Tempo de leitura: 2 minutos
Argel, capital da Argélia, recebeu na última semana os Jogos Africanos da Juventude, a Olimpíada Africana Juvenil. E a competição teve disputas do rugby sevens, valendo classificação aos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, que rolarão em outubro em Buenos Aires, na Argentina.
A África do Sul abocanhou o título masculino e carimbou sua classificação para outubro, ao passo que a Tunísia venceu um torneio feminino de apenas 2 participantes (Tunísia e Madagascar) e também se classificou, fechando a lista de equipes participantes dos Jogos Olímpicos da Juventude. Serão 6 participantes para cada categoria.
Feminino (melhor de 3):
Madagascar 12 x 05 Tunísia, Tunísia 29 x 07 Madagascar, Tunísia 5 x 5 Madagascar / Jogo desempate: Tunísia 19 x 00 Madagascar;
Masculino:
Semifinais: África do Sul 46 x 00 Maurício, Namíbia 43 x 07 Burkina Faso;
9º lugar: Tunísia 41 x 00 Benin
7º lugar – Senegal 24 x 07 Marrocos
5º lugar: Argélia 19 x 05 Costa do Marfim
3º lugar: Maurício 28 x 12 Burkina Faso
Final: África do Sul 32 x 12 Namíbia
Samoa e Estados Unidos herdam vagas masculinas
Samoa e Estados Unidos tiveram a confirmação de que herdaram as vagas masculinas que, no campo, haviam sido conquistadas na Oceania pela Austrália e na América do Norte pelo Canadá. O motivo é que os Jogos Olímpicos da Juventude estipulam cotas de número de esportes que cada país pode participar e Austrália e Canadá excederam essa cota. Ambos os países optaram por abrir mão do rugby, oferecendo as vagas aos vices de seus continentes.
Jogos Olímpicos da Juventude – Buenos Aires 2018 – Rugby Sevens M18 de 13 a 15 de outubro
Masculino
América do Sul: Argentina
América do Norte: Estados Unidos
Europa: França
África: África do Sul
Ásia: Japão
Oceania: Samoa
Feminino
América do Sul: Colômbia
América do Norte: Canadá
Europa: França
África: Tunísia
Ásia: Japão
Oceania: Nova Zelândia