Tempo de leitura: 3 minutos
Como campeão da temporada passada do Six Nations, era de se imaginar uma presença fenomenal da Irlanda já em seu primeiro jogo, mas não foi isso que se viu nos gramados de Roma. A Itália, que teve um começo ótimo, decaiu muito conforme o desenrolar do jogo, além de ambas as equipes abusarem de ataques com seus forwards o cansaço foi visível ao final da partida.
O estádio em Roma estava lotado por torcedores frenéticos da Itália, que gritavam e incentivavam os Azzurris a todo vapor, e os sentimentos foram notados em campo pelos jogadores, que após o kick off avançaram com tremenda força diante os Irlandeses que quase conseguiram seu primeiro try, mas um passe errado lhes custou os pontos.
Já aos seis minutos de jogo, a Irlanda começou a mostrar seu favoritismo, com um penal de Ian Keatley certeiro o placar foi pra 3×0. O jogo permaneceu estagnado para os dois lados, que tiveram oportunidades, mas não muito aproveitadas por seus marcadores, o placar permaneceu inalterado até a metade do primeiro tempo com outro penal de Keatley para Irlanda.
Ao final da primeira etapa os donos da casa incomodaram os irlandeses com seus passes rápidos, mas pecaram após a perda da bola com outro penal para a Irlanda, 9×0. Com o relógio já no vermelho, a Itália teve uma ótima chance de pontuar com Leonardo Sarto, pela ponta, mas um penal dos visitantes fez com que o chute de Kelly Haimona, aos postes, encerrasse a primeira etapa. Placar do primeiro tempo: Irlanda 9 x 3 Itália.
Apenas seis pontos atrás no placar, a Itália demonstrou o mesmo entusiasmo do início da partida, porém não tão eficiente quando as forwards irlandeses, que comandaram os scrums e lineouts durante todo o jogo. Somente na metade do segundo tempo os irlandeses voltaram a ampliar o placar, novamente de um penal. O cansaço ficou claro após o primeira linha italiano, Leonardo Ghiraldini, tomar um amarelo por derrubar seguidas vezes o scrum. Logo em seguida o scrum-half da Irlanda aproveitou a brecha na defesa Azzurri e marcou o primeiro try da partida, sem perder tempo a equipe dos “verdes” marcaram outro em seguida, ambos convertidos. Nos últimos instantes do jogo os donos da casa tiveram uma última oportunidade de marcar, mas por um knock-on o try foi anulado, placar final Irlanda 26 x 3 Itália.
3 x 26
Itália 3 x 26 Irlanda, em Roma
Árbitro: Pascal Gauzère (França)
Itália
Penal: Kelly Haimona
Amarelo: Leonardo Ghiraldini
15 Andrea Masi, 14 Leonardo Sarto, 13 Michele Campagnaro, 12 Luca Morisi, 11 Luke McLean, 10 Kelly Haimona, 9 Edoardo Gori, 8 Sergio Parisse (c), 7 Francesco Minto, 6 Alessandro Zanni, 5 George Biagi, 4 Joshua Furno, 3 Martín Castrogiovanni, 2 Leonardo Ghiraldini, 1 Matías Aguero.
Suplentes: 16 Andrea Manici, 17 Alberto De Marchi, 18 Dario Chistolini, 19 Marco Fuser, 20 Marco Barbini, 21 Gulgielmo Palazzani, 22 Tommaso Allan, 23 Giovanbattista Venditti.
Irlanda
Tries: Conor Murray e Tommy O’Donnell
Conversoes: Keatley e Ian Madigan
Penais: Keatley (4)
15 Rob Kearney, 14 Tommy Bowe, 13 Jared Payne, 12 Robbie Henshaw, 11 Simon Zebo, 10 Ian Keatley, 9 Conor Murray, 8 Jordi Murphy, 7 Sean O’Brien, 6 Peter O’Mahony, 5 Paul O’Connell, 4 Devin Toner, 3 Mike Ross, 2 Rory Best, 1 Jack McGrath.
Suplentes: 16 Sean Cronin, 17 James Cronin, 18 Marty Moore, 19 Iain Henderson, 20 Tommy O’Donnell, 21 Isaac Boss, 22 Ian Madigan, 23 Felix Jones.
Foto: rbs6nations