Tempo de leitura: 3 minutos
O melhor do sevens mundial em pleno feriadão de Páscoa! Nesse fim de semana, a Série Mundial de Sevens afunila e chega à decisiva sétima etapa, a penúltima da temporada, em Tóquio, no Japão. O estádio Príncipe Chichibu, na capital da Terra do Sol Nascente, com capacidade para 27 mil torcedores, será o palco de um torneio que promete muito. África do Sul, Fiji e Nova Zelândia estão separados por somente 3 pontos na luta pelo título e cada torneio agora é fundamental. Enquanto isso, Austrália e Inglaterra jogam intensamente pela quarta colocação, que garante um lugar nos Rio 2016, sendo hoje separados por apenas 6 pontos.
Fiji e Nova Zelândia terão mais dificuldades na primeira fase. Fiji terá pela frente a desesperada, que precisa fazer bonito para seguir sonhando com os Jogos Olímpicos (no caso iinglês, para classificar a Grã-Bretanha ao Rio 2016). Os fijianos chegam credenciados peloa ttítulos em Las Vegas e Hong Kong e são favoritos novamente, contando com a boa forma dos artilheiros Kolinisau, Kunatani e Rawaca. Gales, de campanha pífia e Hong Kong, convidado da etapa, dificilmente atrapalharão. Já os All Blacks farão um confronto de alto nível com a Austrália, que busca se consolidar na quarta posição do circuito e ir ao Rio. Os aussies fazem temporada sólida e podem atrapalhar os kiwis. A Escócia, de boa temporada, e Portugal, que reencontra a Nova Zelândia após quase derrota-la na etapa passada. Com a exceção de Joe Webber, os neozelandeses não estão se destacando no circuito e a nova geração que chegou para esta temporada tem que se provar vencedora e não tão dependente da liderança de Mikkelson e DJ Forbes.
A África do Sul, por sua vez, tem pela frente um grupo relativamente fácil, mas que conta com o perigoso time dos Estados Unidos, de Zach Test e Carlin Isles, que evoluiu demais nas últimas etapas. Os sul-africanos precisam reencontrar o caminho das vitórias pois, após acumularem vitórias seguidas no ano passado, não conquistaram nenhuma etapa em 2015 e estão vendo sua vantagem ser reduzida a cada torneio. Senatla, Branco Du Preez, Cecil Afrika, Kwagga Smith e companhia formam um dos times mais temível, mas que ficou devendo recentemente. Canadá, que campanha decepcionante, e Quênia, que conta com a volta do veterano Humphrey Kayange, completam o grupo.
Por fim, Samoa, Argentina e França disputam ponto a ponto a classificação, com vantagem para samoanos e argentinos pela forma recente. A Argentina faz uma temporada bem sólida e ocupa o sexto lugar geral, ao passo que Samoa começou mal, mas cresceu em Hong Kong e voltou a figurar na fase semifinal. O implacável Samoa Toloa já vem ganhando nome no circuito e pouco a pouco a equipe azul vem evoluindo. Já a França é uma roleta russa, que vem decepcionando, apesar das boas atuações de Bouhraoua e Vakatawa. A França parece carecer de espírito vencedor, mas o grupo poderá ajudar os Bleus a provarem o contrário. O Japão completa a chave e, apesar do apoio da torcida, é o pior time da chave. Para os nipônicos, praticamente rebaixados no circuito, o torneio de Tóquio é a chance de fazer uma figura boa diante de seu torcedor e alcançar seu melhor resultado.
O torneio terá transmissão do BandSports no domingo, em VT, a partir das 15h00, com a exibição das finas.
Hong Kong Sevens – 6ª etapa da Série Mundial de Sevens 2014-15 – em Hong Kong, China
Grupo A: Fiji, Inglaterra, País de Gales e Hong Kong
Grupo B: Nova Zelândia, Austrália, Escócia e Portugal
Grupo C: África do Sul, Estados Unidos, Canada e Quênia
Grupo D: Samoa, Argentina, França e Japão
Sexta-feira, dia 3 de abril / Sábado, dia 4 de abril
Das 22h00 às 08h30
Fiji x Gales
Inglaterra x Hong Kong
Nova Zelândia x Escócia
Austrália x Portugal
África do Sul x Canadá
Estados Unidos x Quênia
Samoa x França
Argentina x Japão
Fiji x Hong Kong
Inglaterra x Gales
Nova Zelândia x Portugal
Austrália x Escócia
África do Sul x Quênia
Estados Unidos x Canadá
Samoa x Japão
Argentina x França
Fiji x Inglaterra
Gales x Hong Kong
Nova Zelândia x Austrália
Escócia x Portugal
África do Sul x Estados Unidos
Canadá x Quênia
Samoa x Argentina
França x Japão
Sábado, dia 4 de abril / Domingo, dia 5 de abril
Das 21h52 às 06h30
Finais