Tempo de leitura: 20 minutos
Hora do rugby league! A NRL chegou à sua 17ª rodada com South Sydney Rabbitohs, Sydney Roosters e Melbourne Storm provando estarem um degrau acima de seus concorrentes. Os três primeiros colocados não abriram vantagem maior sobre Manly-Warringah Sea Eagles e Cronulla-Sutherland Sharks porque os dois principais perseguidores também venceram, mas a frente aberta pelos ponteiros vem se provando cada vez mais confortável e significativa. As derrapadas da jornada ficaram por conta de Canterbury-Bankstown Bulldogs e Gold Coast Titans, que assistem suas posições entre os classificados ao mata-mata ameaçadas. Já North Queensland Cowboys, Brisbane Broncos e St. George Illawarra Dragons afundam a cada rodada como as grandes decepções de 2013.
No próximo fim de semana, a NRL volta a ter somente metade da rodada, com 4 jogos, porque na quarta-feira, dia 17, Nova Gales do Sul e Queensland voltam a duelar pela terceira e decisiva partida do State of Origin.
Rabbitohs, Roosters e Storm nas nuvens
O Melbourne Storm abriu a rodada fazendo o jogo das duas maiores torcida da Austrália diante do Brisbane Broncos, que se afundava na tabela. E a tendência foi mantida na partida, com um massacre imposto pelo Storm. Impiedosos 32 x 0, com direito a 6 tries, sendo 2 no primeiro tempo e 4 no segundo tempo. O veterano 5/8s Brett Finch foi o nome do jogo, criando as jogadas para o time da casa.
Se o Storm passou um jogo inteiro sem levar pontos de um tradicional rival, o Sydney Roosters não ficou atrás. O vice-líder do campeonato fez o clássico de Sydney contra o St. George Illawarra Dragons, na casa do oponente, e aplicou uma surra, que fez a torcida do “Red V” (como são conhecidos os Dragons) vaiar o time clamorosamente. Foram 36 x 0, com 18 x 0 no intervalo e uma partida impecável de James Maloney.
A liderança segue nas mãos do South Sydney Rabbitohs, que se impôs em casa o ascendente New Zealand Warriors por 30 x 13. Os neozelandeses complicaram e muito a vida dos Coelhos no primeiro tempo, se colocando em vantagem de 13 x 6, com tries de Mannering e Hurrell e field goal (drop goal) estratégico chutado por Shaun Johnson no minuto final. Porém, o segundo tempo foi todo dos Rabbitohs, que atropelaram com 4 tries, sendo 2 de Bryson Goodwin, com Adam Reynolds, maior assistente da liga, seguindo com sua boa forma.
Sharks e Sea Eagles na cola
Na perseguição dos líderes estão Cronulla-Sutherland Sharks e Manly-Warringah Sea Eagles, que não decepcionaram e saíram de campo com boas vitórias. Os Sharks receberam os Wests Tigers e atropelaram no primeiro tempo, fazendo implacáveis 24 x 0. Porém, os Tigers reagiram, e tivemos um jogo de dois tempos distintos. Na segunda etapa, os Tigers fizeram logo de saída 3 tries em menos de 15 minutos, encostando no placar. Entretanto, os Sharks acordaram e Bukuya fez um try de conforto para o time da casa, prontamente respondido por Tim Simona, deixando o jogo em aberto e tenso até os minutos finais, quando, aos 77′, Andrew Fifita cravou o try da vitória dos Sharks. 36 x 22.
Já os Sea Eagles tiveram vida muito mais fácil, aplicando tranquilos 50 x 10 sobre o lanterna Parramatta Eels que, sem Jarryd Hayne, se mostra cada vez mais frágil. Foram nada menos que 9 tries, incluindo um hat-trick (3 tries) de Jorge Taufua.
Tudo igual do sexto ao décimo colocados
Na briga pela classificação, Gold Coast Titans e Canterbury-Bankstown Bulldogs sofreram perigosas derrotas em casa para concorrentes diretos. Os Titans foram atropelados pelo Penrith Panthers, enquanto os Bulldogs caíram diante do Newcastle Knights, permitindo que ambos, Panthers e Knights, ultrapassassem Titans e Bulldogs na classificação.
Depois de uma boa sequência de partida no fim de junho, os Titans foram muito mal diante os Panthers. Após 12 x 12 no intervalo, os Panthers se impuseram no segundo tempo e passearam sobre a defesa dos Titans, com James Roberts correndo para fulminantes 3 tries. 40 x 12 no placar, e preocupação no Robina Park.
Os Bulldogs, por sua vez, reabilitaram os Knights, que vinham numa espiral descendente. 18 x 12 conquistados no quarto final de jogo, com o veterano astro Danny Buderus fazendo a diferença a favor de Newcastle. Com try dele e outro de Houston, os Knights viraram o jogo com 10 minutos para o fim e garantiram o triunfo, que os recolocou na zona de classificação.
Por fim, o Canberra Raiders garantiu seus 18 pontos na classificação derrubando o conturbado North Queensland Cowboys, que estacionou nos 14 pontos. Os Raiders garantiram 26 x 18, após um tranquilo primeiro tempo, no qual a equipe jogou nos erros dos Cowboys e somou nada menos que 3 tries. No segundo tempo, os Cowboys reagiram, com Thurston e Lui mostrando serviço. Mas, o penal chutado por Crocker, aos 61′, esfriou a reação do time de Townsville, e o try de Milford fechou o placar a favor dos Raiders.
A briga pelas posições na zona de classificação embolou de vez, com todas as equipes do sexto ao décimo lugar somando 18 pontos na classificação. Isto é, dos Knights, Panthers, Titans, Bulldogs e Raiders.
Warrington bate Leeds e persegue Wigan e Huddersfield na Super League
Na Super League inglesa, o destaque da 21ª rodada ficou por conta da vitória por apenas 1 pontos (19 x 18) dos Warrington Wolves sobre o Leeds Rhinos, mantendo os Wolves na terceira posição da liga, mesmo com um jogo a mais que os Rhinos. A liderança segue nas mãos do Wigan Warriors, que passou pelo Bradford Bulls po 26 x 20, seguido do Huddersfield Giants, que bateu fora de casa o Hull FC por 22 x 16.
NRL – Campeonato Australiano de Rugby League
Storm 32 x 0 Broncos, em Melbourne
Sharks 36 x 22 Tigers, em Sydney
Dragons 0 x 36 Roosters, em Sydney
Titans 18 x 40 Panthers, em Gold Coast
Raiders 26 x 18 Cowboys, em Canberra
Bulldogs 12 x 18 Knights, em Sydney
Rabbitohs 30 x 13 Warriors, em Sydney
Sea Eagles 50 x 10 Eels, em Sydney
Super League – Campeonato Inglês de Rugby League
Wigan 26 x 20 Bradford, em Wigan
Warrington 19 x 18 Leeds, em Warrington
Catalans 34 x 28 London, em Perpignan
Hull FC 16 x 22 Huddersfield, em Kingston-upon-Hull
Hull KR 28 x 18 Salford, em Kingston-upon-Hull
Castleford 24 x 40 St. Helens, em Castleford
Wakefield 24 x 14 Widnes, em Wakefield