Tempo de leitura: 2 minutos
A Super League inglesa, o Campeonato Inglês de Rugby League, terá mudanças importantes para 2015. A competição que hoje envolve 13 clubes ingleses e 1 francês será reduzida para 12 participantes, sendo que redução igual ocorrerá no RFL Championship, a segunda divisão, que também passará a ter 12 clubes.
Desde 2009, a Super League adota o modelo de liga fechada com licenças, sem rebaixamento, muito próximo do modelo de franquias dos esportes dos Estados Unidos. De acordo com o modelo das licenças, a cada três anos os clubes interessados em participar da liga têm que renovar ou adquirir suas licenças mediante avaliação da liga, que estipula metas para os clubes alcançarem em diversas áreas, como finanças, estádio, marketing, categorias de base, sócios e desempenho em campo). As licenças valem por três anos e os clubes que não conseguem as licenças têm que esperar esse período para volterem a postular um lugar na liga.
Em 2011, apenas uma equipe perdeu seu lugar na liga no período de renovação das licenças: foi o Crusaders, único time de Gales na liga, que deu lugar ao Widnes Vikings, que havia ficado no Championship nos anos anteriores, mas conseguiu atingir as metas da Super League. Tal modelo foi considerado insatisfatório pela liga, que o abolirá ao final da temporada 2014, quando deveriam ser feitas as reavaliações para as licenças.
Com a fragilidade da liga em comparação com a NRL australiana, com as finanças de diversos clubes se deteriorando e com os baixos públicos da segunda divisão (pouco mais de 1 mil pessoas por jogo), por conta da ausência de um sistema de promoção, a RFL optou por reduzir o número de clubes na primeira divisão e voltar com o sistema tradicional de rebaixamento e promoção. Ainda não foi definido qual será o novo modelo modelo de competição para 2015, como serão escolhidos os 12 participantes da Super League 2015 e se haverá rebaixamento também da segunda para a terceira divisão. A participação dos clubes estrangeiros também não foi debatida.
Dos 13 clubes ingleses que jogam hoje a Super League, 12 se localizam no norte do país. Atualmente, disputam a Super League os seguintes clubes: Bradford Bulls, Castleford Tigers, Catalans Dragons (França), Huddersfield Giants, Hull FC, Hull Kingston Rovers, Leeds Rhinos, London Broncos (único clube do sul da Inglaterra), Salford City Reds, St. Helens Saints, Wakefeld Trinity Wildcats, Warrington Wolves, Widnes Vikings e Wigan Warriors.
Do Kingston Press Championship (RFL Championship) participam hoje também 14 clubes, todos do norte da Inglaterra, sendo eles: Barrow Raiders, Batley Bulldogs, Dewsbury Rams, Doncaster RLFC, Fearherstone Rovers, Halifax RLFC, Hunslet Hawks, Keighley Cougars, Leigh Centurions, Sheffield Eagles, Swinton Lions, Whitehaven RLFC, Workington Town e York City Knights. Os dois últimos colocados são atualmente rebaixados para a terceira divisão, o Championship 1, que conta com 9 clubes (sendo 2 de Gales, 4 do sul inglês e 3 do norte).