Tempo de leitura: 1 minuto
Você que acompanha futebol sabe: a China entrou para o mapa da bola redonda com uma liga que vem contratando jogadores e técnicos de todo o mundo. Ainda que sua seleção siga fraca, a expectativa é ver os chineses desabrocharem nos próximos anos. Agora, parece que a próxima bola da vez no país mais populoso do mundo é a oval. Em abril deste ano, o World Rugby já havia fechado uma parceria com a gigante multinacional chinesa Alibaba para financiar o desenvolvimento do rugby chinês. Agora, mas detalhes dos planos da Alisports (seção de esportes da Alibaba) foram revelados.
No lançamento hoje do projeto batizado de TEAM China, foi revelado que a empresa de comércio online irá injetar 100 milhões de dólares no rugby chinês próximos 10 anos (cerca de 315 milhões de reais), o que significa cerca de 30 milhões de reais por ano, dividindo-o em diversas frentes:
- – Desenvolvimento de um sistema de alto rendimento profissional de sevens masculino e feminino;
- – Criação de ligas profissionais de rugby XV masculino e feminino;
- – Crescimento exponencial do número de praticantes, objetivando reter 1 milhões de jogadores até 2021;
- – Implantação do rugby em 10.000 universidades e escolas em 20 províncias;
- – Treinamento e capacitação de 30.000 treinadores e 15.000 árbitros até 2020;
- – Transmissões de jogos internacionais de rugby e desenvolvimento de programação de TV e internet que ajude a difundir a modalidade;
Se vingar, uma nova potência está para nascer.
Foto: AFP – Hong Kong Sevens 2009
1 milhão de atletas até 2021… Caramba. kkkk
A gente vê esses numeros e assusta, as vezes até reclama pq no brasil não tem esse investimento, mas não podemos esquecer que a china eh um mercado consumidor de 1 bilhão e 500 milhões de pessoas.
1 milhão de atletas é uma porcentagem minima da população em geral. Só não falo quanto pq sou de humanas …. kkkk
Sempre tive este curiosidade, “e a china…?” Tá aí, provavelmente vão naturalizar um monte de fijiano morto de fome e montar um time tier 2 em alguns anos. Enquanto aqui a galera fica dividindo salchicha e brigando por isso. Lá do nada os caras injetam usd 100 milhões.
Caraca, que inveja. Os chineses são fodas quando o assunto é investimentos. Aqui no Brasil nenhuma empresa mostrou interesse em financiar pelo menos o rugby do estado em que situa? Estamos fracos. Tem que difundir o rugby pela internet mesmo aqui no Brasil, divulgando o máximo que pudermos!
Quase não tem material humano lá! hahahaha