Tempo de leitura: 24 minutos
O Super Rugby segue muito disputado, com a disputa pela ponta completamente embolada. O primeiro colocado Brumbies soma hoje 35 pontos em 9 jogos, apenas 5 a mais que o quarto colocado Chiefs, que tem um jogo a menos. Já do quinto colocado Bulls ao décimo primeiro colocado Stormers a diferença é de somente 4 pontos.
Neste final de semana, o destaque ficou por conta do clássico australiano entre o líder Brumbies e o vice-líder Reds, que terminou em empate. Já os atuais campeões Chiefs perderam a pontada conferência neozelandesa para os Blues, após serem derrotados pelos Waratahs fora de casa. Já os Sharks tropeçaram em casa em dérbi sul-africano diante da sensação Cheetahs. No dérbi neozelandês da rodada, a vitória foi dos Crusaders sobre os Highlanders, no clássico da Ilha do Sul. Bulls e Hurricanes também venceram, enquanto Blues, Stormers e Rebels folgaram na rodada.
Reds e Brumbies em igualdade
Em Brisbane, Reds e Brumbies fizeram o clássico australiano da rodada, e emoções não faltaram. Lealiifano chutou 2 penais em 9 minutos, abrindo o placar para os Brumbies. Mas, os 13′, o volante dos Reds funcionou e Schatz cravou na meta, levantou a torcida vermelha. A resposta dos líderes do Super Rugby, no entanto, foi rápida e, aos 23′, após 11 fases, Lealiifano recebeu pela ponta, encontrou o buraco e cravou o try do time de Canberra, fazendo 13 x 6. Mesmo com um homem a menos, com o amarelo recebido por Lealiifano, os Brumbies seguraram os anfitriões até o intervalo.
A reação dos Reds só saiu no segundo tempo, com try de Rod Davies, aos 49′, recebendo na ponta longo passe de Quade Cooper, após a boa jogada dos forwards de Queensland. Sem a conversão, os Reds seguiram atrás no placar, e na sequência Lealiifano acertou mais 2 penais para os Brumbies, fazendo 19 x 12. Os Reds foram para cima e arrancaram o try do empate apenas no fim, aproveitando o cartão amarelo recebido por Scott Sio. Aos 75′, novamente o volante dos Reds funcionou, Will Genia tirou a bola do ruck e Liam Gill cravou no ingoal. 19 x 19, placar final.
Chiefs e Sharks tropeçam
Já em Sydney, foi a vez dos Waratahs vencerem os Chiefs. O time de Nova Gales do Sul começou com tudo o jogo, arrancando seu primeiro try aos 15′, com Crawford, recebendo de Ashley-Cooper na velocidade. Jogando como há muito não jogava, NSW encontrou seu segundo try aos 37′, em lindo lance com Israel Folau, apanhando magicamente o chute para a ponta de McKibbin. 15 x 0 no intervalo.
Na segunda etapa, os Chiefs reagiram, com Anscombe correndo para o try aos 46′, finalizando boa ação de Cruden pela ponta. Anscombe ainda chutou mais 2 penais e, aos 71′, Tameifuna fez o try da virada dos Chiefs, no pick and go, frustrando a torcida azul. Porém, por pouco tempo. Aos 76′, Ulugia furou a defesa neozelandesa após passe de Foley. 25 x 20, festa em Sydney.
Em Durban, a decepção ficou por conta dos Sharks, que caíram em casa diante dos Cheetahs, debaixo de muita chuva. Após um sofrido início de jogo, Rhule encontou o try inaugural dos Cheetahs, aos 32′, apanhando longo chute de Brussow após erro dos Sharks no ataque. Os Sharks só diminuíram o placar aos 40′, com finalmente Lambie chutando um penal aos paus. O segundo tempo, os Sharks seguiram com problemas ofensivos, e só descontaram com novo penal de Lambie aos 64′, fazendo 6 x 7. A pressão final dos Sharks não teve resultado e os Cheetahs mataram o jogo aos 77′, com Le Roux interceptando passe desastroso de Du Toit. Try, e 12 x 6 para os Cheetahs no Shark Tank.
Crusaders, Bulls e Hurricanes vencem
Nas demais partidas, os destaques ficaram por conta das vitórias dos Crusaders e dos Bulls em dérbis nacionais. O clássico da Ilha do Sul da Nova Zelândia foi vencido pelos Crusaders, que não deram chances aos Highlanders, lanternas da competição, que não somaram vitórias até o momento. O jogo começou muito equilibrado, com após os ‘Saders pontuando por meio de 3 penais arrematados por Bleyendaal. Foi somente aos 39′ que a defesa dos Highlanders foi quebrada, com try de Robbie Fruean. Na segunda etapa, Emery fez o try dos Highlanders, aos 44’, esboçando a reação, que não se consumou. Bleyendaal e Slade trocaram novos penais, os ‘Saders seguraram as investidas dos Highlanders e, aos 75’, Tom Taylor matou o jogo com o segundo try dos Crusaders, fechando o jogo em Christchurch em 24 x 8.
Na África do Sul, os Bulls não tomaram conhecimento dos Kings na casa do oponente. Porém, ainda assim o final foi emocionante. Após abrir 20 x 0 no primeiro tempo, com tries de Serfontein e Vermaak, os Bulls só voltaram a pontuar no fim do jogo, sofrendo para arrancarem o ponto-bônus, graças aos tries de Potgieter, aos 76′, e Ndungane, já nos acréscimos.
Por fim, os Hurricanes venceram o Western Force por 22 x 16 para se manterem na oitava posição, com a mesma pontuação do sexto colocado Cheetahs. Allen (18), Shields (28) e Tusi Pisi (48) fizeram os tries dos Hurricanes, que não alcançaram o almejado ponto-bônus.
Pampas vence e Vodacom Cup se aproxima das definições
Os argentinos do Pampas XV venceram mais uma pela Vodacom Cup sul-africana, que se encaminha para a sua última rodada da primeira fase. Os argentinos garatiram a classificação antecipada às quartas-de-final com uma vitória sobre o quinto colocado Free State por sofridos 38 x 32. O Pampas XV dominou o primeiro tempo, fazendo 28 x 10, com tries de Manuel Montero, Rodrigo Bruno, Tomás Cubelli e Facundo Barrea. Porém, o time reserva dos Cheetahs reagiu com mais 3 tries na segunda etapa, aproveitando o cartão amarelo recebido por Leonardo Senatore. Entretanto, aos 64′, Facundo Barrea anotou mais um try para os argentinos, dando tranquilidade ao time dos pladares.
No próximo final de semana, o Pampas XV encerrará a primeira fase visitando o líder do Grupo Sul, o Sharks XV. Uma vitória poderá dar aos argentinos a primeira posição do grupo, mas, para isso, ainda terão que descontar a diferença que têm de 1 ponto para o vice-líder Western Province, que visita o Free State. No Grupo Sul, apenas a quarta posição está em disputa, com o quarto colocado Eastern Province tendo no momento 4 pontos de vantagem sobre o Free State. O Eastern Province visitará o já eliminado Boland.
No Grupo Norte, apenas Pumas e Blue Bulls já estão classificados. As outras duas vagas serão disputadas por Leopards, Griquas, Lions e Griffons. Os Leopards, terceiros colocados, têm boa situação, com 4 pontos de vantagem sobre os Golden Lions, que estão em quinto. Já os Griquas, em quarto, têm apenas 1 ponto de vantagem sobre os Lions e 4 de vantagem sobre os Griffons. Na última rodada, os Leopards recebem os Pumas, os Griquas visitam os eliminados Falcons, o Golden Lions joga com o lanterna Limpopo e os Griffons medem forças com os Blue Bulls fora de casa.
Super Rugby – Liga da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia
Hurricanes 22 x 16 Force, em Wellington
Waratahs 25 x 20 Chiefs, em Sydney
Crusaders 24 x 8 Highlanders, em Christchurch
Reds 19 x 19 Brumbies, em Brisbane
Sharks 6 x 12 Cheetahs, em Durban
Kings 0 x 34 Bulls, em Porto Elizabeth
Vodacom Cup – Copa da África do Sul
Eastern Province 27 x 23 Sharks XV, em Porto Elizabeth
Griquas 32 x 26 Leopards, em Kimberley
Western Province 34 x 27 SWD Eagles, na Cidade do Cabo
Limpopo 0 x 110 Blue Bulls, em Lephalale
Pampas XV 38 x 32 Free State, em Stellenbosch
Pumas 14 x 23 Golden Lions, em Nelspruit
Griffons 17 x 6 Falcons, em Welkom
Border Bulldogs 26 x 25 Boland Cavaliers, em East London
Foto: Reds x Brumbies, www.superxv.com