Tempo de leitura: 22 minutos
Parece que começou ontem, mas o Super Rugby já chegou à sua quarta rodada, e com líder novo. O Stormers, da Cidade do Cabo, venceu o clássico sul-africano contra o Sharks e assumiu a ponta da tabela, 1 ponto acima do Brumbies, que superou o Force no dérbi australiano da rodada. O Chiefs, por sua vez, conheceu sua primeira derrota em casa em duelo de neozelandeses diante do Highlanders. Enquanto isso, Reds e Blues estão vendo suas situações se deteriorarem na parte de baixo da tabela, com os Reds caindo em casa em clássico australiano com o Waratahs, ao passo que o Blues ocupa a lanterna depois de derrota em casa para o fraco Lions.
Crusaders, Hurricanes e Rebels ganharam folga nesta rodada.
Stormers e Bulls vencem clássicos sul-africanos
Jogando em casa, diante de mais de 40 mil torcedores, os Stormers derrotaram os Sharks em clássico sul-africano e assumiram a liderança do Super Rugby isoladamente. Os azuis do Cabo começaram forte e cravar o primeiro try do jogo aos 18′, na velocidade de Jonny Kotze. Lambie respondeu com try para os Sharks, aproveitando o homem a menos dos Stormers, pelo amarelo de Groom. Mas, a pressão do pack azul seguia forte e Catrakilis teve mais duas chances de penal antes do intervalo para dar a frente aos listrados, 13 x 10.
Na segunda etapa, os Stormers seguiram punindo a indisciplina dos alvinegros de Durban e Catrakilis adicionou mais 6 pontos no placar. Custou até os 64′ para Lambie ter uma chance e mexer no marcador para os Sharks, mas a resposta foi imediata, controversa e fatal. Reinach teve seu chute bloqueado perto do in-goal, Ndungane buscou tirar a bola da zona de perigo, mas o árbitro Jaco Pepyper assinalou penal try ao considerar que Reinach interviu novamente no lance, em posição de impedimento. Try dos Stormers, e 26 x 13 no placar. Os anfitriões ainda tiveram a palavra final com penal batido por Coleman. Vitória merecida, 29 x 13, e festa no cabo.
Já em Free State, o Cheetahs caiu diante de um dominante Bulls, que mostrou evolução com relação ao começo da temporada. Os Bulls iniciaram a partida com tudo e chegaram logo a dois tries, com Pollard e Basson, mostrando qualidade na linha. Pollard ainda esteve impecável nos chutes e o placar foi ao intervalo em 23 x 6. Os Cheetahs reagiram e não se intimidaram no segundo tempo, buscando o jogo aberto e sendo premiados com os tries de Rhule e Prinsloo. Parecia que os minutos finais seriam alucinantes com os Cheetahs em busca da virada, mas Pollard esfriou os laranjas com penal seguido de drop goal e, aos 70′, Serfontein matou o jogo com o try da vitória azul. 39 x 20.
Brumbies e Waratahs sorriem na Austrália
No primeiro dérbi australiano da rodada, o Brumbies recebeu e não teve dificuldades para bater o Western Force e se manter na primeira posição de sua conferência. Arnold e Tomane, no primeiro tempo, Alexander e White, na segunda etapa, fizeram os tries do time da capital australiana, que venceu por 27 x 15.
No sábado, Brisbane recebeu o superclássico nacional entre Queensland Reds e NSW Waratahs. E a torcida local lamentou a péssima forma de sua equipe, que foi mais uma vez atropelado. Os atuais campeões começaram seguros e abrindo 13 x 0 na primeira etapa, com Bernard Foley somando try, conversão e dois penais para os azuis.
Na segunda etapa, o time de Sydney ampliou com mais um penal de Foley e com try dde Betham, matando o Reds, que não esboçou qualquer reação. Apenas no minuto final, sem chance para mais nada, Queensland fez seus pontos de honra, com try de Kotze. 23 x 5.
Chiefs e Blues lamentam derrotas
Na Nova Zelândia, Chiefs e Blues não tiveram um bom fim de semana. Mas, as situações de ambos são opostas. O Chiefs buscava a liderança do Super Rugby, mas caiu em casa para o humilde Highlanders, que cresceu em Hamilton e voltou para casa com espetacular 20 x 17 no placar. Os Highlanders fizeram o único try do primeiro tempo com Osborne e saíram na frente com 14 x 3 no placar. Sopoaga, perfeito nos chutes, foi o contra-ponto a Aaron Cruden, que teve um dia para se esquecer, perdendo 4 de seus 5 chutes de penal.
Os Chiefs mostraram a força de seu pack arrancando dois penal-tries em sequência no começo do segundo tempo, colocando-se em vantagem. O desperdício nos chutes fez falta no fim. Os Highlanders seguraram os Chiefs até os minutos derradeiros e, quando Sonny Bill Williams recebeu amarelo aos 76′ a casa caiu para os Chiefs. Banks, substituindo Sopoaga, empatou a peleja com penal e, com o tempo regulamentar esgotado, os Highlanders arrancaram novo penal que Banks não desperdiçou, dando a vitória para os visitantes, 20 x 17.
Os Blues, por sua vez, ocupam a lanterna do Super Rugby após sofrerem sua quarta derrota em quatro jogos. Desta vez, o insucesso foi preocupante, com o time da maior cidade da Nova Zelândia perdendo em casa para o fraco Lions, da África do Sul. Os Blues saíram na frente com 10 x 3 no primeiro tempo, pelo try de Kaino e penal de West. Porém, os azuis pararam e os Lions dominaram a segunda etapa, reduzindo com penal de Jantjes e garantindo a virada aos 63′ com try de Combrinck. 13 x 10, números finais.
Largada para a Vodacom Cup
Na África do Sul, o fim de semana foi também das disputas da Vodacom Cup, a Copa da África do Sul, com quatro jogos abrindo o torneio pelo Grupo Norte. O Grupo Sul, por outro lado terá início apenas no dia 20 de março. O início precoce do Grupo Norte se deu para atender às necessidades da seleção da Namíbia, os Welwitschias, que entraram no torneio como preparação para a Copa do Mundo. Na abertura, porém, os Welwitschias levaram a pior, sendo atropelados em casa pelo Golden Lions, o time reserva dos Lions do Super Rugby. 53 x 3. Os namibianos substituem os quenianos do Simba XV, que não participarão da Vodacom Cuo 2015.
Super Rugby – Liga da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia
Chiefs 17 x 20 Highlanders, em Hamilton
Blues 10 x 13 Lions, em Auckland
Reds 5 x 23 Waratahs, em Brisbane
Cheetahs 20 x 39 Bulls, em Bloemfontein
Stormers 29 x 13 Sharks, na Cidade do Cabo
Vodacom Cup
Leopards 22 x 9 Limpopo, em Potchefstroom
Welwitschias 3 x 53 Golden Lions, em Windhoek
Pumas 57 x 18 Griffons, em Nelspruit
Falcons 13 x 37 Blue Bulls, em Kempton Park