Tempo de leitura: 4 minutos
Vai começar nesse final de semana o Eccellenza, o Campeonato Italiano de 2014-15. Aós a entrada dos italianos com duas equipes no PRO12, o Eccellenza se tornou o segundo escalão do rugby do país, mesclando clube profissionais e semi-profissionais, que disputam vagas para a Challenge Cup, a segunda copa europeia. Para o ano que vem, ainda resta saber quantas vagas em competições internacionais os clubes italianos terão, pois uma terceira copa continental deverá ser criada para 2015-16, mas o campeonato seguirá com suas emoções da mesma maneira. Giorgio Vurich, colaborador do Portal do Rugby na Itália, traz a prévia da competição para você!
Atualmente, o ano de 2014 é o ano mais desastroso para a Itália no rugby. A seleção nacional não venceu nenhuma partida. No Six Nations, foram cinco derrotas, o que atribuiu à equipe o trófeu da “Colher de Pau” (dado para o pior time da competição). No último jogo no Stadio Olimpico em casa, a Itália foi derrotada pela Inglaterra pelo placar de 52 a 11, tendo os jornais italianos postulado essa derrota como um retrocesso em 50 anos da modalidade no país.
O problema que era grande tornou-se ainda maior depois da Tour italiana pelo Pacífico, onde foi derrotada em três oportunidades (em três Test Matches). Além disso, sofreu também a primeira derrota ante o Japão, pelo placar de 26 a 23, o que acarretou na queda do ranking mundial de seleções da IRB, caindo para a posição de numero 14.
A crise também assola os principais clubes (que disputam o Pro12). O Treviso e o Zebre encerraram nas últimas colocações do torneio e terminaram a Heineken Cup sem sequer pontuar. Decepção também na European Challenge Cup, com quatro times italianos realizando más campanhas no torneio (Mogliano sofreu seis derrotas, Calvasiano apenas empatou em uma partida, idem para o Viadana. O I Cavalieri foi o que obtou melhores resultados com duas vitórias).
Todos esses resultados vem criando desconfiança e insatisfação dentro da FIR (Federação Italiana de Rugby) e para com seu presidente, Alfredo Gavazzi, que tem tido sua gerencia do rugby italiano criticada com veemência nos últimos dois anos. Culpa da gestão e também da crise Europeia, será a primeira vez que o balanço econômico será negativo. Muitas equipes também tem encontrado dificuldades para se inscrever nos campeonatos.
Voltando ao Eccellenza, 10 equipes disputam o torneio. O sistema será semelhante ao da temporada passada: todas as equipes se enfrentam em turno e returno, de 4 de Outubro a 15 de Maio de 2015. Os quatros primeiros disputam as semifinais que ocorrem nos dias 16 e 25 de Maio, em jogos de ida e volta. A grande final será no dia 30 de Maio, em jogo único. O último colocado será rebaixado para disputar a Serie A em 2015-2016.
Os clubes que participam dessa edição do Eccellenza são:
Cammi Calvisano
Cidade = Calvisano (Bréscia), Lombardia
Campeão do ano passado, 4 vezes Campeão d’Itália , 1 Copa Itália , 1 Trofeu Eccellenza.
Femi-CZ Rovigo
Cidade = Rovigo, Vêneto
2° no ano passado, 11 vezes Campeão d’Itália
Marchiol Mogliano
Cidade = Mogliano Veneto (Treviso), Vêneto
3° no ano passado, 1 vez Campeão d’Itália
Rugby Viadana
Cidade = Viadana (Mântua), Lombardia
4° no ano passado, 1 vez Campeão d’Itália , 4 Copa Itália
Petrarca Padova
Cidade = Pádua, Vêneto
5° no ano passado, 12 vezes Campeão d’Itália , 2 Copa Itália
R.C. I Cavalieri Prato
Cidade = Prato, Toscana
6° no ano passado
Fiamme Oro Roma
Cidade = Roma, Lácio
No ano passado Campeão do Trofeu Eccellenza e 7° colocado, 5 vezes Campeão d’Itália , 4 Copa Itália , 1 Trofeu Eccellenza.
Pol. Lazio Roma
Cidade = Roma, Lácio
8° no ano passado
M-Three San Donà
Cidade = San Donà di Piave (Veneza), Vêneto
9° no ano passado
L’Aquila RC
Campeão da Serie A no ano passado, 5 vezes Campeão d’Itália , 2 Copa Itália
Primeira Rodada
Sábado, 04 de outubro de 2014
Fiamme Oro x I Cavalieri Prato, em Roma
Viadana x Lazio, em Viadana
Mogliano x San Donà, em Mogliano
L’Aquila x Calvisano, em Áquila
Rovigo x Petrarca Padova, em Rovigo
Lista de campeões do Campeonato Italiano
1 – Amatori Milano – 18 títulos (hoje 4ª divisão)
2 – Benetton Treviso – 15 títulos (disputando apenas o PRO12 desde 2010)
3 – Petrarca Padova – 12 títulos
4 – Rovigo – 11 títulos
5 – Fiamme Oro – 5 títulos
L’Aquila – 5 títulos
Roma Olimpic – 5 títulos (hoje 4ª divisão)
8 – Calvisano – 4 títulos
9 – Parma – 3 títulos (hoje 3ª divisão)
10 – Partenope Napoli – 2 títulos (hoje 3ª divisão)
11 – Mogliano – 1 título
Viadana – 1 título
Brescia – 1 título (hoje 2ª divisão)
Ginnastica Torino – 1 título (inativo)