Tempo de leitura: 3 minutos

6Nations2015 Wales x England

Em um jogo histórico, Inglaterra vira pra cima de Gales em pleno Millenium Stadium e vence a primeira partida do Six Nations de 2015, ano de Copa do Mundo. Com tries de Anthony Watson e Jonathan Joseph e a bela atuação de George Ford e Luther Burrell, a Inglaterra mostrou que tem um elenco amplo e forte para a competição e para a Copa do Mundo.

 O jogo iniciou com pressão total de Gales. Jogando em casa diante de sua torcida que se animou com um penal convertido por Leigh Halfpenny logo no minuto inicial do jogo e um try anotado pelo ágil Rhys Webb e convertido por Halfpenny, deixando o placar em 10 x 0 já aos 5 minutos de jogo.

- Continua depois da publicidade -

Mas a Inglaterra equilibrou o jogo e aos 14 minutos, em uma bela jogada em que Mike Brown recuperou uma bola quase perdida, Watson adentrou o ingoal e anotou o primeiro try do English Team. George Ford não converteu, chutando a bola no poste. Neste momento, Gales vencia por 10 x 5.

O jogo seguiu equilibrado e as disputas no pack de forwards foram inevitáveis e as ações defensivas das equipes nos rucks e contra-rucks eram intensas, resultando em choques que machucaram alguns jogadores que precisaram sair em substituições por sangramento como Dan Biggar e George North.

Nestes confrontos intensos, aos 20 minutos surgiu nova oportunidade para Gales, um penal que Halfpenny converteu ampliando a vantagem para 13 x 5. Vantagem que só foi diminuida em outro penal que Ford converteu para a Inglaterra aos 30 minutos. Placar parcial era 13 x 8 para Gales. Gales que não deixou a frente do placar até o fim da primeira etapa, que terminou com um belo drop-goal de Dan Biggar. Placar do primeiro tempo: Gales 16 x 8.

 A segunda etapa começou diferente. A inglaterra pressionou desde o início e logo aos 3 minutos, em uma jogada com uma finta de Jonathan Joseph que deixou dois jogadores marcando um possível offload, saiu o segundo try da Inglaterra que, desta vez, Ford converteu. A Inglaterra se aproximava no marcador, Gales 16 x 15. O equilibrio continuava a marcar o jogo e em um penal cometido por Cuthbert a 5 metros do ingoal, Ford converteu e virou o placar a favor da Inglaterra. Inglaterra 18 x 16.

Daí então, até o fim do jogo, o domínio inglês não mais deixou que os galeses virassem o jogo e tampouco que pontuassem em toda a segunda etapa. E, para encerrar a partida, um penal aos 38 minutos convertido por Ford deu os números finais da partida. 

O jogo foi uma demonstração de que o time de Stuart Lancaster está no caminho certo com a disciplina tática e a força de quem sediará a Copa do Mundo neste ano.

 gales  16 x 21  inglaterra

País de Gales 16 x 21 Inglaterra, em Cardiff 

Árbitro: Jérôme Garcès (França)

País de Gales

Try: Webb
Conversão: Halfpenny
Penais: Halfpenny (2)
Drop Goal: Biggar

15 Leigh Halfpenny, 14 Alex Cuthbert, 13 Jonathan Davies, 12 Jamie Roberts, 11 George North, 10 Dan Biggar, 9 Rhys Webb, 8 Taulupe Faletau, 7 Sam Warburton (c), 6 Dan Lydiate, 5 Alun-Wyn Jones, 4 Jake Ball, 3 Samson Lee, 2 Richard Hibbard, 1 Gethin Jenkins.

Suplentes:16 Scott Baldwin, 17 Paul James, 18 Aaron Jarvis, 19 Luke Charteris, 20 Justin Tipuric, 21 Mike Phillips, 22 Rhys Priestland, 23 Liam Williams.

Inglaterra

Tries: Watson, Joseph
Conversão: Ford
Penais: Ford (3)

15 Mike Brown, 14 Anthony Watson, 13 Jonathan Joseph, 12 Luther Burrell, 11 Jonny May, 10 George Ford, 9 Ben Youngs, 8 Billy Vunipola, 7 Chris Robshaw (c), 6 James Haskell, 5 George Kruis, 4 Dave Attwood, 3 Dan Cole, 2 Dylan Hartley, 1 Joe Marler.

Suplentes:16 Tom Youngs, 17 Mako Vunipola, 18 Kieran Brookes, 19 Nick Easter, 20 Tom Croft, 21 Richard Wigglesworth, 22 Danny Cipriani, 23 Billy Twelvetrees.