Tempo de leitura: 2 minutos
Nesse sábado, o Nacional de Clubes da Argentina chegou ao fim, com a grande final sendo disputada no campo do Newman, em Benavidez, com o dérbi da Grande Buenos Aires entre o time da casa e o Hindú. E foi a equipe de Don Torcuato, o campeoníssimo Hindú Club, a grande vencedora do ao bater o Newman por 27 a 25, garantindo seu sexto título nacional.
O Hindú começou avassalador fazendo seu primeiro try a 1′, com o asa Lautaro Bávaro. A resposta foi rápida do time dos irmãos Contepomi, com penal certeiro de Gonzalo Taboada e try do asa Carlos Uranga. Taboada ainda chutaria novo penal para o Newman antes do intervalo, mas com tries de Bautista Álvarez e Sebastián Cancelliere o Hindú foi ao intervalo vencendo por 18 x 16.
Os tries cessaram na segunda etapa, com a intensidade da pressão dos packs aumentando. O resultado foi uma verdadeira batalha de penais entre Taboada e Escobio, que foi decidida apenas com o tempo regulamentar esgotado, e não foi por nenhum dos dois. A vantagem era do Newman nos segundos derradeiros, mas a posse final foi do Hindú e Joaquín Díaz Bonilla foi o herói do time de Don Torcuato, arrematando o drop goal da vitória aos 80′, para fechar o placar em 27 x 25 para o Hindú, hexacampeão nacional, negando o inédito título ao Newman.
Cardenales conquista o Torneio do Interior
Além da final do Nacional de Clubes, a Argentina viveu nesse sábado a decisão do Torneio do Interior, que corresponde à segunda divisão nacional, mas exclusiva para clubes do interior do país que não conseguiram vaga no Nacional de Clubes (isto é, sem a participação de equipes da União de Rugby de Buenos Aires). Na decisão, o Cardenales, de Tucumán, recebeu e derrotou Los Troncos, de Mendoza, e garantiu o primeiro título a nível nacional de um clube da província. 22 x 16 foi o placar que assegurou também vaga ao Cardenales no Nacional de Clubes do ano que vem (prêmio dado ao vencedor do Torneio do Interior).
ICBC Nacional de Clubes – Campeonato Argentino
Final
Newman 25 x 27 Hindú, em Benavidez
Hindú campeão!
Lista de campeões do Nacional de Clubes
1 – Hindú (URBA) – 7 títulos
2 – SIC (URBA) – 4 títulos
3 – Duendes (Rosario) – 3 títulos
4 – CASI (URBA) – 1 título
Jockey Club de Rosario (Rosario) – 1 título
San Cirano (URBA) – 1 título
La Tablada (Córdoba) – 1 título
Alumni (URBA) – 1 título
La Plata (URBA) – 1 título
CUBA (URBA) – 1 título
Torneio do Interior – 2ª Divisão da Argentina (apenas clubes do Interior)
Final
Cardenales 22 x 16 Los Troncos, em Tucumán