Tempo de leitura: 3 minutos

parisse barbarians copy 

O sábado, dia 1º de junho, será de gala para o rugby mundial. Entrarão em campo na cidade de Hong Kong, às 8h30 da manhã (horário de Brasília), duas das mais importantes equipes do mundo: os British and Irish Lions – a seleção composta de Inglaterra, Gales, Escócia e Irlanda – e os Barbarians – reunindo atletas de todo o mundo. O duelo marcará o aniversário de 125 anos dos Lions e será o pontapé inicial da gira de 2013 da equipe britânica, que visitará a Austrália na sequência.

Hoje, foi anunciado o XV titular dos Barbarians para a partida. A equipe busca se levantar da derrota do domingo passado por 40 x 12 diante da Inglaterra e será capitaneada por ninguém menos que o italiano Sergio Parisse. Porém, o elenco escolhido pelo técnico Dai Youngs não é dos mais fortes, tendo como principais nomes, além de Parisse, Castrogiovanni, Yachvili, Rokocoko e Nick Evans entre os titulares.

- Continua depois da publicidade -

O árbitro da partida será o australiano Steve Walsh.

 

Quem são os Barbarians?

O Barbarian Football Club, popularmente conhecido simplesmente como Barbarians, é um clube diferente. Não tem estádio, não tem cidade, não tem elenco e disputa somente amistosos. Criado em 1884, o Barbarian F. C. tem como base o mais puro espírito do rugby. A cada amistoso marcado, jogadores reconhecidos por praticarem o espírito do rugby, dos mais diferentes times, são convidados a vestir a camisa dos Barbarians para confraternizarem a desfrutarem de dias de camaradagem junto de outros rugbiers.

Os Baa-baas, como são conhecidos, realizam tanto partidas contra clubes como partidas contra seleções. Quando realizam partidas contra seleções, os Barbarians são famosos por chamarem alguns dos melhores jogadores do mundo, formando, na prática, uma seleção mundial. A cada jogo contra seleções, os Barbarians não abandonam duas tradições: a de convidar ao menos um atleta que já vestiu a camisa do adversário e a de contar com ao menos um atleta que jamais vestiu a camisa de seu selecionado.

Até hoje, os Baa-baas enfrentaram somente uma única vez os British and Irish Lions. O jogo foi em 1977, em Twickenham, e terminou com vitória dos Lions por 23 x 13. A partida foi um evento de caridade realizada como parte das festividades do Jubileu de Prata da Rainha Elizabeth II. Entre os craques que jogaram pelos Barbarians naquela oportunidade estavam os galeses Gareth Edwards, JPR Williams e Gerald Davies e os franceses Jean-Pierre Rives e Jean-Claude Skrela.

 

Barbarians: 15 Jared Payne (Nova Zelândia*), 14 Joe Rokocoko (Nova Zelândia), 13 Elliot Daly (Inglaterra*), 12 Casey Laulala (Nova Zelândia), 11 Taku Ngwenya (Estados Unidos), 10 Nick Evans (Nova Zelândia), 9 Dimitri Yachvili (França), 8 Sergio Parisse (Itália) (c), 7 Sam Jones (Inglaterra*), 6 Samu Manoa (Estados Unidos), 5 Dean Mumm (Austrália), 4 Marco Wentzel (África do Sul), 3 Martin Castrogiovanni (Itália), 2 Schalk Brits (África do Sul), 1 Paul James (Gales).

Suplentes: 16 Leonardo Ghiraldini (Itália), 17 Duncan Jones (Gales), 18 Jim Hamilton (Escócia), 19 Imanol Harinordoquy (França), 20 Andrea Lo Cicero (Itália), 21 Kahn Fotuali’i (Samoa), 22 James Hook (Gales), 23 Mike Tindall (Inglaterra).

 

*Nunca foram convocados para suas seleções nacionais principais