Tempo de leitura: 19 minutos

saints welsh

Como todas, a 20a rodada da Premiership inglesa foi recheada de emoções, com as vitórias de Saracens, Harlequins e Leicester Tigers na parte de cima da tabela, e com a derrota do London Welsh, rebaixado com duas rodadas de antecedência.

 

- Continua depois da publicidade -

Sale se salva da segunda divisão

Já na sexta-feira, um jogo de tirar o fôlego. Sale Sharks receberam em Salford City Stadium o Gloucester e não foram nada de bons anfitriões. Logo de cara anotaram dois tries e a doze minutos já dominavam o placar por 12×3. E o rolo compressor continuou até o fim. Domínio total dos donos da casa com 5 tries anotados contra apenas 3 conversões de penalidades para o adversário. Final: Sharks 32x 9. Bônus ofensivo para os Sharks e afastamento matemático das chances de rebaixamento.

 

Harlequins e Saracens triunfam, London Welsh cai

No sábado, Bath foi a Londres para encarar os Harlequins. Bath tentando manter as chances de se classificar para as semifinais e os Quins, querendo se recuperar das últimas duas rodadas com derrotas. Com um primeiro tempo equilibradíssimo, Bath mantinha as esperanças, mas após o intervalo, o time londrino retornou disposto a manter-se entre os quatro melhores e se qualificar para as semifinais. Jogou um bom rugby e com dois tries anotados, acabou com as esperanças do Bath. Final: Quins 23×9.

No mesmo dia, a equipe dos Saracens recebeu em seu novo estádio, o Allianz Park, os Warriors de Worcester e atropelaram o adversário. Com atuação soberba de David Strettle que anotou três dos cinco tries dos Saries, o time da casa não tomou conhecimento do visitante. Fim de jogo: 47×17, com bônus ofensivo para os Sarries.

A nota triste da rodada foi o rebaixamento do London Welsh que foi derrotado em seu estádio, Kassam Stadium, para os Saints de Northampton. Welsh precisava vencer para sonhar com as chances de permanecer na Premiership, mas os Saints, em disputa para a classificação para as semifinais, não deram mole e venceram os donos da casa. Final: 31×14 para os Saints.

 

Tigers vencem clássico contra Wasps

No domingo, os Wasps de Londres foram a Leicester buscando manter vivas as chances de se classificarem para a semifinal. Com bela atuação do half scrum da seleção inglesa Ben Youngs que anotou dois tries na partida, os Tigers venceram os Wasps e tiraram de vez o time londrino da disputa por uma vaga na semifinal. Apesar de ter perdido duas conversões no primeiro tempo, Toby Flood faz uma boa partida no segundo tempo. Final: Tigers 35×16, com bônus ofensivo para os Tigers.

Faltando apenas duas rodadas para o fim da fase classificatória, três dos quatro semifinalistas: Saracens, Tigers e Harlequins. A vaga restante é disputada pelos Saints de Northampton e por Gloucester. Com mínimas chances, ainda os Chiefs que têm que contar com vitórias com 4 tries ou mais em cada uma para se classificarem e ainda torcer por tropeços dos outros dois postulantes.

Na parte de baixo da tabela, London Welsh com apenas 18 pontos, 12 a menos do penúltimo colocado, foi rebaixado.

 

Leeds, Bedford e Bristol brigam pelas últimas vagas no mata-mata do RFU Championship

Na segunda divisão, o RFU Championship, restam duas vagas em disputa para as semifinais, com três tradicionais equipes lutando para seguirem adiante. Jogando em casa, o Bedford Blues foi derrotado pelo Leeds Carnegie, que deu um passo decisivo rumo à classificação. 33 x 24, que deixaram o Leeds dependendo só de si para ir às semifinais. Já os Blues, com um jogo a menos (contra o lanterna Doncaster), ainda dependem somente de seus resultados. A situação se complicou para o Bristol, que fez sua parte e venceu o London Scottish, mas está agora 1 ponto abaixo do Leeds e com o mesmo número de pontos do Bedford, mas com um jogo a mais. Com apenas uma partida a disputar, o Bristol já não depende só de si para avançar. E, na última rodada, o Bristol terá o ingrato desafio de vencer o líder Newcastle Falcons fora de casa. Com um detalhe: os Falcons seguem com a incrível invencibilidade de 21 vitórias em 21 jogos pelo Championship. O Leeds, por sua vez, terá pela frente o já classificado vice-líder Nottingham, enquanto o Bedford jogará com o Moseley.

Na luta contra o rebaixamento, Jersey venceu Doncaster por 13 x 10 e abriu 9 pontos sobre o lanterna, que tem um jogo a menos. Para se safar da degola, o Doncaster precisará vencer com ponto-bônus Bedford e Plymouth, além de torcer pelo tropeço de Jersey diante do Cornish Pirates.

 

Ealing conquista a National Division I

Também foi definida a terceira divisão inglesa, a National League 1, que voltou a ter um clube de Londres como campeão. E não é qualquer clube. O Ealing Trailfinders garantiu sua promoção ao RFU Championship nesse fim de semana, chegando a uma liga profissional pela primeira vez ao longo de seus 141 anos de história. Fundado em 1871, o Ealing Trailfinders é um dos mais antigos clubes do mundo, e garantiu o título da National League 1 após vencer em casa o Cinderford por 28 x 17. Com o triunfo, o alviverde do oeste de Londres abriu 20 pontos sobre Esher e Blaydon e não pode mais ser alcançado. Outros tradicionais clubes de Londres disputam a National League 1: Blackheath, Richmond e Rosslyn Park também estão entre os mais antigos e tradicionais clubes da Inglaterra, mas ficarão mais uma temporada na terceira divisão.

 

Escrito por: Luís Kolle

 

Aviva Premiership – Campeonato Inglês

Sale Sharks 32 x 9 Gloucester, em Salford

Harlequins 23 x 9 Bath, em Londres

Exeter Chiefs 27 x 6 London Irish, em Exeter

London Welsh 14 x 31 Northampton Saints, em Oxford

Saracens 41 x 17 Worcester Warriors, em Londres

Leicester Tigers 35 x 16 London Wasps, em Leicester

 

rfu championship

RFU Championship – 2ª Divisão do Campeonato Inglês

Rotherham Titans 26 x 22 Moseley, em Rotherham

Bedford Blues 24 x 33 Leeds Carnegie, em Bedford

Jersey 13 x 10 Doncaster Knights, em Jersey

London Scottish 19 x 38 Bristol, em Londres

Plymouth Albion 10 x 35 Newcastle Falcons, em Plymouth

Nottingham 28 x 26 Cornish Pirates, em Nottingham