Tempo de leitura: 25 minutos
Enquanto as grandes seleções do rugby XV do Hemisfério Sul entravam nas batalhas finais do Rugby Championship, com os All Blacks visitando os Springboks e com os Wallabies duelando com os Pumas, as seleções de sevens da Oceania jogavam na cidade australiana de Noosa, em Queensland, pelo Oceania Sevens 2014, o campeonato de sevens do continente, que voltou a contar com a participação de todas as suas grandes seleções completas, em aquecimento para a Série Mundial de Sevens 2014–15, que se inicia no dia 11 de outubro, próximo final de semana, em Gold Coast, Austrália.
O título do Oceania Sevens coube a Fiji, que deu uma prévia do que pode apresentar no circuito mundial ao bater a Nova Zelândia na decisão por expressivos 21 x 5, ao passo que Samoa terminou com o terceiro posto, superando a dona da casa, a Austrália, que decepcionou com derrota por 33 x 7.
Com Nova Zelândia, Austrália, Fiji e Samoa já assegurados na Série Mundial de Sevens, coube às demais seleções lutarem pelas duas vagas do continente no próximo Hong Kong Sevens, o torneio da segunda divisão mundial. Papua Nova Guiné e Tonga levaram a melhor, desbancando Samoa Americana e Ilhas Cook, principais concorrentes. A Papua Nova Guiné ainda venceu Tonga na decisão do quinto lugar, ganhando vaga também como a equipe convidada da etapa da Wellington da Série Mundial de Sevens.
Além do torneio masculino, Noosa recebeu o Oceanai Sevens Feminino, que também contou com força máxima e com a participação de sete equipe, com o sistema de todas enfrentando todas. As duas primeira colocadas da fase regular avançaram à grande final, com a Nova Zelândia vencendo pela segunda vez no torneio a arquirrival Austrália, 31 x 10, em outra prévia do que vem por aí no circuito mundial.
Largada para as divisões inferiores do Europeu de Nações
Neste sábado também teve início a sexta e a sétima (as duas últimas) divisões da Rugby Europe, as chamadas 2ª Divisão D e a 3ª Divisão do Europeu de Nações da temporada 2014-16.
Pela 2ª Divisão D, a Bósnia e a Finlândia largaram na frente em dérbis locais. No duelo dos balcãs, os bósnios massacraram a Bulgária por 59 x 12, ao passo que os finlandeses passaram bem pela Noruega, 32 x 10, no dérbi nórdico. A Turquia completa a divisão, tendo folgado na primeira rodada.
Pela 3ª Divisão, uma novidade: Estônia e Bielorrússia jogaram um playoff qualificatório, fazendo suas estreias no Europeu de Nações. A Estônia se mostrou mais madura e fez valer o mando de jogo, assegurando 59 x 12 e garantindo sua classificação ao torneio principal, onde enfrentará Grécia, Eslováquia e o também debutante Montenegro, que ocupa a vaga do Azerbaijão (que desistiu do torneio).
2ª Divisão D do Europeu de Nações – 6ª divisão da Rugby Europe
Bósnia-Herzegóvina 59 x 12 Bulgária, em Zenica
Finlândia 32 x 10 Noruega, em Helsinque
3ª Divisão do Europeu de Nações – 7ª divisão da Rugby Europe
Playoff Qualificatório
Estônia 59 x 12 Bielorrússia, em Tallin