Tempo de leitura: 6 minutos

toulon racing 2014

Como em 2013! Toulon e Castres decidirão o título de 2014 da liga mais rica do mundo, o Top 14 francês. Nesta semana, a cidade de Lille, quarta maior da França, no extremo norte do país, recebeu as duas partidas semifinais do campeonato. Primeiro, na sexta, o todo-poderoso Toulon seguiu em sua marcha para acabar com seu jejum de títulos nacionais ao bater o Racing Métro por 16 x 6, ao passo que, no sábado, o Castres venceu na prorrogação um dramático embate contra o Montpellier e seguiu vivo na defesa da posse do Bouclier de Brennus, a taça de campeão francês.

A reedição da final de 2013 promete muito e terá como palco novamente o Stade de France, em Paris, no dia 31 de maio. O Toulon vai em busca de sua quarta conquista na história, enquanto o Castres quer seu quinto título francês.

- Continua depois da publicidade -

 

Toulon faz jus ao favoritismo em duelo de novos ricos

O Toulon alcançou a sua terceira final consecutiva do Top 14 e espera, finalmente, sair do jejum de títulos do Nacional, que vem desde 1992. O atual campeão da Heineken Cup duelou com os parisienses do Racing Métro, que se reforçaram muito para esta temporada e, a exemplo do Toulon, têm por trás um milionário (Jacky Lorenzetti, antagonista da fez de Mourad Boudjelal, do Toulon).

O jogo foi um xadrez de erros, com muitos penais dos dois lados, jogando o foco para dois dos melhores aberturas do mundo: os Johnys, Wilkinson, do Toulon, e Sexton, da Irlanda, um inglês e um irlandês. Após uma sucessão de laterais e scrums, o placar foi aberto aos 12′. O Toulon garantiu a posse no lineout, Wilkinson chutou, a recepção parisiense falhou, Habana desferiu um chute rasteiro, Imhoff disputou a posse e a bola sobrou para o ex-Wallaby Matt Giteau em meio ao caos cravar o try do Toulon.

A resposta do Racing Métro veio aos 16′ com penal difícil acertado por Sexton. E a situação parecia se reverter a favor dos Franciliens quando Mathieu Bastareud deixou os rubronegros com um homem a menos por vermelho. Contudo, o Racing não soube capitalizar. Sexton perdeu penal aos 20′ e os azuis cederam dois penais em sequência para Wilkinson. O inglês, no entanto, em dia atípico, errou os dois chutes, ambos de longa distância. Sexton aproveitou a reduziu para os Elefantes com penal aos 32′, seguido de novo penal desperdiçado por Wilko, acertando a trave 34′. Sexton também arriscou um drop goal antes do fim, mas acertou a trave e levou o jogo ao intervalo em Toulon 7 x 6 Racing Métro.

O segundo tempo puniu o Racing pelos erros em formações e excessivos penais. Wilkinson, logo aos 46′, ampliou a vantagem do XV Varois, e, aos 57′, outro penal dos Franciliens foi punido com mais um penal acertado por Wilko. O duelo ganhou em emoção, com os dois lados tendo suas oportunidades, mas parando nas defesas rivais. O Toulon chegou perto do try da vitória com Mitchell, aos 65′, mas os provençais mataram a partida apenas aos 70′, com drop goal preciso de Wilkinson, como sempre. 16 x 6. O Racing Métro ainda exerceu uma pressão final, com lateral a 5 metros, mas a defesa Toulonnais falou mais alto e assegurou o triunfo.

 

Castres vence semifinal dramática e vai defender seu título

No sábado, o pequeno notável Castres seguiu marcando época no rugby francês ao dar outra impressionante prova de força ao alcançar sua segunda final consecutiva de Top 14, para defender o título obtido na temporada passada justamente contra o Toulon, vice-campeão de 2013. O clube da cidade de apenas 43 mil habitantes superou o Montpellier, que segue sem sentir o sabor de um título francês. O jogo foi épico e acabou apenas na prorrogação.

O Castres começou mais incisivo e quase chegou ao primeiro try aos 2′, mas ganhou um penal para Kockott abrir o placar. A resposta foi rápida, com o Montpellier trabalhando bem nas fases a posse de bola até Trinh-Duc desferir um certeiro drop goal. 3 x 3.

O Montpellier mostrou bom jogo de forwards e monopolizou a posse da bola por alguns minutos, mas quem voltou a pontuar foi o Castres, com penal de longa distância de Kockott, aos 21′, após erro de lateral do Montpellier. O sul-africano teve nova chance de penal aos 26′, mas desperdiçou o arremate. O Castres cresceu e, após um scrum a 5 metros, Claassen achou o espaço e mergulhou para o  try dos atuais campeões, aos 31′. A resposta dos azuis do Mediterrâneo não tardou. Em lindo contra-ataque, a jogada de Trinh-Duc com o sul-africano Olivier encontrou o ex-All Black Rene Ranger, que quebrou o tackle na intermediária e correu para o try.

Antes do fim, o Montpellier se salvou da virada do CO. A linda troca de passes encontrou o escocês Max Evans na ponta, que correu para o try, mas foi magnificamente tacleado por Bérard na ponta. 13 x 10 para o Castres.

O segundo tempo começou com o Castres pressionando. Aos 42′, Dulin arriscou e errou um drop goal de 50 metros, mas Kockott adicionou novo penal na sequência. Aos 48′, foi a vez de Trinh-Duc jogar fora chance de penal para o time de Hérault, mas era o segundo colocada da temporada regular que passava a prevalecer na posse de bola, dominando o scrum fixo para, aos 57′, Trinh-Duc empatar a peleja com outro penal. A formação do Montpellier seguiu arrasadora e, aos 60′, em novo colapso do scrum do Castres, Trinh-Duc colocou finalmente os mediterrânicos em vantagem, 19 x 16.

O empate do Castres não tardou, com Kockott devolveu com penal certeiro aos 66′, no momento que o Castres voltava a equilibrar as ações. Kockott teve uma chance final para dar a vitória ao Castres, mas perdeu o chute de penalidade. Nenhum dos dois lados conseguiu prevalecer nos minutos derradeiros e o 19 x 19 persistiu, levando a disputa para a prorrogação.

O tempo extra inverteu a tendência final da partida e foi o CO que dominou por completo os primeiros 10 minutos. Aos 82′, Lamerat recebeu na ponta, explodiu para o try, mas o fijiano Nagusa executou um fenomenal tackle em velocidade que negou ao Castres o try. Kockott teve nova chance aos 89′ e também não foi feliz e quem acabou sendo decisivo foi outro fijiano, Seremaia Baï, que disparou um drop goal no último lance do primeiro tempo da prorrogação para dar a frente ao Castres.

Na etapa derradeira, quem teve a chance maior da virada foi o Montpellier, pressionando de todas as formas. Aos 94′, os azuis arrancaram o precioso penal, mas optaram pelo chute para a lateral. O lateral virou outro penal para o Montpellier, que novamente não quis o chute aos paus para o empate e pediu um scrum. O Castres cresceu na formação e roubou a bola do Montpellier, com Talès executando um brilhante chute para a lateral que saiu dentro das 22 de defesa do Montpellier. No fim, o Montpellier roubou a bola em scrum e teve a posse final para tentar os pontos do empate, mas não conseguiu trabalhar a bola e deu a vitória ao CO, 22 x 19!

 

Agen e La Rochelle disputarão vaga no Top 14

Com o Lyon já campeão da Pro D2 e promovido ao Top 14 de 2014-15, a segunda divisão francesa começou a disputa do mata-mata pela última vaga de promoção. As duas equipes mandantes levaram a melhor neste domingo. O Agen venceu o Narbonne por 25 x 17, tranquilos até o fim do jogo. Waqaseduadua fez o try e Lagarde acertou 4 penais e 2 drop goals, com o Narbonne marcando seu único try já nos acréscimos.

O La Rochelle, por sua vez, teve parada que prometia ser muito indigesta, com o Pau sedento por vitória. Foram nada menos que 4 tries do time de Charente-Maritime, com o fijiano Levani Botia anotando no minuto 1 e no minuto 28. Cler fez mais um antes do intervalo. Moa e Mnca fizeram 2 tries para os verdes, mas o La Rochelle matou o jogo com um try penal no fim. 35 x 18.

Agen e La Rochelle duelam em campo neutro, em Bordeaux, no dia 25 de maio, valendo promoção ao Top 14.

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês

Semifinais

Toulon 16 x 6 Racing Métro, em Lille

Montpellier 19 x 22 Castres, em Lille

 

Final – dia 31 de maio

Toulonversuscastres

Toulon x Castres, em Paris

 

Pro D2 novo 2012

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

Semifinais

Agen 25 x 17 Narbonne, em Agen

La Rochelle 35 x 18 Pau, em La Rochelle

 

Final – dia 25/05

Agen x La Rochelle, em Bordeaux