Tempo de leitura: 32 minutos
Páscoa de ovos zebrados no sevens mundial! O torneio de Tóquio, a antepenúltima etapa da Série Mundial de Sevens 2015-16, foi recheado de surpresas, com o Canadá derrubando a Nova Zelândia nas quartas de final e o Japão, finalmente, terminando o torneio entre os oito primeiros. Na luta pelo título, a derrota das All Blacks praticamente tirou o time neozelandês da briga pelo título, que agora se centra em África do Sul, líder, e Fiji, vice-líder.
Os sul-africanos bateram os fijianos em jogo crucial pela semifinal, mas perderam a chance de abrir ainda mais pontos de frente ao caírem na grande final diante da Inglaterra, que tirou na semifinal a zebra canadense e conquistou seu primeiro título na temporada. Para a África do Sul, o segundo lugar, contra o terceiro lugar de Fiji, garantiu aos Boks 4 pontos de frente na classificação geral sobre os fijianos e 9 acima dos neozelandeses. Já a Inglaterra festejou, além do título, a subida para o quarto lugar na classificação, aproveitando a campanha pífia da Austrália, que terminou apenas no décimo lugar. Essa combinação significou que os ingleses abriram 9 pontos de frente sobre os australianos, ganhando grande vantagem na luta por um lugar nos Jogos Olímpicos. Vale lembrar que os quatro primeiros colocados da temporada 2015-16 garantem classificação no Rio 2016.
Já na luta contra o rebaixamento, o Japão ganhou uma inesperada sobrevida. Ao terminar em sétimo lugar em casa, os japoneses reduziram para 8 pontos sua desvantagem com relação ao penúltimo colocado Portugal, que acabou na 13ª colocação em Tóquio.
O próximo torneio será em Glasgow, na Escócia, nos dias 9 e 10 de maio.
Japão sensação
Na primeira fase, a grande sensação em Tóquio foi o Japão, que empatou com a Argentina e derrotou Samoa para alcançar uma inédita quartas de final. O Grupo D acabou embolado e quem avançou também ao mata-mata foi a França, deixando argentinos e samoanos para trás.
Outra decepção foi a Austrália. Os aussies se complicaram na luta pela classificação ao Rio 2016 ao perderem para Portugal e Escócia. Os australianos tiveram uma reação tardia, superando a Nova Zelândia no terceiro jogo, mas já sem condições de avançar, com neozelandeses e escoceses garantindo suas vagas.
Fiji e África do Sul, por outro lado, foram impecáveis. Fiji superou Inglaterra, Gales e Hong Kong para terminaram em primeiro, com os ingleses no segundo lugar, ao passo que os sul-africanos derrotaram Canadá, Quênia e Estados Unidos. A briga intensa se deu entre os três times pelo segundo lugar, com os canadenses batendo os quenianos e perdendo para os estadunidenses, enquanto os quenianos derrotaram os EUA. No saldo, deu Canadá na quartas.
All Blacks escorregam e Inglaterra vai às nuvens
E foi justamente nas quartas de final que mais uma zebrona aconteceu. O Canadá fez um segundo tempo primoroso e com tries de Moonlight e Trainor anotou dois tries para alcançar uma vitória histórica. Nos demais resultados, Fiji massacrou o Japão, a África do Sul bateu bem a Escócia e a Inglaterra sofreu, mas venceu o clássico europeu contra a França, 10 x 0.
Nas semifinais, Fiji e África do Sul fizeram um embate de titãs. Veremalua fez no primeiro tempo para os fijianos e Kwagga Smith cravou o try da vitória, com a conversão se provando a diferença, 7 x 5. A Inglaterra, por sua vez, afastou a zebra canadense e chegou à finalíssima.
Nas finais menores, a Austrália escorregou mais uma fez e caiu na final da Taça Bronze para os Estados Unidos, 17 x 12, acabando no amargo décimo lugar. A Nova Zelândia, por sua vez, se reergueu e terminou em quinto, superando a Escócia na final da Taçal Prata, 21 x 14. Fiji também terminou com vitória, superando o Canadá no terceiro lugar, 21 x 19, reduzindo o prejuízo na luta ponto a ponto com a África do Sul.
E na grande final quem deixou pontos preciosos escaparem foram justamente os sul-africanos. A Inglaterra fez talvez seu melhor jogo na temporada, abriu o placar com try de Hayter, levou o empate antes do intervalo, com Geduld recebendo mágico passe com os pés de Cecil Afrika, mas se impôs no segundo tempo com dois tries em sequência, de Michell e Burgess. No fim, os Boks tentaram a reação com try de Afrika, mas o try da vitória não veio. 21 x 14, e primeira conquista dos ingleses na temporada.
O circuito está pegando fogo!
Hong Kong Sevens – 6ª etapa da Série Mundial de Sevens 2014-15 – em Hong Kong, China
Grupo A: Fiji, Inglaterra, País de Gales e Hong Kong
Grupo B: Nova Zelândia, Austrália, Escócia e Portugal
Grupo C: África do Sul, Estados Unidos, Canada e Quênia
Grupo D: Samoa, Argentina, França e Japão
Sexta-feira, dia 3 de abril / Sábado, dia 4 de abril
Fiji 19 x 10 Gales
Inglaterra 33 x 0 Hong Kong
Nova Zelândia 38 x 0 Escócia
Austrália 10 x 12 Portugal
África do Sul 29 x 7 Canadá
Estados Unidos 5 x 27 Quênia
Samoa 14 x 12 França
Argentina 14 x 14 Japão
Fiji 35 x 14 Hong Kong
Inglaterra 10 x 7 Gales
Nova Zelândia 26 x 7 Portugal
Austrália 14 x 17 Escócia
África do Sul 26 x 0 Quênia
Estados Unidos 22 x 14 Canadá
Samoa 12 x 26 Japão
Argentina 7 x 17 França
Fiji 35 x 19 Inglaterra
Gales 31 x 5 Hong Kong
Nova Zelândia 14 x 19 Austrália
Escócia 17 x 12 Portugal
África do Sul 24 x 15 Estados Unidos
Canadá 26 x 10 Quênia
Samoa 26 x 26 Argentina
França 24 x 19 Japão
Sábado, dia 4 de abril / Domingo, dia 5 de abril
Das 21h52 às 06h30
Quartas de final menores
Gales 14 x 7 Argentina
Quênia 5 x 14 Austrália
Samoa 21 x 0 Hong Kong
Portugal 0 x 39 Estados Unidos
Quartas de final maiores
Fiji 41 x 5 Japão
África do Sul 22 x 0 Escócia
França 0 x 10 Inglaterra
Nova Zelândia 15 x 19 Canadá
Taça Estímulo (Shield) – Semifinais
Argentina 17 x 12 Quênia
Hong Kong 17 x 19 Portugal
Taça Bronze (Bowl) – Semifinais
Gales 12 x 17 Austrália
Samoa 5 x 22 Estados Unidos
Taça Prata (Plate) – Semifinais
Japão 5 x 14 Escócia
França 12 x 19 Nova Zelândia
Taça Ouro (Cup) – Semifinais
Fiji 5 x 7 África do Sul
Inglaterra 14 x 5 Canadá
Taça Estímulo
Final – Argentina 7 x 12 Portugal
Taça Bronze (Bowl)
Final – Austrália 12 x 17 Estados Unidos
Taça Prata (Plate)
Escócia 14 x 21 Nova Zelândia
Taça Ouro (Cup)
3º lugar – Fiji 21 x 19 Canadá
Final – Inglaterra 21 x 14 África do Sul