Tempo de leitura: 2 minutos
Foi revelada nesta semana a tabela do Torneio Qualificatório 2015-16, que vale duas vagas na Challenge Cup 2016-17. A competição está sendo realizada pela terceira vez e teve sua disputa expandida, com a fase e grupos sendo realizada em turno e returno. O torneio conta com oito clubes, divididos em quatro grupos de quatro, sendo que cada equipe faz quatro jogos, enfrentando os quatro times do outro grupo, sem realizar jogos contra equipes de seu próprio grupo.
Serão três clubes do Eccellenza italiano – o segundo escalão do rugby italiano, abaixo dos times do país que disputam o PRO12 -, um clube romeno, um espanhol, um português, um alemão e um belga, exatamente os campeões de cada país. Os campeões de cada grupo se classificarão para uma repescagem, que vale vaga na Challenge Cup 2016-17. Na repescagem, eles enfrentarão Calvisano, da Itália, ou Yenisei, da Rússia, os dois clubes que se classificaram para a Challenge Cup deste ano e, com isso, não jogarão o Torneio Qualificatório. A fase de grupos acontece entre novembro de 2015 e janeiro de 2016.
Ao contrário de 2014-15, o Torneio Qualificatório não contará com nenhum representante da Geórgia, que optou por não participar. Já a Rússia também preferiu não ter vagas na fase de grupos e apenas o Yenisei estará na disputa, mas na fase final de repescagem.
Grupo A: Rovigo (Itália), Fiamme Oro Roma (Itália), VRAC (Espanha) e Heildelberger (Alemanha)
Grupo B: Mogliano (Itália), Timisoara Saracens (Romênia), Direito (Portugal) e Kituro (Bélgica)
14 de novembro
Rovigo x Direito
Kituro x Fiamme Oro
21 de Novembro
VRAC x Timisoara Saracens
Kituro x Rovigo
Direito x Heidelberger
Fiamme Oro x Mogliano
12 de dezembro
Fiamme Oro x Direito
Timisoara Saracens x Rovigo
Mogliano x Heidelberger
VRAC x Kituro
19 de dezembro
Heidelberger x Kituro
Timisoara Saracens x Fiamme Oro
Mogliano x VRAC
9 de janeiro
Direito x VRAC
16 de janeiro
Heidelberger x Timisoara Saracens
Rovigo x Mogliano
Foto: Fotos: Rugby Phot Store/António Simões dos Santos/Mão de Mestre
A propósito, já há notícias sobre transmissão? Gostaria de assistir pela internet. Muito triste pela ausência da Geórgia, acompanho o Didi10 (campeonato local) e torço pelo Lokomotive. O que explica essas desistências de GEO e RUS, complicações financeiras ou pressões das outras nações envolvidas? Difícil acreditar em renúncias espontâneas, afinal estou certo que os clubes latinos não devem mesmo ter feito nenhuma questão de jogar na Sibéria…
Este site é fantástico, estou há meses atrás de informações sobre esse torneio e venho as obtendo com grande dificuldade. É por essas que sou frequentador diário do Portal.