Tempo de leitura: 3 minutos
Americas Cup, URU, Pablo Lemoine e Guatemala
Uruguai confirmado na Americas Cup, mas está fora da Nations Cup
Os Teros disputarão pelo 2º ano consecutivo o reformulado Campeonato das Américas, a seleção celeste fez boa participação na edição 2012 do torneio ao bater a seleção A dos EUA e dar trabalho na derrota contra os Jaguares. Assim não dependendo de uma vitória contra o Chile no Sul-Americano para um eventual convite.
No entanto, segundo comunicado extraoficial da IRB, os Teros não disputarão a Nations Cup deste ano. Ainda cabe um comunicado oficial da entidade, mas caso se confirme os Teros deverão buscar um novo calendário para os tests de junho, tendo grande possibilidade de haver um amistoso com a Georgia. A seleção europeia virá a Argentina em junho e um amistoso com o Uruguai havia sido negado pela entidade em virtude do Nations Cup. com a participação no torneio negada, a IRB poderá rever essa decisão e permitir aos Teros um test Match em junho.
Fonte: Rugby News
Estado confirma grande apoio ao Rugby Uruguaio
O estado uruguaio divulgou um apoio sem precedentes para o rugby do país este ano, o governo destinará U$ 90.000 para a preparação e organização do Campeonato Sul-Americano de XV(eliminatórias da Copa do Mundo 2015), que será realizado no país em maio. Esse valor equivale a 71% do valor da verba que a IRB repassa a URU anualmente. Com esse apoio, a URU poderá destinar as verbas da IRB para o seu destino original que é o plano de alto rendimento.
Esse aporte dado pelo governo será adicionado à verba que a CONSUR repassará a URU para a organização do torneio. Esse valor ainda não foi divulgado visto que ainda há pendências a serem resolvidas, como a questão do jogo entre Brasil e Chile (que deverá ser realizado no Chile).
Além desse apoio, a URU também contará novamente com o aporte do programa “Uruguai Natural” que disponibilizou U$30.000 para o apoio as seleções do país, a meta para este ano é aumentar este apoio para U$60.000.
Também já esta em andamento o “Projeto Charrúa” que prevê a instalação da sede da URU, além de ginásio e centro de concentração nas pendências do Estadio Charrúa, em Montevideu, será o futuro centro de alto rendimento da URU que pretende no futuro buscar parcerias para o rugby uruguaio.
Fonte: Rugby News
Pablo Lemoine é o novo coordenador de seleções da URU
O técnico dos Teros Pablo Lemoine, foi nomeado coordenador de seleções da URU, o objetivo da mudança é o de coordenar e supervisionar os trabalhos de seleções, com o objetivo de unificar os critérios de trabalho e linhas de jogo. isso inclui tanto as seleções adultas como as juvenis e de desenvolvimento.
Também está previsto que se integre os trabalhos das seleções de 7s masculino e feminino, mas somente depois do Sul-Americano de 7s, a ser realizado em Fevereiro no Rio de Janeiro. A coordenação também inclui trabalhar em conjunto com a Athetic Dome, empresa responsável pela preparação física das seleções.
Fonte: Rugby News
Guatemala recebe apoio do Comitê Olímpico do país e se prepara para o Rio Sevens
O Comitê Olímpico Guatemalteco anunciou o apoio a seleção guatemalteca de 7s na participação do Ocelotes Sevens, a ser realizado em Toluca, no México entre os dias 1º e 4 de fevereiro
O aporte de aproximadamente U$ 6.730 servirá para custear as passagens de avião, hospedagem e seguros de viagem. O torneio, que contará com equipes do México, servirá de preparação dos Yaguares para o Rio Sevens.
Fonte: Consur