Tempo de leitura: 14 minutos
Nesse fim de semana, a cidade de Lyon, na França, recebeu a primeira etapa do Grand Prix Europeu de Sevens Masculino, que teve como campeã a seleção da Inglaterra. Os ingleses faturaram a etapa inaugural do circuito, que ainda terá mais uma etapa, em Bucareste, na Romênia, nos dias 21 e 22 de setembro.
No primeiro dia de jogos, os ingleses foram derrotados pelos galeses, que terminaram na primeira posição do Grupo A. Na briga pela classificação, os ingleses deixaram para trás os espanhóis e os surpreendentes romenos, que se mostraram os melhores concorrentes, enquanto Ucrânia e Geórgia terminaram nas duas últimas posições. Já no Grupo B, franceses e russos falaram mais alto, garantindo a classificação às semifinais e deixando para trás escoceses e portugueses. A grande decepção foi a Itália, que terminou na última posição, atrás mesmo da Alemanha.
Já no segundo dia, a Inglaterra se recuperou e conseguiu grande vitória por 21 x 7 sobre a anfitriã França, garantindo vaga na decisão contra a Rússia, que se superou e passou por Gales na semifinal, vencendo o oponente por 14 x 12. Na final, a Inglaterra falou mais alto e se impôs por 33 x 5, garantindo o título.
Níger conquista a quarta divisão africana
Na segunda-feira, o dia foi de rugby XV na África, com a rodada final da 2ª Divisão Oeste da Copa da África, a quarta divisão do continente africano. Na decisão do título, Níger, que jogava em casa, superou Mali em duelo de vizinha sahelianos e garantiu a taça. Sofridos 17 x 14 para os Zebus, que deverão disputar a 1ª Divisão C (terceira divisão) da Copa da África ainda neste ano. Gana, Burkina Faso, Benin e Togo também jogaram, mas os resultados ainda não foram divulgados.
2ª Divisão Oeste da Copa da África – 4ª divisão da África – em Niamei, Níger
Final: Níger 17 x 14 Mali
NÍGER CAMPEÃO