Tempo de leitura: 4 minutos
Pela quinta Copa do Mundo consecutiva, a Namíbia será a representante africana no maior palco do rugby mundial! Os Welwitschias operaram um milgare neste domingo e contaram também com a sorte para carimbarem passaporte para a Inglaterra 2015.
Na primeira partida da última rodada da Copa da África, o Quênia tinha tudo em mãos para se garantir pela primeira vez na história ao Mundial. Bastava uma vitória simples para os quenianos sobre o Zimbábue para o título e a vaga serem alcançados. No entanto, o Quênia não se encontrou em campo. O primeiro tempo foi parelho, com Humphrey Kayange fazendo o primeiro try dos então campeões continentais. No entanto, os zimbabuanos queriam voltar à Copa do Mundo pela primeira vez desde 1991 e passaram a dominar os scrums. Com um try antes do intervalo, os Sables viraram o placar para 13 x 10. E o segundo tempo foi completamente do Zimbábue, com o colapso do time queniano. Mais dois tries permitiram aos Sables abrirem grande vantagem, fazendo 25 x 10. Uma vitória bonificada daria o título e a classificação direta para o Zimbábue, mas o time desperdiçou clamorosamente a chance final optando inexplicavalmente por arrematar um penal ao gol, ao invés de tentar o último try. Fim de jogo, Zimbábue 28 x 10 Quênia, dando 4 pontos ao Zimbábue na classificação.
O resultado do primeiro jogo abriu uma chance para a Namíbia garantir sua classificação. Os Welwitschias tiveram pela frente o time do país-sede do torneio, Madagascar, que lutava por uma vitória para não ser rebaixado. A Namíbia não deu qualquer chance aos Makis e atropelou. Precisando vencer por 53 pontos de diferença para ultrapassar o Zimbábue, a Namíbia conseguiu o quase impensável. 89 x 10 chocantes, que deram vaga no Mundial aos namibianos.
Assim, de líder após a segunda rodada, o Quênia terminou o torneio em terceiro lugar, enquanto o Zimbábue conseguiu o prêmio de consolação: uma vaga na Repescagem Mundial para a Copa do Mundo. Madagascar, por sua vez, caiu para a segunda divisão africana.
A Namíbia vai disputar a Copa do Mundo no Grupo C, ao lado de Nova Zelândia, Argentina, Tonga e Geórgia. Já o Zimbábue enfrentará a Rússia fora de casa na semifinal da Repescagem Mundial. Os russos já marcaram a partida para a cidade de Krasnoyarsk, na Sibéria, apostando no desgaste da viagem que os Sables terão que fazer. As semifinais são disputadas em apenas um jogo, na casa da seleção melhor ranqueada. Na outra semifinal se enfrentarão Uruguai e Hong Kong, em Montevidéu, e os vencedores duelarão em jogos de ida e volta valendo vaga no Grupo A da Copa do Mundo, para enfrentar Inglaterra, Austrália, Gales e Fiji.
Copa da África – 1ª Divisão A – Eliminatórias para a Copa do Mundo – em Antananarivo, Madagascar
3ª rodada
1028
Quênia 10 x 28 Zimbábue
1089
Madagascar 10 x 89 Namíbia
Lista de campeões da Copa da África
1 – Namíbia – 4 títulos
2 – África do Sul Amadora – 3 títulos
3 – Marrocos – 2 títulos
Quênia – 2 títulos
5 – Uganda – 1 título
Zimbábue – 1 título
Repescagem Mundial – Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2015
Semifinais – dia 2 de agosto
Uruguai x Hong Kong, em Montevidéu
Rússia x Zimbábue, em Krasnoyarsk
Final
Jogo de ida: 2 ou 3 de setembro
Jogo de volta: 11 ou 12 de outubro
Copa do Mundo de 2015
Grupo A: Inglaterra, Austrália, Gales, Fiji e vencedor da Repescagem Mundial
Grupo B: África do Sul, Escócia, Samoa, Japão e Estados Unidos
Grupo C: Nova Zelândia, Argentina, Tonga, Geórgia e Namíbia
Grupo D: França, Irlanda, Itália, Canadá e Romênia