Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Super Rugby segue dominado por completo pelos neozelandeses e neste fim de semana dois de seus gigantes se enfrentaram, com o Chiefs desafiando a liderança e a invencibilidade dos Crusaders, mas sem sucesso. Os Crusaders venceram mais uma e são lideres absolutos em sua divisão, fazendo ser levantada a questão: quem pode vencê-los? Já no lado sul-africano do campeonato, são os Lions que estão dominando, com a segunda melhor campanha geral até o momento. Os Jaguares, da Argentina, tiveram folga neste fim de semana.

 

Crusaders e Lions imparáveis

- Continua depois da publicidade -

O grande jogo da rodada do Super Rugby se deu na sexta-feira, em Suva, capital de Fiji, onde os Chiefs resolveram mandar seu jogo contra os Crusaders, líderes e únicos invictos até aqui na competição. E foi um jogaço, que teve reviravoltas e resultou na incrível 12ª vitória dos ‘Saders em 12 jogos, 31 x 24.
 
Os Crusaders abriram o placar com 2 penais, mas os Chiefs deram o troco aos 20′ com try de Nanai-Williams, na ponta, finalizando apimentada troca de passes, e aos 24’, com James Lowe aproveiando falha da recepção de chutes dos rubronegros. Mas, a resposta foi imediata, com os ‘Saders rompendo a linha defensiva aos 27′ com o centro Goodhue, que entregou de offload para o asa Heiden Bedwell-Curtis devolver a frente no placar aos visitantes. O jogo seguiu lá e cá e, aos 30’, o pack dos Chiefs quebrou a marca para Kane Hames fazer o terceiro try, levantando a torcida fijiana. Mais emoção veio no segundo tempo e foi com os ‘Saders dando as cartas com o fullback fijiano Havili deixando seu try para o delírio dos locais, em lindo contra golpe iniciado por Mo’unga. Os líderes tinham mais a mostrar e, aos 59’, o primeira linha Ben Funnell guardou o seu pelo lado cego do ruck, após outra mágica jogada da linha dos ‘Saders. Porém, os Chiefs não estavam mortos e, aos 72′, Aaron Cruden reduziu a desvantagem com o quarto try. Mas a virada não veio.
 

Já os Lions fizeram o clássico do velho Transvaal na África do Sul contra os Bulls, que fazem campanha desapontadora. Foi uma lavada do time de Joanesburgo sobre o time de Pretória, 51 x 14, em uma chuva de 8 tries. Destaque para Ruan Combrinck que correu para 2 tries, incluindo o inaugural com estilo aos 2’, para dar as cartas desde o início no Ellis Park, que assistiu a uma baile da linha dos Leões.

Hurricanes e Highlanders voam

Hurricanes e Highlanders passearam mantendo a hegemonia neozelandesa na temporada. Os Hurricanes brilharam em casa com vitória sobre os Cheetahs por 61 x 07, com 9 tries na conta. Vince Aso esteve endiabrado guardando seu hat-trick (3 tries).

 

Já os Highlanders foram a Perth e atropelaram o Force por 55 x 06. O time de Dunedin correu para 8 tries sem resposta, com direito a 2 de Rob Thompson e outros 2 de Aki Seiuli, que ganhou seu lugarzinho no time titular na véspera do duelo.

 

Stormers e Waratahs reagem

Stormers e Waratahs respiraram bons ares nesse fim de semana tirando a má fase das costas. Os Stormers receberam os Blues e conquistaram uma rara vitória sobre neozelandeses por 30 x 22, voltando aos trilhos. Mas quem largou na frente foram os visitantes, com Moala e Parsons fazendo os únicos tries do primeiro tempo. O time do Cabo reagiu com Kolisi caindo no in-goal no primeiro lance após a volta dos vestiários, mas Gibson, aos 44′, guardou o terceiro try dos Blues, sugerindo uma contundente vitória kiwi. Isso não ocorreu, com os Stormers dominando a batalha fisicamente, reduzindo com o abertura sensação Leyds, aos 60′. Aos 67′, veio o momento decisivo, com cartão vermelho para Duffie, dos Blues. Com um homem a mais, os Stormers construíram o try da vitória, com Notshe fazendo explodir a torcida aos 70′.

 

Em Sydney, no domingo, o Waratahs conseguiu importante vitória em sua perseguição ao Brumbies pelo primeiro lugar da divisão australiana. Os ‘Tahs receberam os Rebels e venceram por 50 x 23, em jogo animado de 8 tries a 3 a favor dos anfitriões. Foley, Phipps, Hooper, Folau & cia voltaram a jogar bem e deram alegria à torcida no dérbi nacional da vez.

 

Brumbies e Sharks não largam a zona de classificação

A liderança entre os australianos ainda é dos Brumbies, apesar dos esforços dos Waratahs. O time de Canberra viajou à África do Sul e venceu o ascendente e aguerrido Kings em Porto Elizabeth por 19 x 10. Os sul-africanos largaram na frente com try do ótimo abertura Lionel Cronjé (olho nele!), aos 17′, mas Mann-Rea, aos 22′, Toua, aos 64′, e Banks, aos 71′, fizeram os tries da vitória dos visitantes. Os Brumbies seguirão para a Argentina para enfrentarem os Jaguares.

 

Já os Sharks continuam vencendo na África do Sul e são os segundos melhores do país no momento. Nesse sábado, o time de Durban foi a Singapura encarar os japoneses do Sunwolves e venceram por 38 x 17, sem sustos. Lwazi Mvovo “comeu a bola” e fez 3 tries, enquanto Nkosi guardou 2 e Ruan Botha deixou o seu. Vitória importante porque na semana que vem os Sharks receberão os Stormers em duelo da parte de cima na África do Sul.

 

Super Rugby logo

Super Rugby – Liga do Hemisfério Sul

Chiefs 24 x 31 Crusaders

Stormers 30 x 22 Blues

Hurricanes 61 x 07 Cheetahs

Force 06 x 55 Highlanders

Sunwolves 17 x 38 Sharks

Lions 51 x 14 Bulls

Kings 10 x 19 Brumbies

Waratahs 50 x 23 Rebels

 

EquipeConferência*PaísCidadeJogosPontos
Grupo Australásia
CrusadersNeozelandesaNova ZelândiaChristchurch1563
HurricanesNeozelandesaNova ZelândiaWellington1558
ChiefsNeozelandesaNova ZelândiaHamilton1557
HighlandersNeozelandesaNova ZelândiaDunedin1551
BluesNeozelandesaNova ZelândiaAuckland1537
BrumbiesAustralianaAustráliaCanberra1534
ForceAustralianaAustráliaPerth1526
RedsAustralianaAustráliaBrisbane1521
WaratahsAustralianaAustráliaSydney1519
RebelsAustralianaAustráliaMelbourne1509
Grupo África do Sul
LionsÁfrica 2África do SulJoanesburgo1565
StormersÁfrica 1África do SulCidade do Cabo1543
SharksÁfrica 2África do SulDurban1542
JaguaresÁfrica 2ArgentinaBuenos Aires1533
KingsÁfrica 2África do SulPorto Elizabeth1528
CheetahsÁfrica 1África do SulBloemfontein1521
BullsÁfrica 1África do SulPretória1520
SunwolvesÁfrica 1JapãoTóquio1512
- Vitória = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota = 0 pontos;
– Vencer marcando 3 ou mais tries que o oponente = 1 ponto extra;
– Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

Classificam-se às quartas de final:
- o 1º colocado de cada uma das 4 conferências*;
- mais três equipes de melhor campanha no Grupo Australásia;
- mais a equipe de melhor campanha no Grupo África do Sul;

 

Próxima rodada

Dia 26/05 – Blues x Chiefs

Dia 26/05 – Reds x Force

Dia 27/05 – Sunwolves x Cheetahs

Dia 27/05 – Highlanders x Waratahs

Dia 27/05 – Rebels x Crusaders

Dia 27/05 – Bulls x Hurricanes

Dia 27/05 – Sharks x Stormers

Dia 27/05 – Jaguares x Brumbies

Dia 28/05 – Lions x Kings

 

Foto: Super Rugby – Crusaders