Tempo de leitura: 8 minutos
Restando apenas duas rodadas para o fim da fase de classificação da Premiership inglesa, os Saints vencem o London Irish em casa e garantiram a disputa da semifinal em casa. Além dos Saints, os Saracens também disputarão a semifinal em casa, após superarem o Newcastle. A disputa das outras duas vagas nas semifinais está acirradíssima entre Bath, Leicester Tigers, Harlequins e Sale Sharks. Nas duas últimas rodadas, os confrontos diretos Sharks x Tigers, Bath x Saints (21ª rodada), Tigers x Saracens e Harlequins x Bath (22ª rodada) definirão com muita emoção as equipes que se juntarão a Saracens e Saints na disputa do título. Os seis clubes já estão garantidos na fase de grupos da Champions Cup.
Já a vaga na Pré-Champions Cup está em aberto, com Wasps e Exeter Chiefs no páreo, separados por 4 pontos, ao passo que o Gloucester, apesar de ter chances matemáticas, dificilmente conseguirá a vaga. O rebaixamento também ainda não está consumado, mas dificilmente o Worcester conseguirá escapar da degola, 8 pontos abaixo do Newvcastle, com 10 pontos apenas em disputa.
Saints recebem o London Irish e garantem classificação
Os Saints de Northampton colocaram mais de 13 mil expecadores em seu estádio, o Franklin’s Gardens, para a decisiva partida contra os Exiles do London Irish e não decepcionaram sua torcida. Com um primeiro tempo brilhante, em que fizeram o placar de 24 x 0, os Saints souberam controlar o adversário em um segundo tempo em que os Exiles dominaram e chegaram a ameaçar a tranquilidade do jogo.
Anotaram tries para os donos da casa: Jamei Elliot (2), Kahn Fotuali’i, Alex Waller e Salesi Ma’afu. Converteram tries James Wilson e Stephen Myler (3) e um penal para Myler. Para os visitantes, anotaram tries Andy Fenby, Shane Geraghty e Jebb Sinclair. E as conversões de Geraghty. Placar final: Saints 36 x 21.
Harlequins vencem os Tigers e encosta nos líderes
Jogando em casa e contando com o trio destaque da Inglaterra no Six Nations deste ano, Robshaw, Care e Brown, os Harlequins venceram os Tigers e encostaram na zona de classificação. Ainda têm boas chances de se classificarem para as semifinais do torneio. Com uma bela atuação de Mike Brown no fim da partida, os Quins conseguiram uma virada no placar importante no jogo.
Com o try de Brown, um penal de Ben Botica e demais pontos de chutes de Nick Evans, o time londrino marcou 24 pontos, 4 a mais que o time de Leicester. Para os visitantes anotaram tries Jamie Gibson e Nick Goneva e os pontos de chutes de Toby Flood, que voltou a jogar como titular para os Tigers. Placar final: Harlequins 24 x 20.
Exeter chiefs perdem e praticamente dá adeus ao novo torneio europeu
O atual campeão da Copa Anglo-Galesa, o Exeter Chiefs, ainda tinha chances de se classificar diretamente para o novo torneio europeu, a Champions Cup, mas ao ser derrotado em casa pelo Sale Sharks que, por sua vez, se garantiu na competição continental. Os Sharks com um jogo ofensivo garantiram a vitória com direito a ponto bônus,deixando ao Exeter chances apenas de ir à Pré-Champions Cup (o duelo contra o sétimo colocado do Top 14 francês).
Com tries de Tom Arscott, Tom Brady, Sam Tuitupou (2), Dwayne Peel, Michael Paterson e David Seymour. Conversões de Danny Ciprianni (4) e Joe Ford (2). Além de um drop-goal de Joe Ford. Marcaram para o time da casa: Fetu’u Vainikolo e Carl Rimmer (tries). Gareth Steenson converteu um dos tries. Final: Exeter 12 x 55 Sharks.
Bath vence com ponto bônus e está com um pé nos play-offs
Com um try nos minutos finais da partida, o Bath venceu com direito a ponto-bônus e praticamente se classifica para as semifinais do torneio. Já o Worcester está cada vez mais perto da Championship, a segunda divisão. Com tries de Abendanon, Banahan, Aguila e Young e os pontos de chutes de George Ford, que vem se consolidando como abertura, o time time da casa agradou seus 12 mil expectadores que foram prestigiar a equipe. Para o visitante, anotaram tries Pennel, Drauniniu e Symons. Também uma conversão e um penal para Pennel. Placar final: Bath 32 x 20.
No clássico The Stinger, Wasps vencem e mantêm chances de irem para a Champions Cup
Uma vez por ano, sempre próximo ao dia de São Jorge, o London Wasps promovem o jogo The Stinger em que levam sua disputa da rodada para o estádio Twickenham. Neste ano, a disputa foi contra o Gloucester, em partida decisiva na luta pela Champions Cup. Para os Wasps, o evento foi um sucesso, pois o time londrino venceu e convenceu, praticamente acabando com as chances do Gloucester de ir à Champions Cup e mantendo vivas as suas próprias chances de conseguir um lugar na Pré-Champions Cup.
Diante de 38 mil expectadores, anotaram tries para os Wasps, Tom Varndell (que retornou após 3 meses devido a uma contusão), Elliot Daly, Ashley Johnson e James Haskell (2). Quatro conversões e um penal para Andy Goode e uma conversão para Joe Carlisle. Para os visitantes, 11 pontos para Twelvetrees, todos de chutes, e tries para Jonny May, Freddie Burns e Huia Edmonds. Placar final: Wasps 38 x 30.
Saracens vencem Newcastle mesmo poupando jogadores para a semifinal da Heineken Cup
Saracens foi a Newcastle com time em sua maioria com jogadores reservas para enfrentar um Falcons ainda ameaçado de rebaixamento. Os londrinos venceram com certa facilidade e, com muitos pontos de Charlie Hodgson, os Saracens se garantiram como o primeiro colocado do torneio, ganhando o direito de fazer a sua semifinal em casa. Com tries de Tim Streather e Ben Ransom e os demais pontos de chutes de Hodgson, a vitória rubronegra foi de suados 23 x 18. Marcaram para o time da casa Warren Fury e Sinoti Sinoti (tries) e penais Joel Hodgson (2) e conversão de Phil Godman.
GKIPA Championship deinido em cima e indefinido embaixo
Pela penúltima rodada da fase de classificação, e já com as equipes definidas para a disputa das semifinais, Bristol garantiu a disputa em casa e o London Welsh está a um ponto de conseguir. Leeds e Titans são os outros dois times já classificados. A mudança se deu na parte debaixo da tabela: a uma rodada do fim, o Ealing Trailfinders conseguiu superar o Jersey e o deixa com a colher de pau na mão.
Aviva Premiership – Campeonato Inglês
Harlequins 24 x 20 Leicester Tigers – Twickenham Stoop, em Londres
Bath 32 x 20 Worcester Warriors – Recreation Ground, em Bath
Exeter Chiefs 12 x 55 Sale Sharks – Sandy Park, em Exeter
London Wasps 38 x 30 Gloucester – The Stinger – Twickenham Stadium, em Londres
Northampton Saints 36 x 21 London Irish – Franklin’s Gardens, em Northampton
Newcastle Falcons 18 x 23 Saracens – Kingston Park, em Newcastle
GKIPA Championship – 2ª Divisão Inglesa
Bristol 25 x 21 London Welsh
Nottingham 29 x 24 Moseley
Jersey 17 x 25 London Scottish
Plymouth 21 x 26 Ealing Trailfinders
Rotherham Titans 17 x 34 Leeds
Bedford 48 x 36 Cornish Pirates