Tempo de leitura: 3 minutos
Após as desastrosas enchentes e ainda sofrendo com os desdobramentos da tragédia, a capital da Geórgia recebeu nesta quarta-feira a segunda rodada da Tbilisi Cup, que já conheceu seu campeão.
A Emerging Ireland, segunda seleção irlandesa, enfrentou o Uruguai e assegurou seu título com sua segunda vitória bonificada: 33 x 7. Os irlandeses atropelaram no início abrindo 26 x 0, mas caíram de produção – sem consequências – na segunda etapa, quando os Teros mostraram sua qualidade nos forwards e arrancaram um penal try. O técnico uruguaio, Pablo Lemoine, se disse frustrado com o jogo, mas exaltou a importância das partidas.
O título irlandês foi carimbado por conta da derrota da seleção da casa contra a segunda seleção italiano, os Emergenti. O jogo gerava muito interesse, apesar de ser o segundo elenco da Itália contra a Geórgia sem vários de seus principais atletas. O resultado foi o triunfo italiano que tirou dos Lelos as chances de título. 26 x 10, com Mbanda e Marinaro fazendo os tries dos Emergenti, que viram brilhar seu jovem abertura Carlo Canna.
Romênia e Argentina Jaguares decidirão Nations Cup
No mesmo dia, pela Copa das Nações, na Romênia, a seleção da casa atropelou a Namíbia, 43 x 3, e se manteve com tudo no páreo pelo título. Os romenos aproveitaram a ausência de Jacques Burger e aplicaram nada menos que sete tries sobre os Welwitschias, preocupando o time africano às vésperas da Copa do Mundo.
A decisão do título será entre Romênia e Argentina Jaguares, no sábado. A segunda seleção argentina também venceu hoje, mas não convenceu. Os Jaguares fizeram somente 15 x 6 sobre a Espanha, com tries de Cuaranta e Carrio.
Briga entre malaios e argelinos marca final da Crescent Cup, a copa das nações islâmicas
O torneio pioneiro envolvendo países muçulmanos teve um final lamentável. A Crescent Cup colocou frente a frente em sua final a seleção da casa, a Malásia, e a Argélia, sensação do torneio. A partida estava em 19 x 11 a favor dos malaios quando uma briga generalizada paralisou o jogo e resultou, inclusive, em dez atletas com ossos fraturados e na agressão dos árbitros, com um dos auxiliares saindo com dentes quebrados e com uma lesão no pescoço. O jogo foi dado como encerrado e com o título da Malásia, mas o caso poderá ter sérias consequência se julgado devidamento pelo World Rugby. Na decisão pelo terceiro lugar, o Cazaquistão superou o Líbano.
Por fim, na África ainda rolou o primeiro dos dois jogos da Elgon Cup, o tradicional confronto anual entre os vizinhos Quênia e Uganda. Jogando em casa com seu time B, o Quênia venceu a primeira partida por 20 x 17 e decide a taça nesse fim de semana em Uganda.
World Rugby Nations Cup – Copa das Nações – em Bucareste, Romênia
Romênia 43 x 3 Namíbia
Argentina Jaguares 15 x 6 Espanha
Classificação: 1 Romênia, 9 pontos / 2 Argentina Jaguares, 9 pts / 3 Espanha, 0 pts / 4 Namíbia, 0 pts
3ª rodada – dia 21 de junho
Argentina Jaguares x Romênia
Namíbia x Espanha
World Rugby Tbilisi Cup – Copa Tbilisi – em Tbilisi, Geórgia
Emerging Ireland 33 x 7 Uruguai
Geórgia 10 x 26 Italia Emergenti
Classificação: 1 Emerging Ireland, 10 pts / 2 Italia Emergenti, 4 pts / 3 Geórgia, 4 pts / 4 Uruguai, 0 pts
3ª rodada – dia 21 de junho
Uruguai x Italia Emergenti
Geórgia x Emerging Ireland
Crescent Cup – em Malaca, Malásia
Final: Malásia 19 x 11 Argélia
3º lugar: Cazaquistão 35 x 25 Líbano
Elgon Cup
Quênia 20 x 17 Uganda, em Nairóbi – Jogo 1