Tempo de leitura: 7 minutos
Começaram os mata-matas das grandes ligas do Rugby League mundial: a NRL australiana e a Super League inglesa conheceram os seus classificados às repescagens e às semifinais!
Tanto na NRL como na Super League, os quatro primeiros colocados da temporada regular garantiram vaga no Qualificatório, no qual os vencedores se qualificam diretamente às semifinais e os perdedores ganham uma segunda chance na repescagem diante dos vencedores do Eliminatório. As equipes que terminaram de quinto a oitavo lugar se enfrentam por um lugar justamente na repescagem, que define os outros dois classificados às semifinais.
Roosters e Rabbitohs nas semifinais da NRL
Os dois melhores da temporada regular da NRL prevaleceram no Qualificatório. Sydney Roosters e South Sydney Rabbitohs venceram, respesctivamente, Manly-Warringah Sea Eagles e Melbourne Storm e se garantiram nas semifinais, ganhando um final de semana de folga para se prepararem bem para as decisões.
Na abertura do playoff, os Rabbitohs quebraram uma incômoda série de derrotas para o Melbourne Storm e se levantaram da perda do título da Minor Premiership para o seu arquirrival Roosters e agora já são vistos como favoritos à taça. O jogo foi de alto nível e se provou uma grande demonstração da força ofensiva dos Bunnies, que fizeram um primeiro tempo monumental, abrindo o placar logo aos 8′ com try de Dylan Farrell. Aos 22′, Adam Reynolds soube aproveitar um penal para ampliar a vantagem para os Souths e, aos 26′, Jeff Lima rompeu a linha roxa e cravou o segundo try rubroverde, levando o jogo ao segundo tempo em 14 x 0.
Billy Slater, sempre matador, devolveu o Storm ao jogo com belo try aos 54′, mas o forte pack dos Rabbitohs falou mais alto, segurou as investidas de Melbourne. Os visitantes tiveram um try anulado pelo TMO e, aos 67′, veio a cartada decisiva, com Isaac Luke fazendo lindo try para os Rabbits. O Storm não se rendeu e descontou aos 72′ com Will Chambers, mas sua reação esfriou com o acidente sofrido com Sisa Waqa, que caiu com o pescoço e segue internado no hospital (mas sem riscos). Fim de peleja, 20 x 10 para os Souths, classificados às semifinais e buscando sua primeira final desde 1971. Para o Storm, a segunda chance será diante dos Knights na repescagem.
Já o duelo entre Roosters e Sea Eagles foi muito diferente. A partida parecia começar com tudo, com os Chooks anotoando seu try aos 10′, com Tuivasa-Sheck mergulhando no in-goal para apanhar o chute e anotar 4 pontos para os Roosters. A conversão foi perdido e o placar não foi mais mexido até o final do cotejo, com o placar se provando o menor de toda a NRL 2013 e o menor de um mata-mata desde 1992. Os mais de 32 mil torcedores presentes assistiram a uma demonstração de poderio defensivo notável dos dois lados, que já possuíam as duas melhores defesas do campeonato – mas também contavam com os dois melhores ataques da liga, o que aumetou ainda mais o mérito das defesas, que se defenderam bravamente impedindo que linhas fossem quebradas como há muito não se via. O lado vencedor aplicou nada menos que 37 tackles dentro da zona de 20 metros de defesa, garantindo os 4 x 0 e a classificação às semifinais. Já os Sea Eagles terão uma segunda chance na repescagem contra os Sharks.
Sharks e Knights seguem vivos na Austrália
No Eliminatório, a polêmica deu as caras. No jogo entre Cronulla Sharks e North Queensland Cowboys, a arbitragem cometeu uma babaridade, que já mereceu nota de retração da NRL – que, no entanto, atestou não poder modificar o resultado da partida, nem anulá-la. Depois do grande início de partida dos Cowboys, que fizeram seu primeiro try aos 3′, com Brent Tate, recebendo passe genial de Matt Bowen (que se aposentou ao final da partida) após o scrum, os Sharks foram para cima e anotaram seu try aos 8′, com Beau Ryan. Entretanto, a arbitragem não se deu conta que o ponto recebeu a bola após a sexta fase, sendo um ilegal try de sétima fase (no rugby league, depois da sexta fase, isto é, do sexto tackle, a bola deve ser obrigatoriamente do time oponente).
Após o try ilegal, os Cowboys responderam com penal chutado por Thurston, mas os Sharks cresceram e Pomeroy cravou o try da virada, levando o jogo ao intervalo em 12 x 8. Na segunda etapa, já cientes do erro, os Cowboys foram para cima e viraram o placar com tries de Ulugia e Taumalolo, mas Tagataese e Feki responderam para os anfitriões, que viraram o placar nos minutos finais, com o astro Todd Carney jogando no sacrifício. Porém, os Cowboys não se renderam e Linnett mergulhou no último lance para fazer aquele que seria o try da vitória heróica, anulado pelo centro ter tocada na linha com o pé milímetros antes de apoiar a bola na área de try. Fim de um jogo épico: Sharks 20 x 18, Cowboys eliminados – e com muitas reclamações.
No domingo, fechando a primeira rodada de mata-mata, o Newcastle Knights, do vitorioso técnico Wayne Bennett (7 vezes campeão nacional como treinador de Dragons e Broncos) se impôs sobre um instável Canterbury-Bankstown Bulldogs, que não soube fazer jus ao mando de jogo, foi dominado pelo time do Interior e ainda viu se astro Ben Barba se despedir lesionado do clube.
A partida começou boa para os Dogs, que abriram o placar aos 6′ com Sam Perrett ganhando no alto após chute sobre McMannus. Porém, foi só do lado de Sydney. Darius Boyd, Akuila Uate, no primeiro tempo, e Jeremy Smith, na segunda etapa, cravaram os tries da vitória dos Knights, que chegaram a jogar com um homem a menos e, mesmo assim, triunfaram com uma forte defesa.
Wigan e Warrington prevalecem na Super League
Na Inglaterra, o mata-mata da Super League começou com o melhor time da temporada regular perdendo. O Huddesfield Giants teve um apagão em casa e caiu diante do Wigan Warriors, campeão da Challenge Cup, mas apenas quarto colocado, por implacáveis 22 x 6. O Warrington Wolves, por outro lado, comprovou sua melhor fase e superou o atual campeão Leeds Rhinos por 40 x 20, se somando ao Wigan nas seminais. Giants e Rhinos terão uma segunda chance na repescagem.
O adversário do Huddersfield será o Hull FC, que eliminou o time francês da Super League, o Catalan Dragons – da Catalunha Francesa -, que venceu por 14 x 4, enquanto o oponente do Leeds será o forte e ascendente St. Helens Saints, que atropelou o Hull Kingston Rovers por 46 x 10. Dragons e Rovers deram adeus ao sonho do título.
NRL – Campeonato Australiano de Rugby League
2010
South Sydney Rabbitohs 20 x 10 Melbourne Storm, no ANZ Stadium, em Sydney – Qualificatório
2018
Cronulla-Sutherland Sharks 20 x 18 North Queensland Cowboys, no Allianz Stadium, em Sydney – Eliminatório
0400
Sydney Roosters 04 x 00 Manly-Warringah Sea Eagles, no Allianz Stadium, em Sydney – Qualificatório
0622
Canterbury-Bankstown Bulldogs 06 x 22 Newcastle Knights, no ANZ Stadium, em Sydney – Eliminatório
Repescagem
Manly-Warringah Sea Eagles x Cronulla-Sutherland Sharks, no Allianz Stadium, em Sydney – Dia 20/9
Melbourne Storm x Newcastle Knights, no AAMI Park, em Melbourne – Dia 21/9
Semifinais
Sydney Roosters x Storm/Knights, no Allianz Stadium, em Sydney
South Sydney Rabbitohs x Sea Eagles/Sharks, no ANZ Stadium, em Sydney
Super League – Campeonato Inglês de Rugby League
Qualificatório
Huddersfield Giants 08 x 22 Wigan Warriors, em Huddersfield
Warrington Wolves 40 x 20 Leeds Rhinos, em Warrington
Eliminatório
Hull FC 14 x 04 Catalan, em Kingston-upon-Hull /
St. Helens Saints 46 x 10 Hull Kingston Rovers, em St. Helens
Repescagem
Huddersfield Giants x Hull FC, em Huddersfield – Dia 19/9
Leeds Rhinos x St. Helens Saints, em Leeds – Dia 20/9
Semifinais
Wigan Warriors x Leeds/St. Helens
Warrington Wolves x Huddersfield/Hull FC