Tempo de leitura: 4 minutos
ARTIGO COM VÍDEOS – No último final de semana, o Japão parou para o encerramento de sua temporada doméstica, com a disputa da grande final do All Japan Rugby Championship, a Copa do Japão. E em vitória apertada no Principe Chichibu lotado, o Suntory Sungoliath fechou a temporada ganhando tudo que disputou, com a dobradinha de Top League e All Japan Championship. Vitória na final sobe o Panasonic Wild Knights, para terminar a temporada invicto.
Apenas Kosei Ono pontuou para os amarelos de Tóquio, cinco pênaltis chutados. Aos 16 minutos da segunda etapa, Daniel Heenan anotou um try para os azuis após abafar a saída de bola do scrumhalf Yutaka Nagare e mergulhar no ingoal, vitória momentânea do Panasonic por 10 a 9, mas como dito, ainda caberia mais dois dos cinco acertos de Ono para fechar a conta aos 25 minutos do segundo tempo. Placar Final: Sungoliath 15, Panasonic Wild Knights 10. Destaque na partida para duelo de lendas dos Wallabies, com George Smith, pelo Sungoliath, levando a melhor sobre David Pocock, do Wild Knights, comandado pelo técnico neozelandês multicampeão Robbie Deans.
Sem mais rebaixamentos
Nesse fim de semana também foram jogadas as três repescagens da Top League, com os times classificados entre o 13º e o 15º lugares encarando os times classificados de 2º a 4º na segunda divisão. E os times da Top League prevaleceram, mantendo-se na elite. O Kintetsu Liners não teve problemas para aplicar 47 x 00 no Kyuden Voltex, ao passo que o Coca-Cola Red Sparks prevaleceu contra o Hino Red Dolphins, 32 x 22. Já o Toyota Industries Shuttles, mais ameaçado, se reergueu e venceu o bom Mitsubishi Sagamihara Dynaboars por 33 x 21.
Mais mudanças no rugby nipônico
Apesar da folga no calendário que sempre fomenta a JRFU, dois vícios perseguem o campeonato japonês, as mudanças de regulamento e as variações de público. A edição 2015-2016 conheceu as grandes multidões, muitos jogos tiveram públicos altos. O chamado mata-mata traz a chance de título para mais equipes e chama a atenção do torcedor ante ao mais justo por muitos: os pontos corridos.
A edição 2017-2018 trará uma tabela confusa para tentar dar mais tempo de preparação para o Sunwolves. Apesar de fazer sucesso fora das quatro linhas a franquia do Super Rugby novamente fará uma temporada bem menos badalada que as demais equipes. A JRFU acreditaria que diminuindo os jogos dos times no nacional sobraria tempo para o desenvolvimento dos Sunwolves nas próximas duas pré-temporadas.
Cada equipe da Top League fará 13 jogos. Estas 16 se dividirão em 2 grupos com 8 equipes. 7 jogos serão realizados dentro do grupo e mais 6 contra times do outro grupo. O All Japan, copa do Japão, será fundido e corresponderá a fase semifinal, onde primeiros e segundos colocados de cada grupo se enfrentarão.
Nem tudo é confusão! Os 3 piores da classificação geral enfrentarão os 3 melhores da reformulada segunda divisão, a Top Challenge. Esta agora contará com 8 equipes que jogarão em turno único e a fase de “mata-mata”, sendo que o primeiro estará promovido automaticamente para a primeira divisão da temporada seguinte.
Mais um japonês no Super Rugby?
O Panasonic Wild Knights seria o próximo time a ingressar no Super Rugby. Este é o mais novo rumor e a equipe realmente fará como casa o estádio de Kumagaya, subúrbio de Tóquio, que está sendo reformado para a Copa do Mundo de 2019. O plano seria uma estrutura 100% profissional para ser a 19ª franquia do Super Rugby em 2020. Será?
All Japan Rugby Championship – Copa do Japão
Final
Suntory Sungoliath 15 x 10 Panasonic Wild Knights
Top 5 de campeões do All Japan Rugby Championship
1 – Kobelco Steelers – 9 títulos
2 – Kamaishi Seawaves – 8 títulos
3 – Suntory Sungoliath – 7 títulos
4 – Toshiba Brave Lupus – 6 títulos
5 – Panasonic Wild Knights – 5 títulos
Top League – Campeonato Japonês
Repescagens
Kintetsu Liners 47 x 00 Kyuden Voltex
Coca-Cola Red Sparks 32 x 22 Hino Red Dolphins
Toyota Industries Shuttles 33 x 21 Mitsubishi Sagamihara Dynaboars
Liners, Red Sparks e Shuttles permancerão na Top League em 2017-18
Top League 2017-18
Grupo A: Suntory Sungoliath, Kobelco Steelers, NTT Shining Arcs, Toyota Verblitz, Toshiba Brave Lupus, Kubota Spears, Kintetsu Liners e NTT-Docomo Red Hurricanes;
Grupo B: Yamaha Jubilo, Panasonic Wild Knights, Ricoh Black Rams, Canon Eagles, NEC Green Rockets, Munakata Sanix Blues, Coca-Cola Red Sparks e Toyota Industries Shuttles;
Top Challenge 2017-18 (nova 2ª divisão)
Grupo Único: Honda Heat, Mitsubishi Dynaboars, Hino Red Dolphins, Kyuden Voltex, Chubu Electric Power, Chugoku Electric Power, Kamaishi Seawaves e Mazda Blue Zoomers;
Escrito por: Leandro Vieira
Foto: JaponRugby.net
Lembrando que o Wild Knights vai jogar o Brisbane Global Tens esse ano.