Tempo de leitura: 11 minutos
Encerrada a temporada regular do Top 14 francês! Desde a rodada passada, os classificados ao mata-mata e os rebaixados já eram conhecidos e ficou para a última rodada a definição dos confrontos do mata-mata. No duelo mais importante, o Racing Métro venceu no aperto o Castres, mas não conseguiu tirar do oponente o mando de jogo de uma das repescagens. Já o Toulouse venceu com facilidade e garantiu o outro mando. Com isso, o Toulouse receberá no dia 10 o Racing Métro, ao passo que o Castres será o mandante contra o Montpellier, no dia 11. O vencedor de Castres e Montpellier terá pela frente na semfiinal o Clermont, que se garantiu em primeiro lugar, enquanto o vencedor de Racing Métro e Toulouse enfrentará na semifinal o Toulon, ambos em campo neutro, em Nantes.
Tranquilos nas semifinais
Clermont e Toulon fecharam a temporada regular do Top 14 com tranquilas vitórias se garantindo atecipadamente nas semifinais. O que significa que os dois finalistas da Heineken Cup terão um fim de semana de descanso para se prepararem para a decisão europeia.
O primeiro lugar na tabela ficou com o Clermont, que terá agora, teoricamente, um adversário menos problemático nas semifinais. O time amarelo passou pelo Bordeaux por implacaveis 67 x 3, com direito a 9 tries não respondidos. Já o Toulon venceu o rebaixado Agen por 43 x 21, em jogo de 6 x 3 em tries.
Repescagens definidas
O Toulouse também não teve maiores problemas para confirmar a terceira colocação e o mando de jogo na repescagem. Após maus resultados, o detentor do Bouclier de Brennus – a taça de campeão francês – se reabilitou derrotando o Grenoble por 57 x 7, com uma lavada de 8 tries.
A briga pela quarta posição, que também garantia o mando de jogo na repescagem, foi intensa. O Montpellier fez sua parte, mas ficou na quinta posição. O time do Languedoc recebeu o já eliminado Perpignan e trucidou o rival: 50 x 22. O jogo foi um verdadeiro espetáclo ofensivo, com 11 tries, sendo 7 para o Montpellier e 4 para o Perpignan. O que definiu o triunfo azul foi o primeiro tempo, que se encerrou em 22 x 0 a favor do Montpellier, com um try penal inicial aos 22′ e outros 2 tries, com Sicart e Tulou. Na segunda etapa, Bustos Moyano guardou 2 tries, respondidos por Piukala e Taofifenua. Tupuola e Paillaugue responderam para o Montpellier, que sofreu o troco de Guitoune e Catala, fechando um grande jogo.
A quarta posição ficou nas mãos do Castres, que foi a Paris e saiu derrotado pelo Racing Métro, que terminou na sexta posição. O ponto-bônus defensivo a favor do Castres garantiu o mando de jogo para o time de Midi, enquanto o time parisiense falhou em obter o ponto-bônus ofensivo, que lhe daria o mando de jogo. O confronto foi certamente o melhor do dia, com emoção até o fim. O Racing fez um primeiro tempo primoroso, abrindo 22 x 6. Bobo, aos 29′, fez o único try dos Franciliens, que arrancaram mais 12 pontos em penais chutados por Wisniewski. Na segunda etapa, entretanto, o CO reagiu, e fez seu primeiro try aos 55′, com Cabannes. O time visitante ganhou ânimo e fez mais um try na sequência, com Garvey. E a virada saiu aos 73′, com Kockott, em grande jogada da linha do Castres. Quando tudo parecia que a vitória já era dos visitantes, Ben Arous cravou o try da vitória do Racing Métro, aos 77′. 29 x 28 com a conversão, placar final.
Cumprindo tabela
Mais duas partidas encerraram a temporada regular do Top 14. Em Biarritz, o time da casa atropelou o Stade Français por 52 x 17, em jogo que já não valia mais nada. O Biarritz vai agora para as suas férias, enquanto o Stade Français se foca na disputa da final da Amlin Challenge Cup, dia 17, contra o Leinster. Por fim, o Mont-de-Marsan bem que tentou, mas não conseguiu se despedir com vitória do Top 14. O lanterna do campeonato recebeu e foi derrotado pelo Bayonne por 36 x 33, com try no finzinho do ex-All Black Rokocoko para os visitantes. Com isso, o Bayonne terminou o campeonato na frente de seu rival basco, o Biarritz.
Top 14 – Campeonato Francês
Biarritz 52 x 17 Stade Français, em Biarritz
Toulon 43 x 21 Agen, em Toulon
Racing Métro 29 x 28 Castres, em Paris
Mont-de-Marsan 33 x 36 Bayonne, em Mont-de-Marsan
Montpellier 50 x 22 Perpignan, em Montpellier
Toulouse 57 x 7 Grenoble, em Toulouse
Clermont 67 x 3 Bordeaux, em Clermont-Ferrand
Repescagens (Barrages)
Toulouse x Racing Métro, em Toulouse – Dia 10/5
Castres x Montpellier, em Castres – Dia 11/5
Semifinais
Clermont x Castres/Montpellier, em Nantes – Dia 25/5
Toulon x Toulouse/Racing Métro, em Nantes – Dia 25/5