Tempo de leitura: 5 minutos
ARTIGO COM VÍDEOS – Pelo segundo ano seguido o Rugby League australiano tem um campeão inédito! Se no ano passado o North Queensland Cowboys quebrou o jejum e foi campeão pela primeira vez da NRL, em 2016 o que era improvável há poucas temporadas se tornou real. O pequeno Cronulla Sharks, único dos nove clubes de Sydney (ou doze, contando Tigers e Magpies antes da fusão e os finados Bears e Jets) que jamais havia sido campeão da NRL, se ergueu e levou sua torcida ao delírio ao derrotar neste domingo o poderoso Melbourne Storm e erguer pela primeira vez em sua história a taça de melhor time da Austrália.
Foi com o ANZ Stadium de Sydney lotado que a promessa do grande capitão Paul Gallen foi cumprida. E foi com muito drama. James Maloney abriu o placar para Cronulla aos 8′ com penal e o primeiro try saiu logo aos 15′, com Gallen servindo Ben Barba com um passe para dentro, deixando o veloz fullback (que renasceu na carreira em 2016) em posição de arrancar entre a defesa roxa e fazer o try inaugural dos Sharks. O jogo endureceu e o placar não e alterou até o intervalo, com 8 x 0 para os azuis.
No segundo tempo, quem começou dando as cartas foi Melbourne, com Jesse Bromwich rompendo a defesa do sul de Sydney para cravar o primeiro try do Storm na força. E a virada não tardou, premiando certo domínio roxo. Aos 64′, Will Chambers recebeu na ponta, bailou na frente da defesa e achou o espaço para correr para o segundo try do Storm, fazendo 12 x 8. Mas, os Sharks cresceram e, aos 69′, o ídolo Andrew Fifita rompeu a defesa no impacto e apoiou a bola na linha para fazer explodir o estádio, virando o marcador novamente para Cronulla. 14 x 12. Os 10 minutos finais foram dramáticos, com Melbourne com a bola, parando na forte defesa de Cronulla. 14 x 12 e fim de papo. A torcida mais sofrida de Sydney finalmente comemorou o título da NRL.
O título veio após a AFL, o campeonato de futebol australiano, também ver a torcida mais sofrida de Melbourne, a do Western Bulldogs, conquistar seu primeiro título em 62 anos, nesse sábado, vencendo o Sydney Swans.
Agora, somente o New Zealand Warriors e o Gold Coast Titans jamais foram campeões da NRL.
NRL – Campeonato Australiano de Rugby League
FINAL
Cronulla Sharks 14 x 12 Melbourne Storm, em Sydney
Lista de campeões da NRL/ARL/SL/NSWRL (desde 1908)
1 – South Sydney Rabbitohs – 21 títulos
2 – St. George Illawara Dragons – 16 títulos
Wests Tigers (incluindo Balmain Tigers e Western Magpies) – 16 títulos
4 – Sydney Roosters – 13 títulos
5 – Canterbury Bulldogs – 8 títulos
Manly Sea Eagles – 8 títulos
7 – Brisbane Broncos – 6 títulos
8 – Parramatta Eels – 4 títulos
9 – Canberra Raiders – 3 títulos
Newtown Jets – 3 títulos
11 – Melbourne Storm – 2 títulos
Newcastle Knights – 2 títulos
North Sydney Bears – 2 títulos
Penrith Panthers – 2 títulos
15 – Cronulla Sharks – 1 título
North Queensland Cowboys – 1 título
Itálico – não disputam mais a liga
Illawara Cutters campeão também
Antes da grande final entre Shark e Storm pela NRL, o ANZ Stadium também recebeu a grande final do State Championship, a segunda divisão nacional, a partida que opõe o campeão da NSW Cup, a liga estadual de Nova Gales do Sul, e a Queensland Cup, a liga estadual de Queensland. E quem falou mais alto foi o Illawarra Cutters, de Wollongong, que superou na decisão o Burleigh Bears, de Gold Coast, por 54 x 10.
Warrington e Wigan farão a final na Inglaterra
Na Super League inglesa, o final de semana foi também de decisão, com as semifinais da competição ganhando a cena. No primeiro jogo das decisões, o Warrington Wolves derrotou o St. Helens Saints, em choque do Merseyside, por 18 x 10, enquanto o Wigan Warriors deu o troco no Hull FC pela derrota na final da Challenge Cup e garantiu sua vaga na final da Super League fazendo 28 x 18 no oponente. A final será no Old Trafford Stadium, em Manchester, no próximo sábado. Wigan é o maior campeão do país e venceu o título pela última vez em 2013, ao passo que o Warrington Wolves não é campeão desde 1955.
No sábado, a liga ainda viveu a definição do rebaixamento, no chamado Million Pound Game, com um jogo épico entre Hul Kingston Rovers e Salford Red Devils. Os Rovers venciam o jogo por 18 x 10 até os instantes finais, quando os Red Devils fizeram dois tries milagrosos, aos 77′ e aos 80′, mas perderam a conversão da vitória. O jogo foi para a prorrogação e Salford chutou o drop goal da vitória, rebaixando o Hull KR ao RFL Championship, a segunda divisão.
No Championship, o Leigh Centurions já havia garantido sua promoção à Super League. Enquanto isso, na League One, a terceira divisão, Rochdale Hornets e os franceses do Toulouse Olympique foram promovidos ao Championship, o que significa que a segunda divisão inglesa também contará com um clube francês, a exemplo da Super League, que conta com o Catalans Dragons de Perpignan.
Super League XXI – Campeonato Inglês de Rugby League
Semifinais
Warrington Wolves 18 x 10 St. Helens Saints
Wigan Warriors 28 X 18 Hull FC
Final – dia 08 de novembro
Warrington Wolves x Wiga Warriors, em Manchester
Playoff de Promoção/Rebaixamento
Hull Kingston Rovers 18 x 19 Salford Red Devils