Tempo de leitura: 4 minutos

O rugby africano viu consumada a sua crise com o fim do ano. A Confederação Africana de Rugby não foi capaz de resolver as divergências e nem de atrair os interesses das uniões de rugby locais para poder ter as finais da Copa da África (Africa Cup) sendo disputadas. O ano de 2010 foi o primeiro que a principal competição africana de rugby não chegou a seu fim. Mas os problemas com a disputa do torneio já se anunciavam desde 2008.

Desde 2000, a Copa da África é disputada anualmente, sendo que o único ano que a estrutura da competição foi alterada foi na última edição. Devido à disputa das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2011, a CAR decidiu por fazer uma edição bianual para 2008-09. Contudo, os planos da entidade era de retornar à disputa anual em 2010. E isso não aconteceu.

A Africa Cup 2010 foi dividida em duas fases. Na primeira fase, jogada no primeiro semestre, as 12 equipes participantes deveriam ter disputado um pequeno torneio regional (entre 4 equipes, com semifinal e final) e, no segundo semestre, uma segunda fase, na qual os campeões e o melhor segundo colocado deveriam disputar as finais.

- Continua depois da publicidade -

Marrocos, Tunísia, Senegal e Costa do Marfim disputaram seu torneio preliminar, com vitória marroquina. Zimbábue, Madagascar, Botsuana e Zâmbia também disputaram o seu, com triunfo zimbabuano. Contudo,o último torneio da primeira fase jamais foi disputado. Namíbia, Quênia, Uganda e Camarões não entraram em campo. Os três primeiros não aceitaram as ofertas financeiras da CAR para receberem a etapa, alegando que os valores os colocariam em prejuízo. Entretanto, Camarões aceitou receber o torneio e, inclusive, colocou em seu website tanto o regulamento como a programação confirmada do torneio. Mas Namíbia, Quênia e Uganda se recusaram a jogar, como já divulgado aqui no Blog do Rugby.

Vale lembrar que, no primeiro semestre, a Namíbia disputou a Copa das Nações do IRB, ao passo que, no segundo semestre, o time fez uma gira pela Europa (no mês de novembro). Os namibianos, classificados para a Copa do Mundo de 2011, parece que tiveram compromissos muito mais interessantes, mostrando pouquíssimo interesse pela Copa da África. Quênia e Uganda disputaram, juntamente com o Zimbábue, a Victoria Cup, investindo, assim, em uma competição paralela. No caso queniano em específico, o interesse pelo seven-a-side é muito maior do que pelo XV, o que não pode ser esquecido.

A África se juntou à Oceania e à América do Norte como os continentes que não tiveram campeões em 2010. Contudo, as principais forças de América do Norte e da Oceania disputaram seus campeonatos. Canadá e Estados Unidos jogaram a anual Churchill Cup, mas as seleções de XV do Caribe e o Mexico não tiveram atividades no ano. Na Oceania, Fiji, Samoa e Tonga disputaram a anual Copa das Nações do Pacífico, que também envolve o Japão e, por essa razão, não pode ser tida como competição continental. As seleções pequenas do continente não entraram em campo, já que a Copa das Nações da Oceania não foi disputada. No caso da África, nenhuma competição de elite de rugby de XV de 2010 que chegou ao fim teve a participação de mais de uma seleção africana. Foram disputadas apenas as fases preliminares da Copa da África e os torneios do Troféu da CAR (o CAR Trophy, a segunda divisão africana) e do Troféu de Desenvolvimento da CAR (o CAR Development Trophy, a terceira divisão).

Triste, sobretudo às vésperas de uma Copa do Mundo.

Copa da África de 2011

O novo modelo da Copa da África foi revelado. A fim de evitar problemas com data, a CAR repartiu a competição em 3 divisões, havendo sistema de promoção e rebaixamento entre eles ao final de cada ano, em um sistema muito semelhante ao utilizado pela ARFU (União Asiática de Futebol Rugby). A 1ª Divisão contará com 4 equipes, e o torneio será disputado no Quênia, em julho. Os locais de disputa das demais divisões ainda não foram revelados. As equipes que disputam atual o CAR Trophy (Troféu CAR, a segunda divisão atual), estarão em divisões abaixo.

Divisão 1 – Namibia, Quênia, Tunísia e Marrocos
Divisão 2 – Costa do Marfim, Uganda, Madagascar e Zimbábue
Divisão 3 – Senegal, Camarões, Zâmbia e Botsuana
 

Lista de edições e campeões da Copa da África (Africa Cup)

2000 – África do Sul Amadora

2001 – África do Sul Amadora

2002 – Namíbia

2003 – Marrocos

2004 – Namíbia

2005 – Marrocos

2006 – África do Sul Amadora

2007 – Uganda

2008-09 – Namíbia