Tempo de leitura: 20 minutos
No RaboDirect PRO12, o anúncio da reformulação das competições europeias de clubes, com a criação da nova Champions Cup para 2014-15, deu fôlego às disputas da reta final da temporada, com 7 lugares em disputa na principal competição continental.
Na corrida pelo primeiro lugar, o Ulster ganhou vida nova na 19ª rodada ao vencer o Connacht, no dérbi irlandês da rodada, e contar com as derrotas de Munster, para o Glasgow Warriors, e Leinster, para o Ospreys. O Glasgow segue 4 pontos acima do quinto colocado Ospreys e tem ainda um jogo a menos que o concorrente. O Scarlets venceu o lanterna Zebre e segue isolado na sexta posição, muito próximo da classificação à Champions Cup e muito distante da classificaçõa às semifinais. Com derrota para o Cardiff Blues, o Edinburgh se distanciou perigosamente da disputa pela vaga continental. Vale lembrar que o melhor time de cada país e outros 3 times pela classificação geral se classificam à Champions Cup. No momento, Leinster (Irlanda), Glasgow (Escócia), Ospreys (Gales) e Treviso (Itália) garantiriam as vagas de seus países, enquanto Ulster, Munster e Scarlets ficariam com as vagas da classificação geral.
Ulster vence clássico irlandês
Após sua eliminação da Heineken Cup, em jogo polêmico contra o Saracens, o Ulster deu a volta por cima no PRO12 vencendo o clássico nacional contra o Connacht. Foi um atropelando imposto pelo time de Belfast, que não tomou conhecimento da esquadra de Galway e a venceu por inabaláveis 58 x 12, fazendo nada menos que 8 tries. Andrew Trimble foi o nome da peleja com 3 tries, enquanto Paul Marshall fez outros 2 tentos. Tommy Bowe, Luke Marshall e Craig Gilroy completaram a lista de tryscorers.
Com a vitória, o Ulster pulou para a segunda posição da liga, apenas 4 pontos atrás do líder Leinster, a 3 rodadas do fim. Na próxima rodada, no entanto, o Ulster tem uma pedreira: o quarto colocado Glasgow Warriors, fora de casa. Já na penúltima rodada o Ulster pegará ninguém menos que seu rival Leinster, em Belfast, encerrando a temporada regular fora de casa contra seu outro antagonista, o Munster.
Leinster e Munster perdem e alimentam briga entre Glasgow e Ospreys
O líder Leinster foi sem Brian O’Driscoll a Swansea para seu duelo contra o Ospreys e caiu diante dos galeses, que seguem sonhando com a classificação, ficando a 4 pontos dos Warriors.
O Leinster arbiu o placar com penal de Gopperth no início da peleja, respondido imediatamente por Dan Biggar, que chutou 2 penais dando a vantagem aos galeses. O time da casa cresceu e, aos 33′, o Ospreys armou boa fase nas 22, Biggar abriu rápido a linha e Fussell deu um tapa na bola deixando o canadense Hassler livre para fazer o primeiro try do jogo. A resposta veio ainda no primeiro tempo, com Healy finalizando o volante após lateral para fazer o try irlandês, deixando o jogo em 13 x 10 para os galeses no intervalo.
Na segunda etapa, Biggar ampliou o marcador com penal para os alvinegros, que ainda respiraram após Kearney perder chance clara de try pela ponta. Gopperth manteve o Leinster no páreo com 3 novos penais, mas Biggar deu a vitória aos galeses com drop goal matador e novo penal, fechando o jogo em 25 x 19.
Já o Munster teve uma dura derrota em casa diante do ascendente Glasgow Warriors. Os escoceses foram brilhantes no início, com pela sequência de fases finalizada para o try de Richie Gray. Os irlandeses passaram a dominar as ações seguintes, mas pararam na defesa dos Warriors. Foi apenas com um envolvente ação de mãos iniciada por arrancada de Zebo que a linha do Munster chegou ao try, com Stander finalizando. Mas, o jogo era de Glasgow, que respondeu na sequência com Sean Maitland quebrando os tackles para cravar o try dos Warriors. O Munster sentiu o golpe e quem falou mais alto foi o pack escocês, que finalizando nova boa sequência de fases com try de Strauss. 22 x 5 no intervalo.
O placar do primeiro tempo se manteria até o fim do jogo, com uma segunda etapa sem pontos, na qual a barreira azul e preta da defesa de Glasgow prevaleceu. O Glasgow abriu 4 pontos de frente sobre o Ospreys na quarta posição, tendo ainda um jogo a mais a realizar – contra o Edinburgh, no dia 26. Os Warriors ainda pegam em casa o Ulster e o Zebre, além do Treviso fora de casa. Já o Ospreys tem pela frente Dragons e Zebre fora de casa, fechando em domicílio contra o Connacht.
Scarlets com a cabeça na Champions Cup
O Scarlets está cada vez mais próximo da última vaga do PRO12 na Champions Cup ao abrir 10 pontos de frente sobre o Edinburgh, apesar de ter 1 jogo a mais que seu concorrente. O Scarlets sofreu para vencer o Zebre por 27 x 20, em jogo que o lanterna italiano fez 3 tries e saiu de campo com o bônus defensivo. Priestland e Garcia abriram o duelo trocando penais, mas o primeiro try foi das Zebras, que fizeram o scrum e Vunisa saiu pelo lado cego da formação para fazer o tento aos 27′. Em contra-ataque, Toniolatti cravou o segundo try italiano, deixando atônito o Parc y Scarlets. A reação veio apenas no segundo tempo, quando, mesmo com um jogador a menos, o Scarlets fez seu try, com Jordan Williams, em contra-ataque puxado por Liam Williams. Ken Owens fez o segundo try galês aos 53′, e o Scarlets ainda ampliou com os pés de Priestland, com mais 2 penais. Garcia ainda fez aos 66′ o terceiro try italiano, mas não foi suficiente. 27 x 20, vitória da esquadra de Llanelli.
O Edinburgh, por outro lado, caiu em casa diante do Cardiff Blues, que tem muito pouco ainda pelo que brigar. Os Blues superaram os escoceses, em jogo realizado no pequeno Meggetland, nova casa do Edinburgh, que decidiu não jogar essa partida diante de baixo público no imenso Murrayfield. O jogo foi muito movimentado e, em menos de 20 minutos, Matt Scott fez o try escocês e Cory Allen devolveu com try galês. Os Blues cresceram no fim do primeiro tempo e no início do segundo tempo e chegaram a mais 2 tries, com Paulo e Fish. Tom Brown manteve o Edinburgh no páreo com try na sequência, mas a defesa do Blues falou mais alto no restante do duelo. No fim, Hewitt encontrou o quarto try de Cardiff, assegurando a vitória. Cornell du Preez ainda fez o terceiro try dos anfitriões aos 80′, garantindo um bônus defensivo.
Por fim, o Treviso se aproveitou da derrota do Zebre e segue como o melhor italiano da liga depois de atropelar o Dragons. 45 x 27 foi o placar, dando ao Treviso 8 pontos acima do Zebre na luta pela Champions Cup. Foram 5 tries para os alviverdes, com Nitoglia, Muccignat, Vosawai, McLean e Campagnaro.
Eccellenza italiano já tem seu primeiro rebaixado – Por Giorgio Vuerich
A 3 rodadas do final a luta pelas vagas das semifinais do Eccellenza italiano esté ainda aberta, enquanto o campeonato já conheceu seu primeiro rebaixado à Serie A: a Unione Capitolina.
Em Roma, não havia nenhuma história entre o lider e a lanterna do Eccellenza. O Calvisano atropelou a Unione Capitolina por 61 x 12 e rebaixou matematicamente o time romano.
Já em Prato, os “Bersaglieri” (apelido da equipe de Rovigo) fecharam o primeiro tempo em desvantagem de 19-11 diante dos Cavalieri. Aos 7′, um try do Majstorovic levou os anfitriões a 7 x 0. A resposta do Rovigo veio com Mirco Bergamasco com dois penais. Aos 18’, o Prato ampliou com penal de Brown mas, ao 25’, o número 8 Ferro bateu a defesa do Prato com uma ação perfeita dos avançados venetos, virando o placar para 11 x 10. Até a fim da primeira etapa, mais 3 panais do Prato com Brown devolveram a frente aos Cavalieri, 19 x 11. Porém, na segunda etapa, o Rovigo reagiu com outros dois tries e fechou o placar em 19 x 23, arrancando 4 importantes pontos na briga pela liderança com o Calvisano.
Em um clássicos do Vêneto, Mogliano venceu os rivais do Petrarca Padova por 24 x 23, em jogo muito lutado e parelha. Em Viadana, a surpresa foi a Lazio, que capturou uma boa vitória contra o time da casa e colocou uma boa frente sobre o Reggio na luta contra o rebaixamento. 30 x 26, jogando o Viadana para o quinto posto.
Por fim, o San Donà venceu contra os policias do Fiamme Oro por 19 x 14, fazendo um jogo sem riscos e bem ortodoxo.
RaboDirect Pro12 – Liga de Irlanda, País de Gales, Escócia e Itália
Ospreys 25 x 19 Leinster, em Swansea
Ulster 58 x 12 Connacht, em Belfast
Edinburgh 22 x 29 Cardiff Blues, em Edimburgo
Munster 5 x 22 Glasgow Warriors, em Limerick
Scarlets 27 x 20 Zebre, em Llanelli
Benetton Treviso 45 x 27 Dragons, em Treviso
Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano
Viadana 26 x 30 Lazio, em Viadana
I Cavalieri Prato 19 x 23 Rovigo, em Prato
Petrarca Padova 23 x 24 Mogliano, em Padova
San Donà 19 x 14 Fiamme Oro, em San Donè
Capitolina 16 x 61 Calvisano, em Roma