 x 16 Huddersfield Giants, em Hull
Salford Red Devils 24 x 18 Wigan Warriors, em Salford
St. Helens Saints 20 x 28 Hull FC, em St. Helens
Catalan Dragons 32 x 16 Widnes Vikings, em Perpignan
Videos :