Tempo de leitura: 16 minutos
Enquanto os Tupis se aqueciam para o primeiro desafio do Sul-Americano, outras seleções disputavam partidas de eliminatórias para Mundiais. Em Madri, Samoa e Espanha venceram e garantiram vaga na Copa do Mundo Feminina de 2014, eliminando Escócia e Itália da disputa.
Já na Ásia, as principais seleções masculinas do continente entravam em campo pela segunda rodada do Cinco Nações Asiático, válido também pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2015. Japão e Coreia do Sul confirmaram o favoritismo e venceram na rodada. Por fim, na Europa, apenas um jogo rolou pelo Europeu de Nações. A Lituânia venceu por 15 x 14 a Croácia e embolou por completo a luta na 2ª Divisão A contra o rebaixamento.
Samoa e Espanha se classificam à Copa do Mundo Feminina de 2014
A terceira e última rodada da repescagem entre Europa e Oceania pelas eliminatórias para a Copa do Mundo Feminina de 2014, valendo 2 vagas no Mundial. O formato estranho da competição, que envolvia 6 times jogando 3 rodadas, premiou Espanha e Samoa, que levaram a melhor sobre Itália e Escócia.
Na primeira partida do dia, a Escócia fez sua parte e atropelou a Suécia por 63 x 8. Com o resultado, as suecas precisavam torcer contra Samoa no segundo jogo do dia. Mas, as samoanas não vacilaram e garantiram o ponto-bônus ainda no primeiro tempo, encerrando o jogo contra a Holanda com vitória irrepreensível por 33 x 14, garantindo a vaga no Mundial. Desde 2002, as samoanas não disputavam o torneio.
Na partida final do dia, a Espanha não deu trégua para a Itália, e venceu brilhantemente o confronto direto pela vaga, aplicando 38 x 7 sobre as italianas, para terminar como o único time invicto do torneio. Assim, a Espanha conquistou a primeira vaga no Mundial de 2014 com 3 vitórias. Com 2 vitórias, Samoa ganhou a segunda vaga, mesmo com Escócia e Itália também tendo conquistado 2 triunfos. Regulamento confuso e vagas definidas.
Com isso, resta conhecer apenas 2 times classificados ao Mundial Feminino de XV. Uma vaga sairá da África, com África do Sul, Uganda e Quênia disputando a vaga. E a outra irá para a Ásia, com Cazaquistão, Japão, Hong Kong e Cingapura batalhando pela classificação.
Japão lidera o Cinco Nações Asiático
Jogando no deserto árabe, a Coreia do Sul fez uma ótima estreia no Cinco Nações Asiático de 2013. Os coreanos não tiveram trabalho para passar com tudo por cima dos Emirados Árabes Unidos, aplicando indiscutíveis 75 x 10.
A liderança, no entanto, segue nas mãos do Japão, que conseguiu uma importante vitória bonificada fora de casa sobre Hong Kong por 38 x 0. Entretanto, o resultado não foi o esperado pelos japoneses, que fizeram uma partida abaixo de seu potencial, cometendo muitos erros de manuseio e parando na forte defesa de Hong Kong, que mostra evolução constante no cenário internacional.
Eliminatórias para a Copa do Mundo Feminina – em Madri, Espanha
Escócia 63 x 8 Suécia
Holanda 14 x 33 Samoa
Espanha 38 x 7 Itália
2ª Divisão A do Europeu de Nações – 3ª divisão da FIRA-AER
Lituânia 15 x 14 Croácia, em Vilnius
HSBC Asian 5 Nations – Cinco Nações Asiático
Emirados Árabes Unidos 10 x 75 Coreia do Sul, em Al Ain
Hong Kong 0 x 38 Japão, em Hong Kong