Tempo de leitura: 12 minutos
O Campeonato Francês está se encaminhando para as decisões! Neste feriado de Páscoa, o Top 14 teve as disputas de sua 23ª rodada, restando agora apenas 3 rodadas para o fim da temporada regular. Toulon e Clermont atropelaram Stade Français e Agen, respectivamente, e deram um passo crucial rimo à classificação antecipada às semifinais. Já o Toulouse bateu o Racing Métro e se garantiu matematicamente no mata-mata, mantendo a terceira posição. Já Castres e Montpellier também conseguiram suas vitórias, assegurando boa situação na luta pela classificação. O Castres sobretudo, pois venceu fora de casa o Perpignan, sétimo colocado, abrindo 9 pontos sobre o concorrente direto. O Biarritz, por sua vez, superou o Grenoble e ainda sonha com a vaga, apesar de quase impossível (são 12 pontos atrás do Montpellier, sexto colocado). Na luta contra o rebaixamento, o Bordeaux praticamente se livrou da ameça ao bater o Bayonne, abrindo 14 pontos sobre o agora praticamente rebaixado Agen.
Toulon e Clermont no céu
Toulon e Clermont se distanciam cada vez mais de seus perseguidores, faltando muito pouco para ambos se garantirem antecipadamente nas semifinais do Top 14. O Toulon foi a Lille enfrentar o Toulon e massacrou o oponente: 43 x 11, com tries de Fernández Lobbe, Pallison, Masoe e Armitage, garantindo o ponto-bônus no norte da França. Além disso, o RCT ainda somou mais 4 penais e 1 drop goal com Wilkinson, sempre ele. O Stade Français, que apostou em mandar o jogo em Lille, para cativar novos torcedores fora de Paris, praticamente deu adeus à briga por um lugar no mata-mata final, e sonha apenas em beliscar a sétima colocação – que poderá render a classificação à Copa Europeia (Heineken Cup), dependente de quem for o campeão da própria Copa Europeia e da Copa Desafio Europeu (Amlin Challenge Cup) neste ano.
Com apenas 2 pontos atrás do Toulon, mas 7 na frente do terceiro colocado Toulouse, está o Clermont, que massacrou e virtualmente rebaixou o Agen. Monumentais 66 x 21, com incríveis 10 tries a favor dos amarelos. Destaques para Fofana, que anotou 3 tries, e Nalaga, que marcou outros 2.
Toulouse e Castres conquistam grandes vitórias
O Toulouse segue sonhando em conquistar a vaga nas semifinais após vencer o Racing Métro no Stade de France, em Paris. Os occitanos saíram atrás no placar, com Wisniewski dominando o primeiro tempo para o Racing Métro, com 1 try e 4 penais. 17 x 6 no intervalo. Porém, o Toulouse reagiu na segunda etapa e o try de Vincent Clerc, aos 58′, colocou os visitante no jogo. No entanto, o Racing Métro respondeu com 3 penais de Wisniewski, contra apenas 2 chutados por Beauxis. A vantagem de 6 pontos dos parisienses se provou insuficiente nos minutos finais, com o Toulouse sendo premiado pela pressão final: aos 79′, Vincent Clerc cruzou a linha para fazer seu segundo try no jogo, com a conversão de Beauxis garantindo o triunfo do time sulino, 27 x 26, no apagar das luzes. O resultado garantiu o Toulouse matematicamente no mata-mata final.
O quarto colocado Castres também conseguiu uma preciosa vitória, superando fora de casa o sétimo colocado Perpignan, abrindo assim 9 pontos na briga por uma vaga no mata-mata. Evans, no primeiro lance, abriu o placar com try para o Castres. Os visitantes se mantiveram na frente no placar até o intervalo, com mais 2 penais de Teulet, fazendo 13 x 6. Os catalães tardaram a emplacar uma reação, permitindo que Kockott, aos 61′, fizesse mais um try para o CO. Contudo, a reação aconteceu, iniciada com o try de Strokosch aos 65′. Porém, Kockott ainda chutou mais um penal para o CO, aos 68′, abrindo 8 pontos. A pressão do USAP foi total nos minutos finais, e foi premiada com o segundo try aos 72′, com Taofifenua. Os Arlequins foram para a pressão final, mas os pontos da virada não saíram. 21 x 20, vitória do Castres.
Montpellier abre, Biarritz sonha
A derrota do Perpignan beneficiou o Montpellier, sexto colocado, que abriu 6 pontos de vantagem sobre os catalães. O Montpellier teve tarefa simples nesse sábado, batendo por 30 x 17 fora de casa o já rebaixado Mont-de-Marsan. Entretanto, o Montpellier não foi capaz de anotar o ponto-bônus, o que poderá fazer falta mais para frente.
No País Basco, o Biarritz venceu o Grenoble, em jogo de vida ou morte para os dos lados. A vitória por 33 x 16 do Biarritz praticamente eliminou o Grenoble da briga pelo mata-mata e deu ainda alguma esperança ao Biarritz, que está a 12 pontos do Montpellier. Após um forte início do scrum do Grenoble, com try penal aos 17′, Yachvilli e Baby viraram o placar para o BO por meio de 4 penais e, na segunda etapa, os bascos asseguraram o triunfo com tries de Ngwenya e Erik Lund, após lindo bloqueia de chute do norueguês e devolução de calcanhar de Yachvilli.
Bordeaux quase livre da Pro D2
A derrota do Agen para o Clermont deixou o Bordeaux em grande situação na luta contra o rebaixamento. Mas, o Union fez mais: venceu com ponto-bônus o Bayonne e praticamente deu adeus à segundona, virtualmente rebaixando o Agen, que agora tem 14 pontos a menos que o Bordeaux (com somente 15 pontos em disputa). Para se livrar da Pro D2, o Bordeaux atropelou o Bayonne por 39 x 13, com direito a 5 tries. Porém, o ponto-bônus saiu apenas aos 75′, com try de Clarkin. Madaule, no finzinho, ainda deixou mais um, seu segundo no jogo, para a alegria da torcida presente no Stade André Moga, em Bègles, subúrbio de Bordeaux.
Antepenúltima rodada
O Top 14 retornará nos dias 12 e 13 de abril, com destaque para os confronto Montpellier x Toulouse, Perpignan x Biarritz e Toulon x Clermont. Antes, nos dias 5, 6 e 7, será a vez da Heineken Cup agitar o rugby europeu com as quartas-de-final.
Top 14 – Campeonato Francês
Biarritz 33 x 16 Grenoble, em Biarritz
Stade Français 11 x 43 Toulon, em Paris
Clermont 66 x 21 Agen, em Clermont-Ferrand
Perpignan 20 x 21 Castres, em Perpignan
Bordeaux 39 x 13 Bayonne, em Bordeaux
Mont-de-Marsan 17 x 30 Montpellier, em Mont-de-Marsan
Racing Métro 26 x 27 Toulouse, em Paris