Tempo de leitura: 11 minutos

PaddyButlerZebMunSB

Chegou ao fim a temporada regular do RaboDirect Pro12, a liga que reúne times de Irlanda, Gales, Escócia e Itália. Ulster, Leinster e Glasgow já haviam garantido classificação antecipada e jogavam para garantir o mando de jogo das semifinais. Já a quarta e última vaga foi disputada por dois times galeses, Scarlets e Ospreys, que deram vexame na rodada final e foram derrotados, beneficiando os Scarlets, que garantiram ainda assim a classificação.

As semifinais terão início no dia 10 de maio, com o Ulster recebendo os Scarlets. No dia 11, será a vez do Leinster receber o Glasgow Warriors.

- Continua depois da publicidade -

 

Ulster e Leinster jogarão em casa nas semifinais

A última rodada do Pro12 coroou dois gigantes irlandeses, Ulster e Leinster, que terão a vantagem de jogarem em casa nas semifinais.

O Ulster garantiu a liderança da liga ao vencer com tranquilidade o decepcionante Cardiff Blues, que terminou o torneio na amarga nona posição, apesar de estar recheado de atletas campeões europeus com Gales. Os Blues começaram assustando os White Knights, com try de Hewitt, aos 4′. Porém, a resposta do Ulster veio aos 9′, com try de Ruan Pienaar. Com mais 2 penais, Patchell deixou Cardiff em vantagem ao final do primeiro tempo, em 13 x 10. Entretanto, o segundo tempo foi todo dos norte-irlandeses, que dominaram por completo o jogo. Com tries de Trimble, aos 43′ e aos 54′, e de Diack, aos 78′, garantiram mais uma vitória bonificada para o Ulster. 37 x 13.

O Leinster, por sua vez, teve vida mais dura, enfrentando o atual campeão do Pro12 Ospreys. Porém, o time galês se provou um grande fracasso nesta temporada, e deixou escapar as suas últimas chances de classificação, com uma indiscutível derrota por 37 x 19, que garantiu ao Leinster a segunda posição da liga.

Os irlandeses começaram com tudo o jogo, alcançando 2 tries com o jovem ponta Andrew Conway, aos 7′ e aos 23′, finalizando duas grandes jogadas da linga azul. Os Ospreys reagiram ainda no primeiro tempo, com tries de Biggar, aos 29′, e Ben John, aos 35′, deixando o placar no intervalo em 17 x 12 a favor dos irlandeses. Na segunda etapa, o Leinster praticamente matou o jogo com o terceiro try de Conway, hat-trick, aos 42′, chutando e apanhando na corrida a bola para o try. No fim, Isaacs, aos 72′, reduziu para os Ospreys, mas Healy definiu o placar do jogo com o quarto try do Leinster, aos 78′, 37 x 19, e Ospreys eliminados da defesa do título.

As vitórias dos dois times irlandeses puseram fim às esperanças dos escoceses do Glasgow Warriors, que ainda sonhavam com o mando de jogo nas semifinais. Os escoceses fizeram sua parte, foram à Irlanda e venceram o Connacht por 20 x 3, com tries do canadense DTH Van der Merwe, aos 16′, e do ex-Crusaders Sean Maitland, aos 70′, encerrando a temporada regular na terceira posição.

 

Scarlets se classificam mesmo com derrota em casa

A derrota dos Ospreys beneficiou seus arquirrivais Scarlets, que se garantiram nas semifinais mesmo após sofreram uma decepcionante derrota em casa por 41 x 17 diante dos italianos do Benetton Treviso. A derrota foi preocupante para os galeses, ainda mais pelo fato do Treviso não ter mais aspirações na competição. No primeiro tempo, o único try foi dos italianos, com Barbieri, aos 8′, após erro do lateral vermelho. Owen Williams, do lado dos Scarlets, com 4 penais, e Burton, do lado italiano, com 2 penais, levaram o jogo parelho para o intervalo em 13 x 12 para o time visitante.

Na segunda etapa, Burton ampliou a vantagem dos Leões do Vêneto com mais 3 penais em menos de 10 minutos, mesmo com 2 jogadores recebendo cartão amarelo! sendo duramente sentidos pelos galeses. Aos 49′, o golpe fatal foi dado pelos alviverdes, com try de Vosawai, ampliando a vantagem para 26 x 12 no momento que o time italiano tinha 2 atletas a menos por cartão amarelo! Os anfitriões não foram mais capazes de voltarem ao jogo e o Treviso matou a disputa com tries de Morisi, aos 65′, e Loamanu, aos 73′. Somente aos 80′, Liam Williams descontou para o time de Llanelli. 41 x 17, placar final.

A rodada final foi de fato péssima para todos os times de Gales. Além das derrotas de Scarlets, Ospreys e Cardiff Blues, os Dragons também se despediram de uma desastrosa campanha com mais uma derrota. O time de Newport foi a Edimburgo e caiu por 31 x 24 diante do Edinburgh, em jogo de muitos pontos, mas que não valia mais posições na classificação.

 

Pior da Europa: Zebre encerram temporada sem uma vitória sequer

Para encerrar a temporada regular da Liga Ítalo-Celta, os Zebre, da Itália, sofreram a 22ª derrota… em 22 jogos! Somada às 6 derrotas em 6 jogos na Heineken Cup, o debutante time de Parma encerrou a temporada inteira sem uma única vitória. Na partida final, as Zebras receberam o já eliminado Munster, da Irlanda, que também se despedia da temporada. As Zebras batalharam muito pelo triunfo em jogo emocionante. Logo aos 5′, Murphy fez o primeiro try para o Munster, mas, aos 13′, Sinoti deu o troco a favor dos alvinegros. Aos 17′, Butler fez o segundo try dos irlandesesmas os italianos viraram o placar antes do intervalo, com 2 penais de Halangahu e try de Venditti, aos 38′. 22 x 14.

No segundo tempo, Keatley reduziu para os visitantes com 2 penais, mas Halangahu deu o troco, mantendo as Zebras na frente até os 65′, quando o Munster desferiu o golpe fatal, com o sul-africano BJ Botha rompendo para o try do empate. Na conversão, Keatley virou o placar para o Munster, que se pôs em vantagem de 27 x 25 e não permitiu mais a virada italiana.

 

pro 12

RaboDirect Pro12 – Liga de Irlanda, País de Gales, Escócia e Itália

Ulster 37 x 13 Cardiff Blues, em Belfast

Edinburgh 31 x 24 Dragons, em Edimburgo

Scarlets 17 x 41 Benetton Treviso, em Llanelli

Zebre 25 x 27 Munster, em Parma

Connacht 3 x 20 Glasgow Warriors, em Galway

Leinster 37 x 19 Ospreys, em Dublin

 

Semifinais

Ulster x Scarlets, em Belfast – dia 10/5

Leinster x Glasgow Warriors, em Dublin – dia 11/05

 

Final – dia 25/5