Tempo de leitura: 20 minutos
O RaboDirect PRO12 fechou a sua penúltima rodada com 3 classificados às semifinais e 6 classificados à Champions Cup definidos. Leinster, Glasgow e Munster já estão assegurados no mata-mata e na Champions Cup, com Ulster e Ospreys indo à última rodada lutando pela última vaga. Todos os cinco já estão garantidos na Champions Cup, assim como o Scarlets, que carimbou nesta rodada sua vaga. Mas, ainda resta a vaga italiana a ser decidida, com Treviso e Zebre emptados a uma rodada do fim.
Ulster e Ospreys perdem e decidem vaga na última rodada
A classificação às semifinais poderia ter sido garantida com antecedência, mas o Ulster terá que jogar a 21ª rodada brigando ainda por 1 ponto para ir às finais. O time de Belfast caiu em casa no clássico irlandês contra o líder Leinster por 22 x 20 e ficou na quarta posição.
O duelo, como esperado, começou quente e o Ulster saiu atrás com 2 penais seguidos bem batidos por Ian Madigan. A situação se deteriorou para os donos da casa com o cartão vermelho para Tom Court por tackle perigoso, aos 16′. Porém, assim como diante do Saracens na Heineken Cup, o Ulster cresceu na adversidade e fez o primeiro try do jogo aos 24′ com Paddy Jackson, em rápido contra-ataque após bloquear brilhantemente o chute de Madigan. A situação pendeu favoravelmente aos norte-irlandeses com o cartão amarelo recebido por Rob Kearney, igualando momentaneamente os times. Rhys Ruddock, aos 26′, recebeu outro amarelo e o Leinster ficou com 13 homens, permitindo a Jackson virar o placar em penalidade. Completo novamente, o Leinster voltou a dianteira antes do intervalo com penal de Madigan, fazendo 9 x 8.
O Leinster começou o segundo tempo mais agressivo e arrancou 3 penais, mas Madigan acertou somente 1 chute. Jackson, aos 57′, voltou a colocar o Ulster 1 ponto abaixo, mas o time de Dublin tinha os espaços no campo a seu favor e, aos 58, Shane Jennings fez o único try azul na partida, após grande jogada de Brian O’Driscoll, que vai fazendo seus últimos jogos como profissional. Jackson ainda manteria o Ulster no páreo com 3 penais, contra 1 de Jimmy Gopperth para o Leinster, mas os White Knights não conseguiram a virada.
A derrota só não foi pior para o Ulster porque o Ospreys caiu na Itália contra o lanterna Zebre. Lutando pela vaga italiana na Champions Cup (já que cada país tem direito a um lugar na competição europeia), as Zebras começaram com tudo e encontraram o primeiro try logo aos 11′, com Venditti correndo após linda infiltração de Orquera. Dan Biggar e Orquera ainda trocaram penais no primeiro tempo, levando o jogo ao intervalo em Zebre 16 x 6.
Os galeses reagiram logo no primeiro minuto da segunda etapa, com try de Justin Tipuric, após Baker romper os tackles pelo meio. Aos 55′, foi a vez de Ashley Beck fazer o segundo try galês em outra ação em velocidade e, aos 66′, Alun Wyn Jones fez o terceiro, no pick and go. Os italianos não se renderam diante da virada e, aos 69′, o ex-All Black Brendon Leonard anotou o segundo try das Zebras e, aos 80′, quando tinham um homem a mais, os italianos viraram o placar com try de Palazanni. 30 x 27, tirando o Zebre da lanterna isolada.
Na próxima rodada, o Ulster faz outro clássico nacional, fora de casa, contra o Munster, ao passo que o Ospreys recebe o Connacht. Já o Zebre visita o Glasgow Warriors.
Glasgow e Munster avançam
O Glasgow Warriors se manteve na segunda colocação do PRO12 com uma vitória fora de casa sobre o Benetton Treviso, que jogou o time italiano para a lanterna do certame. Os Leoni largaram na frente pelos pés de Berquist, mas o primeiro tempo teve vantagem para os Warriors, com o ponta Seymour fazendo o primeiro try da partida, conduzindo com os pés a bola em contra-golpe após erro de handling italiano. 19 x 9.
Tommy Seymour seguiu inspirado e, aos 42′, abriu o segundo tempo com try para Glasgow, atropelando após receber passe longo. O pilar Reid faria logo na sequência o terceiro try escocês e, aos 58′, Seymour chegou ao hat-trick, em pintura com direito a chapéu. No fim, o Treviso reduziu com um penal try, finalizando o placar em vitória de Glasgow por 38 x 16.
O Munster também fez sua parte e atropelou fora de casa o Edinburgh, que agora não tem mais chances de ir à Champions Cup. Jogando em sua nova casa, o pequeno e aconchegante Meggetland, Edinburgh começou bem com try de Bezuidenhout. O empate irlandês saiu pouco depois com try de Conway, mas os escoceses voltaram à frente com try de Nel, aos 22′. Hurley, antes do intervalo, recolocou o Munster em vantagem de 20 x 12, com novo try. Mas, no segundo tempo, só deu Munster, que somou try após try, neutralizando o oponente. Damien Varley, Duncan Williams, um penal try e Tommy O’Donnell fecharam a vitória por 55 x 12.
Glasgow ainda tem chances de acabar na primeira posição e enfrenta o Zebre na partida final, torcendo também por uma derrota do Leinster. Já Munster almeja o segundo lugar, que garante o mando de jogo na semifinal. Para tal, os irlandeses torcem pelos italianos e fazem o clássico irlandês com o Ulster.
Scarlets se classifica à Champions Cup
No clássico galês da rodada, o Scarlets superou o Dragons e assegurou matematicamente a sua classificação à próxima copa europeia. O time de Llanelli falou mais alto jogando em casa, com um ótimo primeiro tempo. Jake Ball, Gareth Davies e Jordan Williams fizeram ainda na primeira etapa os 3 primeiros tries da peleja, mostrando a vitalidade da linha vermelha. Antes do intervalo, Prydie reduziu com try para o time de Newport, mas o Scarlets matou o jogo no início da segunda etapa, com try de Ken Owens. Outro try do ponta Tom Prydie para o Dragons fechou o placar em 34 x 23 para os donos da casa.
E em jogo que não valia mais nada, o Cardiff Blues venceu fora de casa o Connacht por 28 x 15, de virada.
Mogliano, Padova e Viadana brigam por classificação no Eccellenza – por Giorgio Vuerich
A penúltima rodada do Campionato d’Eccellenza trouxe boa sorte para a o Calvisano, que assegurou a primeira posição da classificação. Os lombardos foram a Roma enfrentar o Fiamme Oro e venceram por 37 x 30, embolsando 5 pontos-chave para a classificação.
Enquanto isso, em Padova, foi realizada a rodada “Festa del Rugby”, com o Stadio Plebiscito recebendo dois clássicos vênetos. No primeiro jogo, o Mogliano derrotou San Donà por 43 x 6, ficando a 1 ponto da classificação às semifinais. Na sequência, o clássico dos clássicos do rugby italiano entre Petrarca Padova, brigando ainda pela classificação, e o Rovigo, já classificado, foi uma verdadeira batalha. O jogo foi equilibrado até o final e os “tutti neri” de Padova venceram por 17 x 14, abrindo 3 pontos sobre o quinto colocado Viadana. A vitória obtida com o bom do jogo dos avançados e pelos erros e chutes do Rovigo.
O Viadana fez sua parte e seguiu na briga pelo mata-mata ao vencer a equipe desmotivada do I Cavalieri, já sem chances de classificação, por impactantes 44 x 14. Enquanto isso, o Reggio, jà rebaixado, venceu com honra a Lazio, já salva do descenso, por 20 x 14.
Na próxima e última rodada, os confrontos diretos entre Calvisano e Petrarca Padova, de uma lado, e Mogliano e Viadana, de outro, definirão os outros dois classificados, que se juntarão a Calvisano e Rovigo nas semifinais.
RaboDirect Pro12 – Liga de Irlanda, País de Gales, Escócia e Itália
Zebre 30 x 27 Ospreys, em Parma
Scarlets 34 x 23 Dragons, em Llanelli
Ulster 20 x 22 Leinster, em Belfast
Benetton Treviso 16 x 38 Glasgow Warriors, em Treviso
Connacht 15 x 28 Cardiff Blues, em Galway
Edinburgh 15 x 55 Munster, em Edimburgo
22ª rodada (dia 10/5):
Leinster x Edinburgh, em Dublin
Munster x Ulster, em Limerick
Glasgow Warriors x Zebre, em Glasgow
Dragons x Benetton Treviso, em Newport
Scarlets x Cardiff Blues, em Llanelli
Ospreys x Connacht, em Swansea
Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano
Reggio 20 x 14 Lazio, em Reggio Emilia
Viadana 44 x 14 I Cavalieri Prato, em Viadana
Petrarca Padova 17 x 14 Rovigo, em Padova
San Donà 6 x 43 Mogliano, em San Donà
Fiamme Oro 30 x 27 Calvisano, em Roma
Folga: Capitolina