Tempo de leitura: 27 minutos
A Europa teve um final de semana quente no rugby de seleções, com muitas partidas por todo o continente. No Europeu de Nações, o sábado garantiu o título para a Holanda na 2ª Divisão A, ao passo que a Moldávia se igualou à Alemanha na ponta da 1ª Divisão B, a uma rodada do fim. Enquanto isso, a Polônia recebeu a primeira rodada do Europeu M18, com nada menos que 24 seleções em campo!
Moldávia e Holanda comemoram, Sérvia lamenta
Neste sábado, a 1ª Divisão B do Europeu de Nações, ou Six Nations C, teve uma partida isolada e crucial: o duelo entre Moldávia e Ucrânia que, na geopolítica atual, vivem sob a ameça russa. Em meio à perda da Crimeia e à possibilidade de sedição de todo o leste do país, a Ucrânia visitou a sua vizinha Moldávia, que também teme por uma investida do governo de Putin em seu território da Transnístria, de maioria russa e fora do controle do governo moldavo desde os anos 90. No rugby, o confronto entre os dois países pendeu favoravelmente aos moldavos, que conseguiram uma crucial vitória bonificada, com 4 tries anotados, e se igualou na liderança da competição com a Alemanha. A Moldávia não fez uma grande partida e seu poderoso pack sofreu dura oposição dos ucranianos, mas, com boas ações de sua linha, os moldavos conseguiram os tries necessários, conquistando o bônus nos minutos finais. 28 x 8.
Na última rodada da temporada, a Moldávia visita a lanterna e rebaixada República Tcheca, no dia 26 de abril. Na mesma data, a Alemanha visita a penúltima colocada Suécia. Para ambos, a vitória bonificada é obrigatória e, caso os alemães conquistem o bônus, os moldavos dificilmente conseguirão ultrapassar o concorrente no saldo de pontos. Hoje, o saldo alemão é de +193, enquanto a Moldávia tem saldo +57. Quem se sagrar campeão garantirá a promoção à 1ª Divisão A, o Six Nations B, de 2014-16, e assegurará a vaga para enfrentar a Holanda na Repescagem Europeia das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2015. Quem vencer duelará com a Rússia, valendo vaga na Repescagem Mundial.
A Holanda, por sua vez, garantiu seu título da 2ª Divisão A, a terceira divisão do Europeu de Nações, assegurando sua promoção à 1ª Divisão B da próxima temporada. Os holandeses fizeram sua parte e venceram em casa com facilidade a Croácia, 45 x 13, abrindo 15 pontos de frente sobre a Suíça, que derrapou e perdeu em casa para Malta por 29 x 14. A briga na 2ª Divisão A agora é entre Croácia e Lituânia, que lutam contra o rebaixamento. O último colocado será diretamente rebaixado à 2ª Divisão B, ao passo que o penúltimo colocado enfrentará o vice-campeão da 2ª Divisão B, valendo vaga na próxima 2ª Divisão A.
Na 2ª Divisão B, o título já era de Israel, que voltou a vencer, superando vice-líder Andorra por 20 x 16. Para Andorra, a derrota foi péssima, pois o time já encerrou a sua participação na competição e soma apenas 2 pontos a mais que a Letônia, que tem ainda 2 partidas a realizar. Já em Belgrado, a Sérvia foi derrotada pela Dinamarca por 33 x 19 e teve seu rebaixamento à 2ª Divisão C decretado. A Dinamarca é a penúltima colocada e ainda tem o duelo contra a Letônia pela frente para fugir da repescagem contra o vice-campeão da divisão inferior.
Na 2ª Divisão C, outras duas partidas foram realizadas. A Hungria manteve suas chances de promoção ao superar em casa a Áustria, em clássico regional – do antigo Império Austro-Húngaro. 23 x 12 foi o placar, deixando a Hungria com 4 pontos a menos que o líder Chipre, mas com uma partida a mais que os cipriotas. Já a Eslovênia, em jogo histórico, diante de 4 mil torcedores, incluindo o presidente do país, superou em casa a Bulgária, 43 x 17, mantendo suas chances de alcançar a Hungria e ir à repescagem pela promoção. Na partida, os eslovenos colocaram em campo 5 irmãos, um recorde mundial. A Bulgária ocupa a vice-lanterna, 1 ponto acima da Áustria, com 1 rodada pela frente para cada um.
Festival de rugby junior na Polônia
Na Polônia, o final de semana foi de muito rugby, com nada menos que 24 seleções em campo pelo Campeonato Europeu M18. As seleções foram divididas em 3 divisões de 8 seleções cada, com um formato simples: mata-mata.
Na 1ª Divisão deu a lógica, com a Inglaterra atropelando Portugal, 62 x 5; com a França superando a Itália, 29 x 7; com a Geórgia caindo diante da Irlanda, 20 x 10; e com a Escócia apertando o jogo contra Gales, mas saindo derrotada, 23 x 21. Com os placares, os ingleses enfrentarão os galeses na semifinais, ao passo que os franceses terão os irlandeses pela frente, ambos no dia 15 de abril. Já Portugal, Itália, Geórgia e Escócia jogam contra o rebaixamento, destinado ao último colocado.
Na 2ª Divisão, também nenhuma zebra deu as caras, com vitória de Espanha (no sufoco sobre a Holanda), Romênia, Rússia e Polônia. Holanda, Bélgica, Alemanha e República Tcheca jogarão contra o descenso. Já na 3ª Divisão, vitórias nas quartas-de-final para Suécia, Suíça, Ucrânia e Luxemburgo.
1ª Divisão B do Europeu de Nações – 2ª divisão da FIRA-AER
Moldávia 28 x 8 Ucrânia, em Chisinau
2ª Divisão A do Europeu de Nações – 3ª divisão da FIRA-AER
Holanda 45 x 13 Croácia, em Amsterdã
Suíça 14 x 29 Malta, em Winterthur
2ª Divisão B do Europeu de Nações – 4ª divisão da FIRA-AER
Israel 20 x 16 Andorra, em Netanya
Sérvia 19 x 33 Dinamarca, em Belgrado
2ª Divisão C do Europeu de Nações – 5ª divisão da FIRA-AER
Hungria 23 x 12 Áustria, em Esztergom
Eslovênia 43 x 17 Bulgária, em Ljubljana
Campeonato Europeu M18 – na Polônia
1ª Divisão
Quartas-de-final
Inglaterra 62 x 5 Portugal
França 29 x 7 Itália
Irlanda 20 x 10 Geórgia
Escócia 21 x 23 Gales
Semifinais
Inglaterra x Gales
França x Irlanda
Disputa pelo 5º lugar
Portugal x Escócia
Itália x Geórgia
2ª Divisão
Quartas-de-final
Espanha 33 x 26 Holanda
Rússia 20 x 20 Bélgica – vence pelo número de tries
Polônia 15 x 0 República Tcheca
Alemanha 3 x 19 Romênia
Semifinais
Espanha x Romênia
Rússia x Polônia
Disputa pelo 5º lugar
Holanda x Alemanha
Bélgica x República Tcheca
3ª Divisão
Quartas-de-final
Suécia 82 x 6 Áustria
Croácia 0 x 24 Suíça
Ucrânia 24 x 15 Sérvia
Luxemburgo 23 x 7 Lituânia
Semifinais
Suécia x Luxemburgo
Suíça x Ucrânia
Disputa pelo 5º lugar
Áustria x Lituânia
Croácia x Sérvia