Tempo de leitura: 2 minutos

Notícias do rugby feminino!

 

IRB mira rugby de XV feminino

- Continua depois da publicidade -

O IRB discutiu nesta semana em seminário em Twickenham seu projeto de longa duração para o desenvolvimento do rugby XV feminino. Durante o evento, a entidade se focou na revisão do atual modelo de competições, considerando necessário maior intercâmbio e discussão entre as uniões nacionais, para que seja viabilizado e expandido um calendário internacional regular para o XV feminino. O IRB se comprometeu também a elevar o nível da Copa do Mundo Feminina, prometendo que o Mundial de 2014 elevará o XV feminino a um novo patamar.

 

Série Mundial de Sevens Feminina tem tudo para crescer

Mais desenvolvido está o seven-a-side feminino. Nesta sexta-feira, terá início a temporada inaugural da Série Mundial de Sevens Feminina (para mais, clique aqui). Mark Egan, diretor de desenvolvimento do IRB, categorizou a criação da Série Mundial de Sevens Feminina como “um dos mais empolgantes desenvolvimentos de nosso programa de competições”.

O objetivo do IRB é usar a temporada inaugural de quatro torneios para estudar a viabilidade de se expandir o circuito no futuro, pensando já em seis ou oito etapas. Egan disse que esse é o caminho natural da Série Mundial de Sevens Feminina, e que muitos países já se mostraram interessados em sediar futuras etapas. O diretor também destacou a separação do circuito feminino do masculino, ganhando sua própria identidade.

Para Egan, “Mais de um milhão de mulheres e meninas estão jogando rugby em 112 países pelo mundo. A Série Mundial de Sevens Feminina vai incrementar o perfil e aumentar a exposição da modalidade feminina. A visibilidade vai inspirar mulheres e meninas a praticarem o esporte”.

 

Seleções anunciam elencos para o Dubai Sevens

Ao longo dos últimos dias, as seleções que participarão da etapa de Dubai da Série Mundial de Sevens Feminina estão anunciando os seus elencos (com 12 atletas) para a competição. Confira os times já confirmados:

 

Inglaterra: Natasha Brennan, Abigail Chamberlain (c), Sarah Guest, Ruth Laybourn, Jane Leonard, Sarah McKenna, Isabelle Noel-Smith, Georgina Roberts, Leanne Riley, Emily Scott, Harriet Millar Mills, Fiona Davidson.

Nova Zelândia: Linda Itunu, Carla Hohepa, Tiana Ngawati, Lauren Burgess, Sarah Goss, Lavinia Gould, Tyla Nathan Wong, Marama Davis, Huriana Manuel (captain), Chyna Hohepa, Portia Woodman, Kayla McAlister.

Austrália: Rebecca Tavo (c), Sharni Williams, Shontelle Stowers , Alex Sulusi, Nikki Etheridge, Jess Palmer, Tricia Brown, Gemma Etheridge, Katrina Barker, Cobie-Jane Morgan, Emilee cherry, Maddie Elliot.

Estados Unidos: Vanesha McGee (c), Deven Owsiany, Katie Dowty, Jillion Potter, Bui Baravilala, Kelly Griffin, Nathalie Marchino, Emilie Bydwell, Christy Ringgenberg, Victoria Folayan, Lauren Doyle, Christina Mastrangelo.

África do Sul: Yolanda Meiring, Mandisa Williams, Nwabisa Ngxatu, Ziyanda Tywaleni, Nosiphiwo Goda, Fundiswa Plaatjie, Zenay Jordaan, Phumeza Gadu, Natasha Hofmeester, Bella Benele Makwezela, Zimkitha Tsilana, Mathrin Simmers.

 

Fonte: IRB