Top 14 logo novo

Tempo de leitura: 14 minutos

O Top 14 francês fechou o ano de 2012 com as disputas de sua 14ª rodada, a primeira do returno da liga. Nenhuma zebra foi registrada na rodada do dia 30, mas alguns resultados impactantes foram registrados, com Toulon, Clermont, Montpellier e Racing Métro “lavando a alma”.

 

Toulon e Clermont com sobras

- Continua depois da publicidade -

Os dois primeiros colocados do Top 14 venceram com sobras seus oponentes neste domingo.

O Toulon não deu chances ao Perpignan, arrancando o ponto-bônus ofensivo no fim da partida. O Perpignan começou bem a disputa, anotando seu try logo aos 3′, com Michel, apanhando chute cruzado para o in-goal. Com um elenco muito experiente, o Toulon rapidamente reverteu a pressão e arrancou penais atrás de penais. Foram nada menos que 5 no primeiro tempo para Jonny Wilkinson arrematar com precisão, virando o placar antes do intervalo para 15 x 10. Mélé descontou com penal para o USAP logo no início da segunda etapa, mas a reação não prosseguiu. O Toulon passou como um rolo compressor sobre os catalães. O primeiro try saiu aos 52′, com Smith, completando na corrida o passe longo recebido do Wilkinson, em jogada iniciada por Fernández Lobbe. Na sequência, aos 56′, Smith cravou seu segundo try, após outro passe longo de Wilkinson. Soberbo.

O Perpignan voltou ao jogo e buscou o ataque, mas não foi capaz de dar prosseguimento. Nos minutos finais, o Toulon cresceu, e arrancou os dois tries finais. Aos 72′, Gunther completou a jogada do poderoso scrum toulounnais. E, aos 79′, Gunther atropelou para seu segundo try no jogo, fechando o placar em 46 x 13.

O Clermont não ficou atrás do Toulon. Jogando também em casa, o vice-líder emplacou 48 x 3 sobre o Bayonne. Foi um verdadeiro atropelamento de 6 tries. No primeiro tempo, Fofana anotou os 2 primeiros tries do time da Auvérnia, fechando o primeiro tempo em 20 x 3. Na segunda etapa, foi a vez de Nalaga deixar 2 tries, enquanto Buttin e Stanley também fizeram os seus.

 

Toulouse vence desafio em Castres

 No jogo mais parelho da rodada, o Toulouse, terceiro colocado, bateu o Castres, quarto colocado, na casa do rival. Andreau, logo aos 9′, fez o primeiro e único try da partida a favor do Castres, em rápido e mortal contra-ataque. O primeiro tempo foi totalmente favorável ao Olympique, que por pouco não virou o primeiro tempo com vantagem ainda maior, impondo muitas dificuldades à deficiente defesa da linha toulousain. 10 x 9 a favor do CO no primeiro tempo.

A sobrevivência do Toulouse no jogo se deu por conta de seus packs, que arrancaram preciosos penais para Lionel Beauxis converter. Depois de 3 penais na primeira etapa, Beauxis seguiu certeiro, e virou a partida a favor dos visitantes, fazendo 18 x 10 até os 65′. O Castres reagiu e arrancou 2 penais para Kockott colocar os anfitriões a apenas 2 pontos de diferença. Porém, a virada não veio, com os visitantes trabalhando muito na defesa.

 

Montpellier atropela Stade Français, Grenoble vence bem o Bordeaux

Não foram apenas Toulon e Clermont que sobraram na rodada. O Montpellier também atropelou, vencendo por impactantes 54 x 16 ninguém menos que o Stade Français, cada vez mais distantes da zona de classificação ao mata-mata. O Montpellier jogou livre, mostrando muita qualidade em sua habilidosa linha, envolvendo facilmente os parisienses. Foram nada menos que 3 tries logo no primeiro tempo, com Cambezou, Nagusa e Trinh-Duc, abrindo 27 x 9. No início da segunda etapa, Missoup fez o primeiro try do Stade Français, esboçando uma reação, que foi, contudo, prejudicada pelos dois cartões amarelos seguidos recebidos pelos parisienses (Missoup e Arrias, aos 51′ e aos 55′). Com 13 jogadores em campo, a defesa do Stade Français não suportou. Tomas e Moyano anotaram mais 2 tries para os anfitriões. E Galletier, aos 72′, fecho o placar.

A vitória manteve o Montpellier no quinto lugar, agora a 2 pontos do Castres. Abaixo do Montpellier, em sexto lugar, vem o Grenoble, que venceu o desesperado antepenúltimo colocado Bordeaux por 19 x 9. Gengenbacher, aos 53′, fez o único try do jogo a favor dos alpinos.

 

Triunfos de Racing Métro e Biarritz

A derrota não foi trágica para o Bordeaux porque o Agen, penúltimo colocado, sofreu dura derrota para o Racing Métro, jogando em Paris. Contundentes 40 x 6, cruciais para o Racing, que pulou para a 9ª posição e voltou a sonhar com a classificação ao mata-mata. O jogo foi teve fim dramático para os racingmen, que só conseguiram o ponto-bônus graças aos tries de Gérondeau, aos 75′, e do argentino Juan José Imhoff, no apagar das luzes, aos 79′.

Por fim, vitória essencial na briga pelo mata-mata também foi obtida pelo Biarritz, sétimo colocado. Entretanto, os bascos sofreram mais do que o esperado para derrotarem o lanterna Mont-de-Marsan. Suados 19 x 18, sem qualquer brilho.

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês

Racing Métro 40 x 6 Agen, em Paris

Mont-de-Marsan 18 x 19 Biarritz, em Mont-de-Marsan

Grenoble 19 x 9 Bordeaux, em Grenoble

Clermont 48 x 3 Bayonne, em Clermont-Ferrand

Castres 16 x 18 Toulouse, em Castres

Montpellier 54 x 16 Stade Français, em Montpellier

Toulon 46 x 13 Perpignan, em Toulon