Tempo de leitura: 13 minutos
Começou neste final de semana a Currie Cup Premier Division, o Campeonato Sul-Africano, que conta com a participação de 6 equipes, lutando pelas 4 vagas no mata-mata final. A primeira rodada teve como desfecho os insucessos dos times mandantes, que não venceram nenhum dos três duelos.
Na abertura da competição, na sexta-feira, o Natal Sharks recebeu em Durban o patinho feio da liga, o Griquas, e sofreu um inesperado revés. Os 2 tries de Botes e o outro try de Mvovo não foram suficientes para os Sharks, que decepcionaram sua torcida ao serem punidos durante pela indisciplina. Schoeman fez o primeiro try dos Griquas e o que se assistiu na sequência foi um show do chutador Scheepers que arrematou 5 penais antes que Greef cravasse o try dos Griquas para o desespero da torcida de Durban no fim da partida. Os minutos derradeiros se provaram desastrosos com Scheepers chutando seu sexto penal para dar 32 x 30 para os visitantes.
Na sequência, foi a vez do Free State Cheetahs derrotar fora de casa o Golden Lions por 30 x 29, com direito à bonificação que deu aos Cheetahs a liderança da competição. Os dois times fizeram um jogo vistoso em Joanesburgo, entretando as duas festivas torcidas, mas a vitória coube mesmo aos visitantes. Hanekom, Britz e Dreyer fizeram os tries dos Lions, enquanto Ebersohn, Prinsloo, Pretorius e Sadie cravaram os tries dos Cheetahs. O final foi emocionante, com os Lions podendo ter virado o placar caso Jantjes não perdesse a conversão do try de Dreyer. 30 x 29.
A rodada foi encerrado com o superclássico nacional entre Western Province e Blue Bulls, na Cidade do Cabo. Como esperado, o embate dos maiores campeões da Currie Cup foi acirrado, com os atuais campeões do WP abrindo boa vantagem, com tries de Aplon, Howard e Carr, contra apenas 1 try dos Blue Bulls, de Venter, quando o jogo já estava 21 x 9 para o WP. Foram as 4 penalidade chutadas por Tony Jantjes que mantiveram no páreo os Touros de Pretória e o emocionante empate foi arrancado somente a 2 minutos do fim, com o try salvador de Cook. 24 x 24, para a decepção da torcida presente em Newlands.
Por fim, na segunda divisão sul-africana, a liderança está cada vez mais folgada nas mãos dos Pumas, que atropelaram o lanterna Falcons. Os Leopards deixaram os Pumas abrirem vantagem ao serem derrotados em casa pelos Griffons, enquanto os Kings sofreram para vencer o clássico sem tries de Eastern Province contra o Border Bulldogs.
ABSA Currie Cup Premier Division – Campeonato Sul-Africano
Natal Sharks 30 x 32 Griquas, em Durban
Golden Lions 29 x 30 Free State Cheetahs, em Joanesburgo
Western Province 24 x 24 Blue Bulls, na Cidade do Cabo
ABSA Currie Cup First Division – 2ª Divisão do Campeonato Sul-Africano
Leopards 47 x 50 Eagles, em Potchefstroom
Eastern Province Kings 9 x 6 Border Bulldogs, em Porto Elizabeth
Griffons 35 x 55 Boland Cavaliers, em Welkom
Pumas 69 x 12 Falcons, em Nelspruit