Tempo de leitura: 18 minutos
A 19a rodada da Premiership foi marcada por emoções, viradas, vitórias de visitantes e um empate emocionante.
Começamos pelo jogo da sexta-feira à noite. Os Harlequins, desbancados da segunda posição na rodada anterior, foram a Gloucester enfrentar o time de Kingsholm para retomar a vantagem de jogar em casa nas semifinais. Só esqueceram de combinar com o adversário. Mostrando garra e determinação de quem realmente quer avançar no torneio, o time da casa reagiu e venceu a partida por dois pontos de diferença: uma conversão não anotada por Nick Evans no primeiro quarto do jogo. Final: Gloucester 17×15 Harlequins. Bônus defensivo para os Harlequins.
No sábado, Leicester Tigers foi a Northampton visitar os Saints e mostraram porque estiveram nas últimas oito finais da Premiership. Com quatro tries, dois deles de Tuilagi, os Tigers venceram e convenceram. Em um primeiro em que os Saints mantiveram o jogo de base equilibrado, Toby Flood fez a diferença com quatro cobranças de penalidades. Para o segundo tempo, Saints deveriam virar o placar desfavorável, mas não conseguiram. E mais, viram a chance de jogar uma semifinal em casa se distanciar. Final: Saints 8×36 Tigers. Bônus ofensivo para os Tigers.
Também no sábado, a equipe dos Saracens foi a Adams Park enfrentar os Wasps e defender a liderança da tabela. Os Saries confirmaram sua vantagem e praticamente asseguraram a vantagem de jogar a semifinal no Allianz Park. Mas não foi fácil. Em 12 minutos, os Wasps já abriam 13×0 de vantagem no placar. Treze pontos que não mudariam mais no placar. Um belo trabalho de defesa e uma boa recuperação, credenciam os Saracens como favoritos ao título. Final: Wasps 13×22 Saries. Com este resultado, somente uma boa combinação de resultados pode permitir a classificação dos Wasps.
Assim como só uma excelente combinação de resultados pode salvar o London Welsh depois desta rodada. Se não bastasse perder do Bath Rugby em Bath no sábado, os adversários diretos nas últimas posições marcaram pontos em um fantástico empate no domingo.
Com um primeiro tempo arrasador, Bath constrói um placar favorável já no primeiro tempo 20×9. O time da colônia galesa de Londres reage, busca forças e encosta no placar, mas com dois tries no quarto final do jogo, Bath acaba com qualquer chance que o London Welsh alimentava. Final: Bath 40×25 Welsh. Bônus ofensivo para Bath.
No jogo que fechou a rodada no domingo, os irlandeses de Londres foram à grande Manchester enfrentar os Sharks em um embate que poderia ser péssimo para quem perdesse pois ficaria em uma posição desconfortável na tabela em que pudesse ser alcançado pelo London Welsh. Mas o que se viu foi um jogo disputado, cheio de viradas, mas equilibrado. E o resultado não poderia ser outro: empate em 33. Como fez quatro tries, Sale Sharks ganharam também bônus ofensivo.
Faltando apenas três rodadas para o fim da fase classificatória, a briga por duas vagas nas semifinais ficam para os Saints, Gloucester e Harlequins. Com chances para Bath e Wasps, uma vez que estes tem confrontos diretos com os três que disputam de perto as duas vagas.
Já na parte de baixo da tabela, a situação do London Welsh é complicadíssima, com oito pontos atrás do penúltimo colocado.
Escrito por: Luis Kolle
Aviva Premiership – Campeonato Inglês
Gloucester Rugby 17 x 15 Harlequins, em Gloucester
Northampton Saints 8 x 36 Leicester Tigers, em Northampton
London Wasps 13 x 22 Saracens, em High Wycombe
Worcester Warriors 18 x 24 Exeter Chiefs, em Worcester
Bath Rugby 40 x 25 London Welsh, em Bath
Sale Sharks 33 x33 London Irish, em Salford
Newcastle invicto no RFU Championship
A segunda divisão inglesa também chegou à sua 19ª rodada, e com uma marca notável. O líder Newcastle Falcons alcançou nada menos que a sua 19ª vitória na competição, ao bater Jersey por 34 x 12. A rodada também foi positiva para o Bristol, que venceu o Plymouth, e para o Leeds, que passou pelo Rotherham no dérbi de Yorkshire, esquentando a briga pelo mata-mata. Nottingham e Bedford também venceram, estando cada vez mais próximos da classificação.
RFU Championship – 2ª Divisão do Campeonato Inglês
Newcastle Falcons 34 x 12 Jersey, em Newcastle
Doncaster Knights 21 x 27 Nottingham, em Doncaster
Moseley 20 x 25 London Scottish, em Birmingham
Bristol 34 x 20 Plymouth Albion, em Bristol
Cornish Pirates 18 x 26 Bedford Blues, em Penzance
Leeds Carnegie 24 x 7 Rotherham Titans, em Leeds