Tempo de leitura: 3 minutos
Nesse fim de semana, a Inglaterra terá novamente a Premiership interrompida, com a seleção iniciando seus treinamentos para encarar os amistosos de novembro a partir do dia 12. Os clubes, no entanto, seguirão em campo, mas a partir dessa sexta-feira outra competição também estará em suas metas: a tradicional Copa Anglo-Galesa (Anglo-Welsh Cup), nesta temporada já sem o patrocinador no nome do torneio. No ano passado, a competição, conhecida como LV= Cup, não foi realizada, por conta da Copa do Mundo, ao passo que em 2014-15 o campeão foi o Saracens.
Trata-se da competição nacional mais antiga do país, nascida em 1971 como a Copa da Inglaterra, no formato de mata-mata, e transformada em 2005 em Copa Anglo-Galesa, com a adição das equipes profissionais de Gales no torneio. Muita gente não sabe, mas até 1970 não havia nenhuma competição nacional de clubes na Inglaterra, em uma época em que o profissionalismo no rugby era proibido. A única competição nacional naquela época era o velho campeonato entre seleções regionais, o County Championship, que existe até hoje envolvendo apenas atletas amadores. Em 1971, a criação da então chamada National Knock-Out Competition, ou Copa da Inglaterra, mudou o cenário, sendo a única competição nacional de clube até 1987, quando a liga, atual Premiership, foi criada.
Com o calendário cheio, a Copa Anglo-Galesa é disputada nos períodos de atividades da seleção inglesa, com os clubes em geral disputando o torneio desfalcados de vários titulares. Nesse fim de semana, a primeira rodada terá apenas os clubes ingleses, com os galeses folgando – opção galesa para dar destaque ao primeiro jogo de Gales nos amistosos de novembro contra a Austrália, já nesse sábado, dia 5.
O formato da Copa Anglo-Galesa é pouco usual. As 16 equipes (12 inglesas e 4 galesas) foram divididas em quatro grupos com quatro equipes cada. Porém, não há jogos entre as equipes do mesmo grupo. Os times do Grupo A enfrentarão apenas os times do Grupo D, enquanto os times do Grupo B jogarão somente contra os times do Grupo C, em um total de quatro jogos na primeira fase, que se encerrarão fevereiro, durante o Six Nations. O primeiro colocado de cada grupo avançará às semifinais, que ocorrem entre 10 e 12 de março, e a grande final será logo na sequência, no dia 18 ou 19 de março de 2017, no fim de semana da última rodada do Six Nations.
Copa Anglo-Galesa
Grupo A: Bath, Dragons, Northampton Saints e Saracens
Grupo B: Exeter Chiefs, Ospreys, Sale Sharks e Worcester Warriors
Grupo C: Bristol, Cardiff Blues, Harlequins e Wasps
Grupo D: Gloucester, Leicester Tigers, Newcastle Falcons e Scarlets
Confrontos: Grupo A x Grupo D e Grupo C x Grupo D
1ª rodada
Dia 04/11 – Bath x Leicester Tigers
Dia 04/11 – Worcester Warriors x Bristol
Dia 04/11 – Sale Sharks x Wasps
Dia 05/11 – Harlequins x Exeter Chiefs
Dia 05/11 – Gloucester x Saracens
Dia 06/11 – Newcastle Falcons x Northampton Saints
Lista de campeões da Copa da Inglaterra (desde 1971-72) e Copa Anglo-Galesa (desde 2005-06)
1 – Bath – 10 títulos
2 – Leicester Tigers – 7 títulos
3 – Gloucester – 5 títulos
4 – Newcastle Falcons – 4 títulos
5 – Harlequins – 3 títulos
Wasps – 3 títulos
7 – Coventry – 2 títulos
Saracens – 2 títulos
9 – Bedford Blues – 1 título
Bristol – 1 título
Birmingham Moseley – 1 título
Exeter Chiefs – 1 título
London Irish – 1 título
Northampton Saints – 1 título
Yorkshire Carnegie – 1 título
Cardiff Blues (Gales) – 1 título
Ospreys (Gales) – 1 título